Postagens

Mostrando postagens de Junho 19, 2017

João Batista, o glorioso

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Lembrado como uma pessoa que viveu com muita seriedade e com muito rigor, na austeridade e na penitência, João Batista é defensor da verdade e da justiça, prometendo tempos bons e o futuro tão esperado pela humanidade. Figura humana, ungida e santa, segundo o Livro Sagrado, é aquele que, ainda no seio materno, exultou com o Salvador da humanidade que estava para chegar. Seu nascimento trouxe grande alegria, não só pela esterilidade de seu pai, Zacarias, que se transformou em fecundidade, e o homem mudo passou a ser um profeta corajoso e exuberante (cf. Lc 1, 57s), mas como sinal e farol da realização das promessas redentoras, com tempos novos e messiânicos. O maior entre os nascidos de mulher ensine-nos, indignados, o valor do que é essencial à fé, diante do clamor por justiça e paz, dos empobrecidos de toda a terra.
João Batista preparou o povo para o início da missão pública de Jesus, dizendo, com todas as letras, que ele mesmo caminharia à frente do Cristo Jesu…

Palestra sobre o centenário da obra "Os Bruzundangas", do autor pré-modernista, acontece na ACL

Imagem
Uma das principais características para que uma obra ganhe status de clássica - seja em quaisquer das searas artísticas - é seu caráter atemporal. Naturalmente, isso se dá por meio de um intricado processo, que envolve, entre outras variáveis, a capacidade da mesma de dialogar com o instante contemporâneo ao qual pertence e suscitar discussões que, seja em qual período for, soem necessárias, urgentes. "Os Bruzundangas", do escritor carioca Lima Barreto (1181-1922), encaixa-se nesse perfil. O livro, concebido originalmente em 1917 - apesar de ter sido publicado postumamente, em 1923 - chega ao seu centenário de nascimento mais atual que nunca. Especialmente porque, já naquela época, foi capaz de evocar fatos e acontecimentos que, para nós, frente à nebulosa conjuntura política atual brasileira, soariam inteiramente verossímeis, quiçá realistas. É uma obra crítica que, mais que simplesmente oferecer uma boa leitura ao público, consegue levantar impressões densas e alimentar p…

Cabra clonada produzida em Fortaleza deve ajudar no combate a doença rara

Imagem
Por Tribuna Bandnews FM em Educação A cabra pode ajudar no combate a doenças raras (FOTO: Divulgação) A pesquisa da Universidade de Fortaleza (Unifor) envolveu mais de 30 pessoas, entre professores, pesquisadores, alunos de Doutorado e Mestrado. A Gluca foi a primeira cabra clonada e transgênica da América Latina. Ela nasceu em 2014. As proteínas, produzidas pelas cabras clonadas, vão combater vários vírus e bactérias, como explica um dos pesquisadores e professor da Unifor, Caio Tavares. “A gente tem no grupo nascidos três modelos, ou seja, três cabras diferentes para produzir três proteínas diferentes”, explica, em entrevista à Rádio Tribuna BandNews FM, na série de reportagens: Pesquisas Científicas.  Com o estudo vai ser possível produzir anticorpos contra o câncer, que serão desenvolvidos através do leite desses animais geneticamente modificados. Depois da clonagem, os pesquisadores induzem a lactação das cabras. Agora eles trabalham para purificar a enzima. “Mais especificament…

Fundação Clóvis Salgado dá continuidade à série Dança ao Meio-Dia

Imagem
A apresentação ocorre na terça-feira, 20 de junho, às 12h, no Grande Teatro do Palácio das Artes. A CDPA leva para o palco o espetáculo Nuvens de Barro, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. (Divulgação)
Em iniciativa voltada para a formação de público e difusão da cultura em Minas Gerais, a Fundação Clóvis Salgado dá continuidade à série Dança ao Meio-Dia, projeto em que a Cia. de Dança Palácio das Artes se apresenta no Grande Teatro no horário do almoço. Dessa vez, a CDPA leva para o palco o espetáculo Nuvens de Barro, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A direção coreográfica é de Fernando Martins e a direção cênica de Joaquim Elias.
Nesse trabalho, a Cia de Dança mergulha no universo lírico e brejeiro do Poeta do Pantanal para descobrir, inventar e reinventar a delicadeza, a simplicidade e o realismo fantástico, sempre presentes nos versos de um dos maiores representantes do período pós-moderno da literatura brasileira.
Em conformidade com o universo de Manoel de B…

