Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 23, 2019

O causo do vigário

Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Pedro e Catarina estavam casados há 12 anos. Formavam um casal exemplar. Cumpriam rigorosamente o que foi estabelecido, perante o vigário, no dia do casamento. Moravam numa cidade do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e possuíam dois filhos, Manuel e Teresa, respectivamente, com 10 e 6 anos.  Pedro entrou na política, apesar das restrições de Catarina, pois tinha receio que a sortida mercearia que eles possuíam pudesse sofrer consequências desfavoráveis e passar a dar prejuízos, até mesmo fechar as portas. No entanto, não deu ouvidos à mulher e foi vereador e depois prefeito municipal.  Os negócios, como previa a esposa, passaram a ser deficitários. Com isso, além dos graves problemas políticos, Pedro perdeu seu patrimônio. Começou a beber de forma exagerada e a frequentar “casas suspeitas”. Certo dia, ao retornar da boemia, Catarina percebeu uma mancha de batom na camisa de Pedro. Danou-se. Talvez tenha sido a primeira grande discus…

Bienal do Livro do Ceará: confira programação de hoje, sexta, 23 de agosto (23/08)

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará continua nesta sexta-feira, 23 de agosto, com programação literária gratuita ao longo de todo o dia. Com mais de 60 escritores convidados, o evento realiza mesas, lançamentos, feira de livros e outras atividades. Às 16 horas, acontece a mesa “A Voz e o Silêncio Da Cidade”, com Roberto Pompeu de Toledo e Cláudia Leitão, e mediação de Regina Ribeiro. Será no Terreiro Em Sonho, no Térreo do Centro de Eventos. Às 17 horas, o Letras de Mulher recebe Bel Santos e Vânia Vasconcelos para o bate-papo “Poesia é um direito; voz é poder”, na sala O Sal da Terra, mezanino 2. Às 19h30min, a cearense Izabel Gurgel realiza a vivência “Tempero de ideias”, no espaço A Gramática do Paladar, no Térreo. Pouco depois, às 20 horas, Mailson Furtado e Ylo Fraga apresentam a mesa “Geografia Pessoal”, no Terreiro Em Sonho, também no térreo. O dia conta com o lançamento de 12 livros, dentre eles a biografia “Raimundo Fagner - Quem Me Levará Sou Eu”, de Regina Echeve…

Festival Livro na Rua (Flir) ocupa a Rua Fernandes Tourinho, na Savassi, transformando o espaço público em local de convivência e troca de ideias

Flir busca ocupar o espaço público, incentivar a troca de ideias e fomentar a leitura. Flir busca ocupar o espaço público, incentivar a troca de ideias e fomentar a leitura. Foto (Ignácio Costa) Por Larissa Troian
Repórter Dom Total
Em sua segunda edição, o Festival Livro na Rua (Flir) ocupa a Rua Fernandes Tourinho, na Savassi, transformando o espaço público em local de convivência e troca de ideias. "A ideia é realmente celebrar o livro e fazer desses três dias uma multi-confraternização de encontro e de troca. E a rua é um espaço privilegiado para isso. Os livros têm a capacidade de promover um intercâmbio de idéias e instigar a imaginação do leitor, além de proporcionar trocas”, afirma o curador do evento José Eduardo Gonçalves.
A partir desta sexta-feira (23) até domingo (25), amantes do livro e da literatura poderão circular e ter contato com mais de 50 escritores, ilustradores, artistas gráficos, ilustradores, editores, jornalistas, estudiosos e contadores de histórias. Oito…