Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 24, 2016

O ALMOÇO

Imagem
Gonzaga Mota*
Sou muito grato ao eminente professor e intelectual Sânzio de Azevedo, por sempre fazer colocações construtivas sobre as reduzidas crônicas que escrevo, às sextas-feiras, no jornal Diário do Nordeste. Com relação à última, “O causo do comício”, agradeço as observações, bem como a sugestão dada no sentido de comentar fatos históricos acerca da redemocratização do Brasil. Digo-lhe, caro mestre, sempre que possível seguirei o seu excelente conselho, apesar de que, conforme fui informado, três pessoas estão escrevendo sobre a minha vida  e eu, particularmente, estou redigindo “História Vivida – Uma Autobiografia”. No tocante à redemocratização concentro-me no período 15.03.1983(início do meu Governo no Estado do Ceará) a 15.01.85(eleição de Tancredo Neves). Assim, em outubro de 1984, creio, o Vice-Presidente Aureliano Chaves, reuniu num almoço no Palácio Jaburu membros do PMDB(Tancredo Neves e Ulysses Guimarães) e do PDS(Marco Maciel, Jorge Bornhausen, José Sarney e Gonzaga …

O ESPOSO DA HUMANIDADE

Imagem
Padre Geovane Saraiva* A criatura humana devia sempre pensar no projeto de Deus Pai a seu respeito, no sentido de perceber que a vida é vocação, é um chamado, e que implica em uma resposta generosa, a partir de uma insondável escuta interior. É imprescindível a busca de uma resposta generosa, dia após dia, como um apelo que vai dar-lhe sentido e iluminar toda a sua existência, consciente sempre de que o chamado é pessoal, onde Deus espera ouvir um “sim”. Foi assim que Deus chamou Abraão, a ponto de submetê-lo à prova, no que ele respondeu: “Aqui estou” (cf. Gn 22, 1).
Sentimos que é necessário perceber sempre mais a força transformadora do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, no anúncio da palavra, com força e firmeza, sim, mas, acima de tudo, com gestos e sinais da própria vida, em uma criativa e alegre fidelidade, nas palavras do Papa Francisco (17.01.2016), em sua costumeira alocução precedida do Ângelus, falando de um Deus terno que desposou a humanidade: “O amor entre homem e …

LIVROS DO PADRE GEOVANE SARAIVA

Imagem
Livros - capa
Lançado no Natal de 2015/2016 A melhor e maior graça do Espírito Santo de Deus para o nosso tempo conturbado, distante do sonho de Deus-Pai, foi a chegada do Papa Francisco, homem de Deus, descomunal e atemporal, totalmente despojado e com o coração plenamente aberto aos clamores da humanidade. Homem de Deus e místico, certo na hora certa ele o é. Em um ardente desejo de colocar o futuro do mundo no bom caminho, deu-nos de presente a Encíclica Laudato Si’ (18/06/2015), no mesmo caminho perseguido pelo Salvador da humanidade, a partir da oração encarnada, na fidelidade a Jesus de Nazaré e seu Evangelho.

POVOAR DE SONHOS

Imagem
Padre Geovane Saraiva* Nosso livro Rezar com Dom Helder,  lançado há pouco, tem o objetivo de apresentar ao amigo admirador e degustador da vida do Servo de Deus e Artesão da Paz, em pensamentos, poemas, orações e fotografias, a figura daquele que foi mais servo do que príncipe, mais coração do que razão, no seu sonho de perseguir a fraternidade e a solidariedade dos filhos de Deus. Dom Helder iniciou sua vida de padre em profunda sintonia e comunhão com Jesus, Pão da Vida, Pão descido do céu, concretamente no exemplo do seu santinho da ordenação sacerdotal, em Fortaleza-CE (15/08/1931), através do qual assim se manifestou: Angelorum esca nutrivisti populum tuum – “Teu povo se alimenta do pão do céu”.
Por ser um cidadão planetário, o mundo foi seu campo de ação apostólica, vivendo-a a partir dos seus 27 anos na Cidade Maravilhosa-RJ (1936-1964). Conhecido pelo nome de Dom da Paz, viveu a ternura e a solidariedade ao lado dos irmãos empobrecidos e já em 1948, na condição de padre jovem…

PADRE CAMILO PAULETTI AGRADECE AO PE. GEOVANE SARAIVA PELO LIVRO ENVIADO

Imagem
Diretor das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil
Papa Francisco merece nossa atenção, pois nos provoca a vivermos com mais seriedade a vida e o Evangelho. Caro amigo Pe. Geovane, obrigado por nos ter enviado o livro: Francisco, o futuro do mundo - Oração e Profecia. Vamos aproveitá-lo bem. Nosso Papa Francisco merece nossa atenção, pois nos provoca a vivermos com mais seriedade a vida e o Evangelho, aproximando-nos dos mais empobrecidos. Parabéns pela tua lucidez em nos trazer essa riqueza, através do pensamento e relato escrito. Deus te abençoe em tua caminhada. Abraços! Brasília, 18/01/2016

