Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 12, 2018

Urna: Restos Mortais do Cardeal Aloísio Lorscheider

Imagem
Arquidiocese de Fortaleza, 12/12/2018
Urna com parte dos Restos Mortais de Dom Aloísio Lorscheider chega em Fortaleza Publicado em: 12/12/2018 | Seção: Arquidiocese, Destaques | Assunto: Dom Aloísio Lorscheider Chegou na noite de ontem, dia 11, em Fortaleza, a URNA MEMORIAL EX OSSIBUS de Dom Aloísio Lorscheider, quarto arcebispo de Fortaleza e falecido no dia 23 de dezembro de 2007.
O Monsenhor Virgínio Asencio Serpa, Vigário Geral e Moderador da Cúria, foi delegado por Dom José Antonio A. Tosi Marques para ir buscar a urna na Diocese de Lorena, São Paulo, onde o mesmo recebeu das mãos de Dom Frei João Inácio Müller, Bispo diocesano de Lorena e membro da Ordem dos Frades Menores.
Na manhã de hoje, 12, ela foi entregue ao Arcebispo na Residência Arquiepiscopal na presença de funcionários e padres, e em seguida levada em cortejo para uma sala especialmente preparada na cúria onde ficará até o próximo dia 21 para visitação.
Na Cúria aconteceu um momento de oração e, emocionados alguns fun…

HERANÇA QUE RECEBI

Imagem
Padre Gleiber Dantas de Melo*
Como cada pessoa, sou filho de muitos tempos. Se fui concebido há quarenta e um anos, minha gestação nasceu muito longe daqui. Vim do emaranhado de muitas veias, trago a marca de muitos rostos e levo comigo as cicatrizes de séculos. Resiste em mim a vida que meus pais retocaram e que realizo com todos os que me habitam, dentro e fora da circunscrição do meu abraço, sem os quais seria mônada anômala, eu.
Da mesma forma que não faço ideia de quantos faço parte, também não sei de quantos sou composto. Alguém duvida que o ser é feito de todos, indistintamente? Quem é, procede do todo que a todos fez e que para todos existe. Essa seletividade discriminatória que nos ridiculariza agora também nos excluirá da unidade definitiva, quando as eras forem reunidas, e princípio e fim se encontrarem. Inferno é ser desinteiro.
Agradeço, pois, a quem me fez e não me completou, mas deixou-me aberto para as inconclusões conscientes que educam e, por isso, santificam. Dessa…

Livro “Grandezas da Literatura Sul-Matogrossense” será lançado nesta quinta-feira na Capital

Imagem
O escritor Guimarães Rocha participou de um bate papo hoje (11) juntamente com o jornalista João Flores no programa Giro Estadual de Notícias. Ele falou do lançamento do seu 23º livro, “Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense”. Em seus 40 anos, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, pela primeira vez, é contemplada com uma obra que enfoca o trabalho de grande parte dos acadêmicos deste grupo. Vinte e três escritores e poetas em memória, e trinta e três que estão na ativa são homenageados no livro Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense. O livro será lançado no dia 13 dezembro às 19h30 na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, na rua 14 de julho, 4653. Rocha traça, na obra, o perfil dos escritores, poetas, ensaístas e historiadores de Mato Grosso do Sul, analisando as características regionais, sendo considerado, por entusiastas da literatura regional, como "um roteiro seguro para o estudo e conhecimento dessa arte primeira", diz Guimarães Rocha. Fonte: http://www.ac…

Biblioteca divulga vencedores do Prêmio Paraná de Literatura

Imagem
A Biblioteca Pública do Paraná divulgou nesta quarta-feira (12) os títulos dos livros vencedores do Prêmio Paraná de Literatura 2018. Em sua quinta edição, o concurso da Secretaria da Cultura do Estado selecionou obras inéditas, de autores de todo o País, em três categorias que homenageiam figuras importantes da literatura paranaense. O júri apontou Kzar Alexander, o Louco de Pelotas, de Lourenço Cazarré (DF), como o melhor romance (prêmio Manoel Carlos Karam). Todos Esse Amor que Inventamos para Nós, de Raimundo Neto (SP), venceu a categoria contos (prêmio Newton Sampaio). E Lição da Matéria, de Daniel Arelli (MG), foi o destaque entre as obras de poesia (prêmio Helena Kolody). COMISSÃO - Cada autor receberá R$ 30 mil e terá sua obra publicada pela Biblioteca Pública, com tiragem de mil exemplares. A entrega oficial dos prêmios e o lançamento dos livros acontecem na terça-feira (18), em um evento na Biblioteca. Neste ano, a comissão julgadora, formada por nove membros, avaliou 1.852…

Masp pede doações para restaurar obra icônica de Portinari

Imagem
Projeto faz parte da campanha Adote uma Obra, em que recursos arrecadados por meio de doações de imposto de renda são utilizados na preservação do acervo. Qualquer pessoa pode doar, desde que seja optante pela declaração "modelo completo" e não ultrapasse o limite global de 6% do IR devido. (Reprodução/MASP)
Enquanto a mostra de Figari revela ao público a arte do modernista uruguaio, o Masp prepara-se para restaurar este ano um dos ícones do modernismo brasileiro, a tela Retirantes, pintada por Portinari em 1944, que retrata uma família de migrantes em busca de melhores condições de vida. O projeto faz parte da campanha Adote uma Obra, em que recursos arrecadados por meio de doações de imposto de renda são utilizados na preservação do acervo do museu. A última obra restaurada este ano dentro do programa foi O Escolar (1889), do pintor holandês Van Gogh, uma das principais obras da coleção do Masp. O museu conseguiu arrecadar R$ 233 mil para a restauração da obra-prima na Hol…

Aluna do CE ganha prêmio nacional com redação sobre a importância da honestidade

Imagem
Ana Vitória de Oliveira Marques é aluna do 3º ano do ensino médio e teve sua redação premiada na 10º edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pela CGU, com o tema: Ser honesto é legal!
Foto: Colégio 7 de SetembroPara você o que é ser honesto? É fácil viver com honestidade? Um concurso realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU) foi buscar respostas com alunos de todas as regiões do país. A cearense de 17 anos, Ana Vitória de Oliveira Marquesdissertou sobre o assunto e teve sua redação premiada.
O Concurso de Desenho e Redação é realizado anualmente e busca despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país, o interesse por assuntos relacionados à ética e a cidadania por meio da reflexão e do debate desses assuntos nos ambientes educacionais, na família e na comunidade. O concurso que foi realizado durante o ano de 2018 teve como tema: ser honesto é legal! Crianças e adolescentes de todo o país participaram da disputa, qu…

Diferenças entre instrução e educação

Imagem
Carlos Delano Rebouças*

Existe uma enorme confusão quanto ao que se refere ao entendimento entre ser educado e instruído no Brasil, aliás, pelo brasileiro, que remete a diversas discussões, na busca pela sua perfeita compreensão. Muitos, na verdade, não conseguem discernir sobre o que ser educado, instruído ou as duas condições juntas, ao mesmo tempo.
Para o brasileiro, existe uma falsa compreensão de que quem possui uma formação superior é digno de ser visto como educado. Definição essa ainda presa a costumes antigos, que sustentam até hoje argumentos como: “É uma pessoa fina e educada, pois tem curso superior”.
Contudo, na prática, não é bem assim, diante de exemplos diversos de pessoas de alto nível de instrução que demonstram uma grande falta de educação no trato com as pessoas no dia a dia. Faz entender que, de fato, existe um hiato, um imenso abismo entre as duas condições humanas.
E o que nos condiciona a discernir corretamente sobre essas duas condições? E o que nos faz enten…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”