Projeto de compartilhamento de livros fez 2 mil empréstimos em 1 ano de atividade

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (UFC) comemorou em junho o primeiro ano da ação Livros Livres, projeto lançado na Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra ,que consiste em um espaço para compartilhamento de livros sem a necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou multas.
Este ano, a ação ganhou mais três pontos: a Biblioteca de Ciências da Saúde, a Central de Atendimento ao Servidor e o Campus da UFC em Russas, que disponibilizam em seus espaços estantes com livros livres. Mas para que  a ação continue tendo êxito, os espaços precisam arrecadar mais livros, que podem ser doados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Neste primeiro ano, a ação compartilhou 2.114 livros. Entre os beneficiados estão estudantes, servidores e terceirizados da UFC e a comunidade externa, pessoas que utilizam a biblioteca para estudo e pesquisa e moradores do entorno.
Segundo a bibliotecária Ana Cristina Melo, uma das participantes do projeto, a iniciativa surgiu como forma de suprir a necessidade de leitura da comunidade local.
“Todo bibliotecário sempre trabalha com o incentivo a leitura. E a gente notou que muitas pessoas que não são da biblioteca frequentavam o local para ler, mas não podiam levar para casa por conta do cadastro. Elas são pessoas da comunidade próxima. Então a ação surgiu nesse sentido de suprir essa necessidade”.
Confira abaixo os locais da ação Livros Livres:
Biblioteca Central do Campus do Pici
Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, s/n
Fone: 85 3366 9515

Biblioteca de Ciências da Saúde
Rua: Alexandre Baraúna, 1019, Rodolfo Teófilo – Campus do Porangabuçu
Fone: 85 3366 8025

Central de Atendimento ao Servidor
Rua: Paulino Nogueira, 315, Bloco I, Térreo – Campus do Benfica
Fone: 85 3366 7579

Campus da UFC em Russas
Rua Felipe Santiago, 411 – Cidade Universitária
Fone: 88 3411 6686

Tribuna do Ceará

Comentários

Mais Visitadas

Dentro da rotina das redes sociais, mulheres dividem as dificuldades e os pontos positivos de expor a maternidade

A Palavra Não

LAMENTAÇÕES DE UM LÁPIS

Livros com temática de direitos humanos são vandalizados na UnB