Em 2016, 65,6 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar, aponta Acnur

Imagem
Novo relatório da agência da ONU para refugiados foi divulgado hoje; número de refugiados é o mais alto de todos os temposAcnur Número de refugiados é o mais alto de todos os tempos / Foto: Reprodução Reuters Em todo o mundo, o deslocamento forçado causado por guerras, violência e perseguições atingiram em 2016 o número mais alto já registrado, segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 19, pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur).  A nova edição do relatório “Tendências Globais”, o maior levantamento da organização em matéria de deslocamento, revela que ao final de 2016 havia cerca de 65,6 milhões de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por diferentes tipos de conflitos – mais de 300 mil em relação ao ano anterior. Esse total representa um vasto número de pessoas que precisam de proteção no mundo inteiro. Refugiados O número de 65,6 milhões abrange três importantes componentes. O primeiro é o número de refugiados, que ao alcançar a marca de 22,5 milhões tornou-se…

Incríveis igrejas e rochas

Imagem
Sobre rochas, ou dentro, ou debaixo... 11 imagens de templos e mosteiros italianos simplesmente fascinantes! Desde o princípio do cristianismo, capelas, mosteiros, ermidas e igrejas foram talhadas ou incrustadas em rochas vertiginosas – ou mesmo dentro das próprias rochas, fascinando tanto os fiéis quanto os curiosos. Fique de boca aberta com estas 11 imagens de igrejas, templos e mosteiros da Itália construídos sobre rochas – ou dentro delas, ou debaixo delas… A Sacra de São Miguel, ícone da região italiana do Piemonte, se eleva em frente ao Vale de Susa. SAIBA MAIS sobre a misteriosa linha reta que une 7 santuários dedicados a São Miguel: mera coincidência?
Santuário de Nossa Senhora da Coroa. Spiazzi, Verona, Vêneto, Itália.
Mosteiro de São Bento, Subiaco, Lazio, Italia.
Igreja de Santa Maria de Idris, em Matera, Basilicata, Itália.
Mosteiro de Santa Caterina del Sasso (Santa Catarina da Rocha), Varese, Itália.
Mosteiro de Santa Caterina del Sasso (Santa Catarina da Rocha), Varese, Itál…

Bibi Ferreira é a entrevistada de hoje no Conversa com Roseann Kennedy

Imagem
Da Agência Brasil Com 95 anos de idade e 76 de carreira, Bibi Ferreira revela uma grande disposição quando sobe aos palcos. Uma das divas do teatro brasileiro, Bibi promove uma verdadeira sintonia entre o palco e a plateia e mostra grande versatilidade em seus espetáculos. Ela é a entrevistada de hoje (19) do programa Conversa com Roseann Kennedy, da TV Brasil, que vai ao ar às 21h30. A atriz, produtora, cantora e diretora fala dos segredos de sua longevidade, de seus sucessos e dos amigos de vida e carreira que viraram sua verdadeira família. Atualmente, Bibi realiza dois shows: Bibi canta Sinatra, interpretando o repertório de Frank Sinatra; e 4X Bibi, com músicas de Edith Piaf, Amália Rodrigues, Carlos Gardel e Frank Sinatra. Sobre a escolha de seu repertório, em quatro idiomas - inglês, francês, português e espanhol, Bibi diz que o público vem sempre em primeiro lugar. “Eu nunca penso no que eu quero, no que eu gosto, eu tenho que pensar sempre em relação à plateia. A plateia é a …

Mais Visitadas

MEU PROFESSOR: MEU SUPER-HERÓI

Morre, aos 92 anos, a escritora Zibia Gasparetto

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não