Postagens

Mostrando postagens de Junho 2, 2016

MEIO AMBIENTE E JUSTIÇA SOCIAL

Imagem
domtotal.com O ambiente natural e o vasto mundo dos excluídos sãos dois setores intimamente ligados". Que a Semana Mundial do Meio Ambiente seja muito educativa para todos os cidadãos e cidadãs.
Por Dom Reginaldo Andrietta*

A Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada este ano de 30 de maio a 5 de junho, é muito oportuna para refletirmos sobre as sábias palavras do Papa Francisco em sua Encíclica “Laudato Si”, de maio do ano passado, e em seu pronunciamento na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em setembro do mesmo ano. Em ambas, ele associa questão ambiental e problemática da pobreza.
“Não podemos deixar de reconhecer que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem social, que deve integrar a justiça nos debates sobre o meio ambiente, para ouvir tanto o clamor da terra como o clamor dos pobres”. O Papa assim se expressa nessa Encíclica e reafirma essa ideia na Assembleia da ONU, dizendo que no panorama mundial há amplos setores sem proteção, vítimas …

PAPA DESAFIA PADRES A UMA «MISERICÓRDIA DINÂMICA» NO MUNDO

Imagem
Agência Ecclesia 02 de Junho de 2016, às 12:46       
Francisco preside até sexta-feira ao Jubileu dos Sacerdotes Cidade do Vaticano, 02 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa iniciou hoje no Vaticano o Jubileu dos Sacerdotes desafiando-os à vivência de “uma misericórdia dinâmica que impele a agir no mundo”.
Durante a primeira sessão de exercícios espirituais para padres e seminaristas, inserida no Jubileu dos Sacerdotes, Francisco recordou que “nada une mais a Deus do que um ato de misericórdia” e que sem esta “tensão fecunda” a missão de todo e qualquer consagrado perde o seu sentido.
“Sem a misericórdia ou nos cremos justos como os fariseus ou nos afastamos como aqueles que não se sentem dignos. Nos dois casos, o nosso coração se endurece”, alertou o Papa argentino.
Na sua reflexão esta manhã, na Basílica Papa de São João de Latrão, Francisco sustentou ainda que “praticar a misericórdia faz experimentar a liberdade” e mais do que isso “a liberdade de Deus”.
Só quem a vive e a compreende ver…

SUÉCIA: PAPA VAI VISITAR PAÍS NÓRDICO NO CONTEXTO DOS 500 ANOS DA REFORMA

Imagem
Agência Ecclesia 02 de Junho de 2016, às 13:19       A. Younan e o reverendo Martin Junge Foto: DR - Papa Francisco com o bispo Munib A. Younan e o reverendo Martin Junge Entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro
Cidade do Vaticano, 02 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa vai deslocar-se à Suécia entre os dias 31 de outubro e 1 de novembro para participar na comemoração ecuménica dos 500 anos da Reforma, nas cidades de Lund e Malmö.
A informação foi avançada hoje pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, acrescentando que “o programa completo da viagem será publicado em breve e incluirá uma celebração eucarística com a comunidade católica, na manhã de dia 1 de novembro”.
“A cerimónia ecuménica dos 500 anos da Reforma”, no dia 31 de outubro para católicos e luteranos, tem como objetivo celebrar “os dons da Reforma, e pedir perdão pela divisão perpetuada pelos cristãos das duas tradições”.
Vai ter lugar em dois momentos: primeiramente com uma oração conjunta “na…

CHURCHPOP AGORA É PARTE DA FAMÍLIA EWTN

Imagem
Brantly Millegan, fundador do ChurchPOP, e Yhonatan Luque Reyes, editor do ChurchPOP em espanhol
REDAÇÃO CENTRAL, 02 Jun. 16 / 09:07 am (ACI).- Nesta quinta-feira, 02, o canal católico Eternal Word Television Network (EWTN) anunciou a aquisição do site ChurchPOP, uma plataforma online que apresenta informação católica divertida e inovadora sob o lema “Fazer santas todas as coisas!”
Atualmente ChurchPOP tem versões em inglês, espanhol e português.
"O conteúdo disponível nas plataformas ChurchPOP proporciona um veículo excelente para chegar às novas gerações e a outros que não poderiam ser alcançados por meios religiosos mais tradicionais", disse o Presidente e CEO do grupo EWTN, Michael Warsaw.
"Ao longo de nossa história de 35 anos, EWTN sempre esteve à vanguarda da nova evangelização, utilizando todos os meios possíveis para levar adiante a nossa missão. A adição do ChurchPOP à família EWTN nos permitirá seguir ampliando nossas audiências em todo mundo”, acrescentou.

