Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 21, 2017

CONTOS TIRADOS DE MIM

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Vivemos momentos em que a descrença no ser humano atingiu o ápice.
Vivemos uma atual crise de valores éticos e morais que nos leva ao desencanto.
Se nos sentimos assim em relação àqueles que se encontram livres e soltos, imagine então em relação aos milhares de homens e mulheres encarcerados nas prisões desumanas de nosso país.
E quando nos deparamos com as notícias e imagens aterradoras do brutal sistema penitenciário brasileiro, é inevitável pensar que o homem preso não tem jeito, que jamais sairá da prisão “ressocializado” e apto para o retorno à vida em sociedade.
Mas como a esperança nunca morre, ela logo desponta como uma luz no fim do túnel.
Foi exatamente assim que me senti quando li o livro CONTOS TIRADOS DE MIM – A LITERATURA NO CÁRCERE.
O livro em comento é uma coletânea de contos escritos por presos da comarca de Joinville, por meio de uma parceria firmada com a editora Giostri e o Juízo da Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville/SC.

INDENIZAÇÃO DE PRESOS

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro*
Recente decisão do Supremo Tribunal federal – STF, determinou que o governo do Mato Grosso do Sul tem a obrigação de indenizar em dinheiro (dois mil reais) um preso mantido em situação degradante no presídio de Corumbá, de modo a compensar o sofrimento a ele infligido. Por meio dessa decisão, os Estados – em tese - deverão indenizar os presos em seu sistema prisional, quando forem submetidos a condições precárias, maus tratos e toda espécie de violência decorrente do encarceramento inadequado. Portanto, o preso recolhido em estabelecimento superlotado, submetido a condições de encarceramento humilhantes, degradantes, vexaminosas, se recorrer à Justiça, com certeza terá ganho de causa em seu pedido indenizatório. A primeira reação é de indignação. Uma pessoa comete um crime, é condenado, vai para a prisão e ainda quer dinheiro? O Estado tem que indenizar preso, mas não tem dinheiro para saúde, educação e segurança pública? Vai ser uma farra com o dinheiro …

Tibério Azul lança "Líquido", título de seu segundo álbum e livro de poemas

Imagem
Com o lançamento de "Bandarra" (2011), seu primeiro disco solo, o pernambucano Tibério Azul começou a cavar espaço no cenário da música brasileira. Envolvido, também, por sua vocação à literatura, ele passou a preparar o segundo álbum, há três anos, e agora lança disco e livro, intitulados "Líquido ou a vida pede mais abraço que razão" e "Líquido ou o homem que nasceu amanhã", respectivamente. O repertório do disco já está disponível nas plataformas digitais. Segundo Tibério Azul, em entrevista ao Diário do Nordeste, o álbum foi finalizado primeiro que o livro, mas ele mesmo não consegue distinguir onde um começa, e o outro acaba. O músico e escritor conta que começou sua carreira pela literatura. A música veio depois, e virou profissão. No caso de "Líquido", Tibério pontua que "quando terminei o disco, fiquei com uma sensação de que não tinha escoado toda a água. Sabe quando a mulher está grávida de gêmeos, pariu um, e sabe que ainda falt…

Angelina Jolie fala pela primeira vez sobre o divórcio

Imagem
Cinco meses após se separar de Brad PittAngelina Jolie falou pela primeira vez sobre o assunto. Em entrevista para a BBC World News, ela revelou estar focada nos seis filhos e em fortalecer a união da família. "Foi um momento muito difícil", disse, visivelmente emocionada. "Muitas pessoas se encontram nessa mesma situação. Minha família inteira tem enfrentado esse momento complicado. Meu foco está nos meus filhos, nos nossos filhos. Meu foco é superar isso. Nós somos e sempre seremos uma família. Estou tentando achar uma maneira de isso nos deixar mais fortes e próximos." A atriz conversou com a emissora britânica no Camboja, para onde viajou para lançar "First They Killed My Father", filme dirigido por ela, sobre um genocídio local. Diário do Nordeste

