Postagens

Mostrando postagens de Março 1, 2019

Escritor vem a Curitiba lançar livro ‘para imperfeitos’

Imagem
“Um livro para imperfeitos”, esta é a primeira recomendação do próprio autor, Marcos DeLacumbre Holtz, que chega a Curitiba nesta quinta-feira (28), para o lançamento da obra “Um drink numa bota suja de lama”. O segundo “alerta” é: “após a leitura, lave bem as mãos”. Depois disto, o que afinal pode se esperar dessas 448 páginas de despudor renegadas por editoras em todo o Brasil? Dono de um estilo cru bastante peculiar, DeLacumbre não deve agradar multidões (nem mesmo as revisoras aceitaram assinar a ficha técnica) - e basta encará-lo para observar que isso nem de longe seria seu objetivo. Ancorado na literatura marginal como cronista e poeta há quase duas décadas, Marcos escreve sem dó. “Se eu pensar muito pra escrever, então não estarei escrevendo, mas pensando em vender – e isso é desalmado. Eu escrevo para que as pessoas sintam, e nem sempre as pessoas sentem coisas boas”, disse. “Se eu quisesse fantasiar, iria pra Disney ou pra debaixo da Torre Eiffel fotografar um casamento inf…

Brasileiros participam de festival literário nos Emirados

Imagem
A autora Wiana Aguiar fará a leitura de uma seleção dos poemas de seu livro infantil. Já Paulo Horta, professor de Literatura da Universidade NYU Abu Dhabi, discute o livro ‘Aladdin – A New Translation’.
Thais Sousa
tsousa@anba.com.br São Paulo – Neste ano, o Festival de Literatura da Emirates Airline (acima, foto do lançamento da edição de 2019) terá em sua programação dois brasileiros, como reportou o site PublishNews. A 11ª edição do festival, que acontece em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, vai do dia 1º ao dia 14 de março. Logo no primeiro dia de evento, os escritores brasileiros Wiana Aguiar e Paulo Lemos Horta participam em eventos distintos dentro do cronograma do festival. No primeiro dia de evento, Wiana Aguiar fará a leitura de uma seleção dos poemas do seu livro “Pepa & Keca – Quem viu rimas por aí?”, às 14h. A atividade faz parte dos eventos gratuitos, em um cantinho de contação de histórias, o “The Penguin Random House Story Corner”. A brasileira já foi entrevistada…

Masp recebe exposição da pintora modernista Djanira da Motta

Imagem
A mostra faz parte de um esforço para reposicioná-la no cenário artístico brasileiro do século 20, além de marcar 40 anos de sua morte.

A exposição abre o ciclo Histórias das mulheres, histórias feministas, que trará a produção de várias artistas para a programação do museu ao longo de 2019. (Reprodução/Secretaria Estadual de Cultura do RJ) Por Daniel Mello O Museu de Arte de São Paulo (Masp) recebe, a partir de hoje (1º), a exposição Djanira: a memória de seu povo, que traz trabalhos de toda a trajetória da artista, do início dos anos 1940 ao final dos anos 1970. A mostra faz parte de um esforço para reposicionar Djanira da Motta e Silva no cenário artístico brasileiro do século 20, além de marcar 40 anos de sua morte. Com pouco estudo formal em artes e um desenvolvimento principalmente autodidata, Djanira trouxe diversas influências para suas obras. “Ela vai buscar uma série de referências plásticas tanto em uma tradição mais ocidental da história da pintura, quanto na própria visuali…

Filme sobre abusos sexuais de Michael Jackson tem data de estreia no Brasil

Imagem
A primeira parte vai ao ar no dia 16 de março, às 20h; a segunda, no dia seguinte, no mesmo horário, no canal HBO e na HBO GO.

O cantor Michael Jackson em 2005. (Kevork Djansezian/ Pool/ Getty Images) O documentário Deixando Neverland (Leaving Neverland), que traz relatos de meninos abusados sexualmente por Michael Jackson, já tem data de estreia no Brasil: a primeira parte vai ao ar no dia 16 de março, às 20h; a segunda, no dia seguinte, no mesmo horário, no canal HBO e na HBO GO. Com direção de Dan Reed, a produção acompanha as histórias de "Jimmy" Safechuck e Wade Robson. Os dois, ainda crianças, aos 10 e 7 anos, respectivamente, conquistaram a amizade de Jackson e foram levados a sua propriedade em Neverland, em Santa Bárbara, na Califórnia (EUA), para viverem uma suposta mentoria artística isolados de suas famílias. Lá, onde passaram a morar, teriam sido abusados sexualmente ao longo de anos pelo rei do pop. Michael Jackson insistia para que as crianças mantivessem os ab…

Maniqueísmo

Imagem
Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
Carlito Maia, falecido em 22 de junho de 2002, foi um intelectual extremamente ativo. Publicitário digno, coerente, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, disse certa vez: “Quando a esquerda começa a contar dinheiro, converte-se em direita”. Por outro lado, sem tomarmos como regra geral, podemos dizer que quando a direita deixa de contar dinheiro vira esquerda. Essas observações mostram a importância dos aspectos monetários na formação do pensamento e das atitudes, ao longo do tempo, de boa parte da humanidade.  Estudiosos, cientistas e filósofos abordaram tal comportamento à luz de princípios políticos, éticos e morais. Assim aconteceu na antiguidade, com Sócrates, Platão e Aristóteles, na segunda metade do século XIX, com Engels, e mais recentemente com Max Weber, dentre outros. As duas frases mencionadas, apesar de aparentemente simplórias, concentram mensagens fortes no que diz respeito à conduta das pessoas. O Estado exi…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA