Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2019

Bienal do Livro do Ceará inicia nesta sexta abrindo espaço para vozes e resistências das juventudes

Por Diego Barbosa, 
Atividades integrantes do eixo Literatura Juventude Periferia potencializam novos olhares sobre práticas de escrita e leitura nas cartografias periféricas das cidades
Se considerarmos que a literatura é arte que não se limita somente ao papel, ao livro propriamente dito, vamos notar a ampla presença dela nas periferias das cidades desde há muito tempo. A percepção ganha contorno na fala de Talles Azigon. O mediador de leituras, editor e contador de histórias situa que, nos bairros distantes do centro, sempre se contou e escutou narrativas, o que sinaliza, portanto, um abrangente consumo das diferentes vertentes literárias, sobretudo naquela baseada na oralidade. "O acesso ao livro, contudo, é outra questão", pondera. "Não é que a gente não goste, não é que a gente não leia. Acontece que é um direito que nos é negado. Porém, nos últimos anos, devido a muitos fatores - incluindo, por exemplo, a abertura democrática ao en…

LEI DE ABUSO DE AUTORIDADE

Às pressas, em caráter de urgência, na surdina, no apagar das luzes, foi aprovado o Projeto de Lei 7596/2017, que define os crimes de Abuso de Autoridade. A vilania foi tão estupenda que a votação se deu de forma simbólica, não sendo possível saber como se posicionou cada deputado. O texto passou sem qualquer entrave, num raro, porém compreensível consenso entre 18 partidos, dentre os de direita, de esquerda, de centro-esquerda e de centro-direita. Apenas o Cidadania e o Novo votaram contra. A união faz a força, e quando se trata de garantir a impunidade para um Congresso cuja maioria responde a processo por crime de corrupção, improbidade administrativa ou outro crime que o valha, não existe esquerda nem direita. “Quem tem poder precisa responder”, diz o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Poder maior tem quem pode votar leis com o nítido propósito de se auto-blindar. Poder maior tem quem pode votar leis contra quem irá processá-los e julgá-los. Poder maior tem quem po…

Bienal do livro - As trilhas do labirinto

| Programação | A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará começa nesta sexta-feira, 16, com atividades voltadas para diferentes públicos ao longo de 10 dias
Por 


FORTALEZA, CE, BRASIL, 23-04-2017: Vista geral de visitantes na Bienal do Livro. Encerramento da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, no Centro de Eventos. (Foto: EVilázio Bezerra/O POVO)
Em Campos de Castilla (1912), o poeta espanhol Antonio Machado (1875-1939) escreveu seus versos mais consagrados: "Caminhante, são tuas pegadas o caminho e nada mais; Caminhante, não há caminho. Se faz caminho ao andar". A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará é um trajeto construído no caminhar: a abertura do evento será realizada amanhã, 16, e a programação segue até 25 de agosto — nos próximos 10 dias, múltiplos passos percorrem do Centro de Eventos do Ceará ao Sertão de Quixeramobim. O Vida&Arte apresenta, nesta edição especial, um guia de indicações para desbravar este amplo labirinto literário. C…

Centro de Mídia conta a história da Terra Santa ao mundo

Colega jornalista brasileira traz experiência vivida na Terra Santa, através do trabalho realizado em Centro de Mídia que produz conteúdos em mais de cinco diferentes línguas, incluindo o português. Silvonei José, Andressa Collet - Cidade do Vaticano Foram cerca de 4 milhões os peregrinos que passaram pela Terra Santa em 2018, segundo dados do Ministério do Turismo de Israel. Para contar a história dos lugares sagrados, o Centro de Mídia Cristão de Jerusalém agrega uma equipe atuante no local e com material disponível em sete línguas, entre elas, o português. A Terra Santa com sotaque português  A brasileira Lurdinha Nunes, da Canção Nova, faz parte do projeto que é um instrumento de comunicação a serviço da Igreja na Terra Santa. Os conteúdos cristãos, ecumênicos e inter-religiosos mostram a beleza e a riqueza do lugar através de notícias, eventos, festividades e celebrações litúrgicas. O espaço multimídia oferece material tanto para os cristãos do mundo inteiro, como aos jornalistas…