Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 21, 2018

Acadêmico e romancista Antônio Torres faz palestra na abertura da Flisi, em Petrópolis

O Acadêmico e romancista Antônio Torres (oitavo ocupante da Cadeira 23 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 7 de novembro de 2013), também membro honorário da Academia Petropolitana de Letras, fará, às 14h30, a palestra intitulada “O tom da palavra”, na abertura da Festa Literária da Serra Imperial, programada para os dias 21 a 23 de novembro, no cine teatro do Museu Imperial. A Flisi é uma realização do museu, unidade do Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, idealizada pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento. Fonte: ABL

Cinco jurados externos vão reforçar comitê do Nobel da Literatura até 2020

LUSA E PÚBLICO


FotoGun-Britt Sundström é um dos cinco autores que vão reforçar o Comité Nobel DR
Cinco escritores e críticos literários exteriores à instituição vão integrar, nos próximos dois anos, o comitê da Academia Sueca que elege os vencedores do Prêmio Nobel da Literatura. A decisão foi anunciada esta segunda-feira pela Academia Sueca, que vive uma crise histórica devido a um escândalo de alegadas fugas de informação e de acusações de abusos sexuais ao marido de uma congressista. O novo Comité Nobel passará a incluir – além dos académicos Per Wästberg, Horace Engdahl, Kristina Lugn, Anders Olsson e Jesper Svenbro – a escritora e tradutora Gun-Britt Sundström, cujo romance Maken (1976) é considerado um clássico da moderna literatura sueca, o poeta, tradutor e ensaísta Kristoffer Leandoer e três críticos literários: Mikaela Blomqvist, especializada em teatro, Henrik Petersen e Rebecka Ahlberg Kärde.

A medida foi tomada de forma consensual pela Fundação Nobel, que já havia sugeri…

XII edição do Encontro Mestres do Mundo tem início hoje e segue até sábado, 24, em Aquiraz

Uma verdadeira imersão na cultura popular cearense. Assim é o Encontro Mestres do Mundo, que dá início a sua décima segunda edição hoje e segue até sábado, 24, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. Nas últimas edições, o evento abraçava o município de Limoeiro de Norte e suas redondezas. Desta vez, a ideia é que o movimento esteja mais perto da Capital, alcançando um maior número de pessoas em muitas experiências. "Lembro que nunca centralizamos tudo em um só lugar. Vamos fazer ações em municípios próximos a Aquiraz, passear por toda essa região com nossos ensinamentos e história", pontua Alênio Carlos, Coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). Reunindo 69 Mestres e Mestras da cultura, onze grupos e duas coletividades - estes dois últimos reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional e do patrimônio imaterial do Ceará -, o encontro reúne em sua programação apresentações artística…

'Dias Vermelhos' pela liberdade religiosa

Novo relatório sobre liberdade religiosa no mundo alerta para a discriminação religiosa. Para chamar a atenção para a situação de cristãos perseguidos, em Veneza, a Ponte Rialto, e partes do Grande Canal e outros edifícios importantes serão iluminados em vermelho. (Reprodução/ ACN)
No dia 22 de novembro deste ano, em Roma, a Fundação Pontifícia ACN (em português Ajuda à Igreja que Sofre) publicará o seu mais recente relatório sobre “Liberdade Religiosa no Mundo”. A apresentação do relatório será acompanhada por uma série de campanhas publicitárias; reuniões de oração e conferências ao redor do mundo, programadas para ocorrer entre 22 de novembro e 4 de dezembro. Neste ano, mais uma vez, vários edifícios públicos emblemáticos serão iluminados em vermelho, a fim de chamar a atenção para a situação das pessoas que sofrem perseguição religiosa.
“A ACN tem um dever particular de defender o direito humano básico de liberdade religiosa; enquanto organização comprometida a ajudar os cristãos …

Sim, há um caminho mais inteligente e mais suave

Pare um instante e reflita no que dizem estas poucas linhas… Realmente hoje temos muita ciência, mas pouca sabedoria. O primado da técnica sobre a ética e da ciência sobre a moral não garantem a felicidade do homem moderno. Isso faz com que ele tenha medo daquilo mesmo que construiu com suas mãos e sua inteligência. Há um caminho mais suave para se viver e ser feliz. Que caminho é esse?
É por onde se observa coisas simples e naturais, medita e equilibra: ciência e fé. Por exemplo: A rua mais limpa não é aquela que se varre mais vezes, é a que se suja menos. A consciência mais tranquila não é a que se confessa muito, mas a que peca menos. Ser rico não é se matar de trabalhar, de negociar, às vezes até passando os outros para trás. Ser rico não é ter muito, é precisar de pouco. Ser culto e erudito não é apenas devorar muitos livros, mas também saber aprender com os outros. Ser saudável não é fazer muito regime e muita ginástica; é comer menos, dormir mais, se agitar pouco. Ter saúde nã…