AOS BISPOS QUE NÃO REZAM NEM ANUNCIAM O EVANGELHO

Imagem
Por Alvaro de Juana
Papa na capela da Casa Santa Marta. Foto: L'Osservatore Romano
VATICANO, 22 Jan. 16 / 10:30 am (ACI).- Se um bispo não reza nem anuncia o Evangelho e dedica o tempo a outras coisas, debilita a Igreja, afirmou o Papa Francisco durante a homilia da Missa desta sexta-feira na capela da Casa Santa Marta, ao falar acerca da missão dos bispos e a eleição que Deus fez a cada um deles.
“Os bispos são colunas da Igreja” e “nós bispos temos esta responsabilidade de ser testemunhas”, disse o Papa. Portanto, “nossa vida deve ser um verdadeiro testemunho da Ressurreição de Cristo”.
Francisco assinalou duas tarefas específicas dos bispos: a primeira é “estar com Jesus na oração”. “A primeira tarefa do bispo não é fazer planos pastorais… não, não! É rezar”.
A segunda “é ser testemunha, isto é, pregar”. “Pregar a salvação que o Senhor Jesus nos deixou”.
São “duas tarefas não fáceis, mas são propriamente essas duas tarefas que fortificam as colunas da Igreja”.
“Se esses pilares…

'JOY' CONSAGRA O CARISMA DE JENNIFER LAWRENCE

Imagem
domtotal.com Na comédia, ela está novamente indicada ao Oscar, interpretando Joy Mangano. Filme marca o reencontro do trio de atores Lawrence, De Niro e Cooper com o diretor e roteirista David O. Russell. Por Neusa Barbosa
Dentro e fora das telas, a jovem estrela Jennifer Lawrence tornou-se um símbolo de um novo feminismo, de um renovado empoderamento feminino. Uma das mais decididas porta-vozes pela igualdade de salários entre homens e mulheres em Hollywood, no cinema ela tem vivido heroínas, como na saga 'Jogos Vorazes', e agora, uma mulher comum que se torna empresária em 'Joy: o Nome do Sucesso'. O filme marca o reencontro do trio de atores Jennifer Lawrence, Robert De Niro e Bradley Cooper com o diretor e roteirista David O. Russell, que trabalharam juntos em 'O Lado Bom da Vida', que deu o Oscar de melhor atriz a Jennifer em 2013. Em 'Joy...', ela está novamente indicada ao Oscar, interpretando Joy Mangano, jovem divorciada de New Jersey, mãe de doi…

NÃO É O PLANETA QUE ESTÁ EM JOGO

Imagem
domtotal.com O que está em risco, devido às mudanças climáticas, é o futuro da espécie humana. Saúde do planeta não pode ser mensurada se não nos questionarmos qual é o estado da comunidade humana. Por Carlo Petrini*
Como está a saúde do planeta? Essa pergunta certamente não é fácil de responder, acima de tudo porque depende de uma infinidade de aspectos e fatores que não são simples de se avaliar sob um mesmo ponto de vista. Questionar-se sobre qual é a qualidade no nosso lar comum, todavia, não é somente um dever como habitantes, mas uma necessidade cada vez mais urgente dado que, evidentemente, do estado em que se encontra nosso planeta dependem todas as nossas possibilidades de sobrevivência como espécie humana. Talvez aqui esteja o primeiro ponto de reflexão: o que está em risco, devido às mudanças climáticas, a destruição dos recursos naturais, a utilização desenfreada do ambiente para fins produtivos e erosão dos frágeis habitats devido à pressão demográfica, não é o planeta e si…

O DISCURSO-PROGRAMA DE JESUS EM NAZARÉ

Imagem
domtotal.com Neste domingo e no próximo, situemo-nos na sinagoga de Nazaré, a cidade em que Jesus cresceu. A partir de hoje, deixemo-nos guiar por Lucas o evangelista deste Ano C. Por Marcel Domergue* Referências Bíblicas: 1ª leitura: "Todo o povo escutava com atenção a leitura da Lei" (Neemias 8,2-6.8-10)
Salmo: Sl 18B(19) - R/ Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!
2ª leitura: "Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo" (1 Coríntios 12,12-30 ou 12,12-14.27)
Evangelho: "Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura" (Lucas 1,1-4; 4,14-21) Prelúdios Coloquemos o evangelho em seu contexto. Após a pregação de João, temos a seguinte sequência: o batismo, a genealogia de Jesus e as tentações no deserto. O relato do batismo revela-nos a origem divina de Jesus, a sua identidade. A genealogia nos faz conhecer a sua origem humana e, por isso, remonta ao início dos tempos, perfazendo o caminho do conjunto da história bíblic…

TÍTULO ORIGINAL: JOY

Imagem
O drama narra a história real da inventora Joy Mangano (Lawrence), mãe solteira de três filhos responsável pela criação do utensílio doméstico conhecido como “Magic Mop” (Esfregão Mágico) em 1990. Com o estouro de vendas, Joy começou a trabalhar no ramo comercial, registrando mais de 100 patentes, até se tornar apresentadora de um canal de compras e depois vender sua marca por um contrato milionário. Legenda: Legendado País: Estados Unidos Ano: 2015 Gênero: Comédia Classificação: 14 Direção: David O. Russell

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”