Após sete anos, Paul McCartney e Ringo Starr se reúnem em estúdio

Imagem
Ex-integrantes do Beatles, Paul McCartney e Ringo Starr se reuniram neste domingo (19) para a gravação do último álbum de Starr. Bruce Sugar, produtor dos últimos trabalhos de Ringo, também compartilhou o encontro dos músicos no Facebook e escreveu "Dia mágico no estúdio com esses dois". Ringo também recebeu em seu estúdio o ex-baterista da banda Eagles, Joe Walsh, e o tecladista Benmont Tench. A última vez que os músicos gravaram juntos foi em 2010, para o álbum "Y Not", no qual McCartney toca o baixo na música "Peace Dream" e canta em "Walk With You". Diário do Nordeste

Com dados, youtuber questiona sexismo no Oscar

Imagem
Em toda a história da premiação, apenas uma mulher ganhou o prêmio de melhor diretora. A youtuber questiona a validade da categoria Melhor Atriz: se ela existe para que as mulheres se sintam incluídas, porque não existe a separação em outras categorias? (AFP)
O canal Bryan & Nat, que aborda temas voltados ao entretenimento fez um vídeo para falar sobre um problema no Oscar: o sexismo. Com base em dados, Nat mostrou como a academia tem preferência por premiar homens, não mulheres. 

Um dos exemplos usados pela youtuber é que nos últimos dez anos, com exceção das categorias de atuação, apenas 19% das indicadas foram mulheres. Além disso, em toda a história da premiação, em 89 anos, apenas quatro diretoras mulheres foram indicadas. Só uma ganhou até o momento. "O que é estranho, porque nos Estados Unidos metade dos formandos de faculdade de cinema são mulheres" diz Nat. 

A youtuber questiona a validade da categoria Melhor Atriz: se ela existe para que as mulheres se sintam inclu…

«Línguas estruturam identidade» dos cidadãos

Imagem
«As línguas expressam quem são as pessoas e estruturam as suas identidades e pensamentos», mostra Irina Bokova, diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), numa mensagem para o Dia Internacional da Língua Materna, assinalado esta terça-feira, 21 de fevereiro.

A responsável da agência das Nações Unidas frisa que a «educação e informação na língua materna são essenciais para melhorar a aprendizagem e desenvolver a confiança e a auto-estima», que são «alguns dos motores mais poderosos para o desenvolvimento».

Este ano, a data é dedicada à educação em várias línguas e, de acordo com a UNESCO, é também uma ocasião para mobilizar a sociedade civil em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sobretudo o ODS 4, referente à educação de qualidade para todos.
Fátima Missionária

Mulheres assumem presidência de grupos financeiros na Arábia Saudita

Imagem
Da Radio France Internationale Duas mulheres sauditas foram nomeadas para dirigir grandes instituições financeiras na Arábia Saudita, incluindo a Bolsa de Valores, o primeiro mercado financeiro árabe, apesar das restrições impostas às mulheres no regime ultraconservador do Golfo, governado por uma versão ortodoxa do Islã. A informação é da Radio France Internationale (RFI). O Samba Financial Group anunciou o nome de Rania Mahmoud Nashar como presidente do banco. Em uma notificação à Bolsa de Valores, o grupo afirma que Nashar tem experiência profissional de quase 20 anos e foi formada internamente por meio de um programa de treinamento para cargos de gestão. Mesmo se outras sauditas continuam a assumir vários cargos de responsabilidade, as contratações de duas mulheres para chefiar instituições financeiras decisivas para o mercado são raras em um país que impõe muitas restrições às mulheres. A Arábia Saudita é o único país do mundo a proibir mulheres de dirigir. Além disso, elas precisam …

Projeto Arte Suave oferece atividades gratuitas na periferia de Fortaleza

Imagem
O Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Polícia Militar do Ceará, beneficiando 90 crianças e jovens da comunidade do pau fininho com aulas gratuitas de judô e jiu-jítsuFoto: Divulgação / Projeto A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e a Polícia Militar do Ceará, em parceria com o Instituto João Carlos Paes Mendonça (JCPM) de Compromisso Social e o RioMar Fortaleza, lançam  terça-feira, dia 21 de fevereiro, o Projeto Arte Suave na comunidade do Pau Fininho, localizada no bairro Papicu. Com a presença do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa.
Marcando o momento também estarão os alunos da sede do Campo do América, a comunidade local, representantes da Polícia Militar, dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy e do Instituto JCPM. No dia, os novos alunos de 8 a 14 anos de idade receberão os kits de apoio, contendo bolsa, kimono, blusa, boné e squeze, e já iniciarão as aulas que ocorrerão nos períodos das m…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil