Pular para o conteúdo principal

Masp pede doações para restaurar obra icônica de Portinari

Projeto faz parte da campanha Adote uma Obra, em que recursos arrecadados por meio de doações de imposto de renda são utilizados na preservação do acervo.
Qualquer pessoa pode doar, desde que seja optante pela declaração
Qualquer pessoa pode doar, desde que seja optante pela declaração "modelo completo" e não ultrapasse o limite global de 6% do IR devido. (Reprodução/MASP)

Enquanto a mostra de Figari revela ao público a arte do modernista uruguaio, o Masp prepara-se para restaurar este ano um dos ícones do modernismo brasileiro, a tela Retirantes, pintada por Portinari em 1944, que retrata uma família de migrantes em busca de melhores condições de vida. O projeto faz parte da campanha Adote uma Obra, em que recursos arrecadados por meio de doações de imposto de renda são utilizados na preservação do acervo do museu. A última obra restaurada este ano dentro do programa foi O Escolar (1889), do pintor holandês Van Gogh, uma das principais obras da coleção do Masp. O museu conseguiu arrecadar R$ 233 mil para a restauração da obra-prima na Holanda, no museu que leva o nome do pintor.

Para doar basta acessar o site do Masp (www.masp.org.br) e clicar no botão "Quero doar", preencher o cadastro com seus dados e o valor da doação. Na sequência, o Masp enviará um e-mail com os dados bancários e, após identificado o pagamento, o museu enviará o recibo de mecenato, que deverá ser anexado à declaração do Imposto de Renda. O valor mínimo da doação é de R$ 300. Caso o contribuinte tenha imposto a ser restituído, a doação aumenta o valor da restituição.

Pessoas jurídicas também podem adotar uma obra do Masp, como garante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, porém com alíquotas de dedução diferenciadas. Qualquer pessoa pode doar, desde que seja optante pela declaração "modelo completo" e não ultrapasse o limite global de 6% do IR devido. "Os recursos obtidos através das doações via imposto de renda são fundamentais para o Masp desenvolver projetos especiais de restauro", diz o diretor artístico do museu, Adriano Pedrosa. "Em 2019, estamos planejando um projeto especial em torno de algumas pinturas de Portinari do acervo, como Retirantes e Criança Morta, ambas de 1944, duas obras icônicas da coleção", conclui Pedrosa.

O Masp, que tem cinco importantes pinturas de Van Gogh, também planeja uma grande retrospectiva do pintor holandês, que deve acontecer em 2023. A data-limite para doações é 29 de dezembro.

Agência Estado

Comentários