4 DESAFIOS DA FAMÍLIA NA AMÉRICA LATINA

Imagem
Por Alvaro de Juana

ROMA, 02 Jun. 16 / 09:00 am (ACI).- Existem 4 importantes desafios em relação à família na América Latina: “a formação integral das pessoas, a educação na fé, a projeção da família à vida social e que a família defenda realmente a vida”, assegurou o sacerdote Leonidas Ortiz Losada, Secretário Geral Adjunto do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) ao Grupo ACI.
O sacerdote, em visita a Roma (Itália), recordou que “os bispos latino-americanos definiram a família como educadora da fé, formadora de pessoas e promotora do desenvolvimento”.
“Os estados ou países que protegem a família, ou seja, onde a família é o centro, onde há atenção econômica para elas, onde há uma defesa na própria legislação, onde faz parte da vida educativa e política do país, crescem e se desenvolvem de uma maneira integral, mas os países que destroem as suas famílias pouco a pouco perdem a institucionalidade”, afirmou o Pe. Ortiz.
Precisamente isto “é o que devemos trabalhar em nossos país…

ESTAS SÃO AS 12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Imagem
REDAÇÃO CENTRAL, 02 Jun. 16 / 07:30 am (ACI).- “Ao Coração de Jesus agradam muito os serviços dos pequenos e humildes de coração, e paga com bênçãos seus trabalhos”, dizia Santa Margarida Maria Alacoque, a quem Jesus revelou as promessas que realizará aos devotos de seu Sagrado Coração.
As 12 principais promessas do Sagrado Coração de Jesus são:
1. Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.
2. Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.
3. Eu os consolarei em todas as suas aflições.
4. Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte.
5. Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos.
6. Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias.
7. As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção.
8. As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição.
9. A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado …

JUBILEU DOS SACERDOTES NO ANO DA MISERICÓRDIA NO DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELA SANTIFICAÇÃO DOS SACERDOTES

Imagem

Jubileu dos Sacerdotes no Ano da Misericórdia no dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes A Arquidiocese de Fortaleza realizará no dia 3 de junho de 2016 o Jubileu dos Sacerdotes no Ano da Misericórdia no dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. A Jornada de Orações será realizada inicialmente em dois lugares: na Catedral, com os fiéis e na Cúria Metropolitana com os sacerdotes. O encerramento será na Catedral Metropolitana. Na Catedral Metropolitana de Fortaleza com os fiéis: 6h30min, Missa na Catedral presidida por Dom Rosalvo Cordeiro – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza. 7h30min às 8h30min – Adoração com o tema “A Misericórdia do Pai”. 8h30min às 9h30min – Adoração com o tema “A Misericórdia pelo Perdão”. 9h30min às 10h30min – Adoração com o tema “A Misericórdia Presente no Ministério dos Pastores”. 10h30min às 11h30min – Adoração com o tema “A Misericórdia em Maria, Modelo na Igreja”. 11h30min – Bênção do Santíssimo Sa…

TREZENA DE SANTO ANTÔNIO 2016 NA PARÓQUIA DE OTÁVIO BONFIM

Imagem
Trezena de Santo Antônio 2016 Tema: Na devoção a Santo Antônio o cuidado com a casa comum A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro Farias Brito, informa que realizará de 1º a 13 de junho de 2016 as festividades de Santo Antônio. Nesse período, diariamente, acontecerão Missa e Novena às 18h30min. Em seguida javerá uma  feirinha com comidas típicas e shows com artistas da terra. A culminância ocorrerá no dia 13 com a tradicional Procissão de Santo Antônio, às 17h00min, seguida da missa campal no pátio da Praça Farias Brito. Ao longo de 82 anos, essas festividades têm reunido milhares de pessoas que vêm prestar sua homenagem e seu louvor ao glorioso Santo.
Frei Gilmar Nascimento da Silva, ofm,  Pároco
PROGRAMAÇÃO
DATAATIVIDADES

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”