Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 24, 2018

Memórias da Resistência na Ditadura

por Paulo Pontes Foto: Arquivo pessoal CHEGADA                                            De camisa de malha, mangas longas, coincidindo com as cores do Bahia, cheguei a Salvador no sábado de carnaval de 1970, na antiga rodoviária perto das Sete Portas. Às 16h, em frente ao Elevador Lacerda, deveria me dirigir a um cidadão de chapéu de palha e dizer uma senha, que obteria uma contrassenha. Fui andando, carreguei minha bagagem durante todo o percurso até a Ladeira da Praça. Apenas as roupas e nenhum livro. Iria encontrar um desconhecido, de chapéu de palha. Me preparei para ficar perdido. Durante todo o percurso a pé, fui saudado por muitos indivíduos de chapéu de palha: “e ai baêeea?”,  que só depois vim compreender ser uma saudação pelas cores da minha camisa. Tomei a primeira cerveja na Bahia, para fazer hora, em um boteco nas proximidades do Corpo de Bombeiros e subi a Ladeira da Praça para o encontro.

Muitos mascarados com a vestimenta típica da época (mortalha) continuavam me recep…

Museu Nacional estuda expor permanentemente acervo na Quinta

Quinta da Boa Vista, que é o antigo jardim da família imperial, tornou-se uma área de lazer administrada pelo município do Rio de Janeiro. O diretor do museu, Alexander Kellner, explicou, no entanto, que ainda é preciso planejar como seria possível colocar a ideia em prática. (Riotur/Divulgação)
Após movimentar centenas de pessoas neste fim de semana em um festival na Quinta da Boa Vista, parque da zona norte do Rio de Janeiro, a direção do Museu Nacional estuda formas de criar uma exposição externa permanente no parque. O museu sofreu um incêndio trágico no último dia 2 e perdeu uma parte expressiva de seu acervo, que incluía peças históricas insubstituíveis e importantes objetos de pesquisa de diversas áreas de conhecimento.
O diretor do museu, Alexander Kellner, explicou, no entanto, que ainda é preciso planejar como seria possível colocar a ideia em prática. “A gente só não sabe ainda como fazer, porque isso vai requerer autorizações, um investimento maior. Mas a gente quer algo a…

Algumas dicas de etiqueta online

Diga-me o que e como você escreve e eu lhe direi quem você é Se entendêssemos todas as mensagens escondidas que enviamos pelo modo como escrevemos, pensaríamos duas vezes antes de clicar “Enviar”. Sem mencionar quando expressamos uma opinião sobre um artigo quando lemos apenas o título. Com rapidez e facilidade, fazemos julgamentos imprudentes e críticas destrutivas sobre tópicos que somos muito precipitados ​​para entender corretamente. É particularmente no mundo das redes sociais que vemos tantos desses comportamentos. Eu vou compartilhar algumas que eu observei e que me fazem refletir sobre como eu posso melhorar a mim mesma como pessoa. Escrita Se há uma coisa que faz arrepiar é a ortografia e a gramática descuidadas. Sério; é um ataque à inteligência do leitor. Uma pessoa que não segue regras básicas de ortografia e gramática dificilmente obedecerá a regras de maior peso. Quando você e eu nos esforçamos para cuidar bem da maneira como juntamos nossas palavras, enviamos uma mensag…