Postagens

Mostrando postagens de Maio 23, 2017

Confraternização no lançamento do Observatório da Cultura Alimentar

Imagem
No próximo dia 30, às 9h, acontece o lançamento do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), o segundo observatório do segmento no Nordeste e um dos poucos no Brasil No próximo dia 30, às 9h, acontece o lançamento do Observatório Cearense da Cultura Alimentar (OCCA), o segundo observatório do segmento no Nordeste e um dos poucos no Brasil. O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), curso de Gastronomia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Associação dos Chefs de Cozinha do Estado do Ceará (ACC), vai reunir pesquisadores acadêmicos, estudantes, profissionais, chefs de cozinha, empresários, representantes de instituições relacionadas à gastronomia e cultura alimentar em geral para uma manhã de confraternização e debate no Museu da Indústria, em Fortaleza.

O OCCA, que constituirá o eixo do convênio de cooperação técnica e acadêmica que está sendo firmado entre a UECE e IFCE, tem a missão de ser um espaço de…

Fendafor está com inscrições abertas para mostra competitiva

Imagem
O Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, está com inscrições abertas e já começa a anunciar a maratona de espetáculos, oficinas e outras atrações para a sua 17ª ediçãoFoto: Divulgação / Evento Evento tradicional de dança do Ceará, o Fendafor - Festival Internacional de Dança de Fortaleza, está com inscrições abertas e já começa a anunciar a maratona de espetáculos, oficinas e outras atrações para a sua 17ª edição. O Festival acontecerá este ano, (de 27 de Junho a 08 de Julho e envolverá aproximadamente 2800 artistas, tanto do Ceará interior), como também bailarinos, coreógrafos e outros mestres da dança de aproximadamente 13 estados brasileiros e três países do mundo.

História do Festival
O Fendafor foi criado no ano 2000, pela professora e coreógrafa Janne Ruth com outras professoras cearenses. O Festival é realizado pela ONG Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD fundada em 1994, também por Janne Ruth, que há mais de três décadas trabalha com dança, em sua…

Livro-CD sobre a pluralidade cultural de Fortaleza é lançado hoje com show

Imagem
Para Flávio Paiva, Fortaleza fala. A priori, tal ideia poderia soar apenas como um conceito metafórico, mas a verdade é que o escritor e jornalista – mediante os trabalhos que já empreendeu contemplando diferentes instâncias da cidade – realmente crê que a capital do Ceará possui voz, linguagem própria. 
Um dos livros de sua autoria que talvez melhor descreva essas nuances da urbe alencarina seja “Fortaleza – de dunas andantes a cidade banhada de sol” (Cortez Editora, 2005). Nele, Flávio conta para as crianças o que a cidade contou a ele, priorizando uma visão de menino, atento às manifestações do lugar que nasceu, cresceu e hoje vive. Processo, portanto, de pluralização do olhar e, sobretudo, da escuta.
À época, nesse trajeto de imersão que realizou para conceber a publicação, o profissional se viu cheio de referências e descrições que poderiam ampliar aquilo que já havia vindo à tona. E foi a partir daí que nasceu o projeto Bulbrax, que contempla um livro e um CD sobre a diversidad…

"The Keepers": nova série da Netflix narra a história do assassinato não solucionado de uma freira

Imagem
Irmã Cathy Cesnik, uma das mais queridas professoras na escola, desapareceu em uma noite em 1969. Quem matou irmã Cathy? (Netflix)
Por Nick Ripatrazone
Fundada em 1965, a escola de Ensino Médio Arcebispo Keough em Baltimore (EUA) parecia o lugar ideal para o florescimento do otimismo pós-Vaticano II. A escola das irmãs de Notre Dame ensinava a todas as moças da escola um sentido estrito de ordem, e ainda assim, as alunas ficavam empolgadas e orgulhosas de estudar nesta escola. Foi um lugar de empoderamento e esperança, onde a frase "Mulheres de uma nova era" não foi apenas uma linha a mais no hino da escola, mas um grito de guerra.
"Devíamos ser mulheres atingindo o nosso pleno potencial", diz uma estudante. "Supúnhamos que era um lugar seguro". Detrás do preto e branco das fotos do anuário das alunas sorridentes carregando pilhas de livros e subindo as escadas produzia-se um escândalo no campus, um crime horrível. A irmã Cathy Cesnik, uma das mais queridas p…

Ator britânico Roger Moore morre aos 89 anos

Imagem
Segundo comunicado da família, ele enfrentou uma batalha contra o câncer. Roger Moore em comemoração pelos 50 anos de James Bond, em Londres, em 2012. (Reuters)
O ator britânico Roger Moore, que interpretou o agente "James Bond" em sete filmes, morreu, aos 89 anos, na Suíça, vítima de câncer, anunciou a família nesta terça-feira.
"Com grande pesar anunciamos que nosso querido pai, Sir Roger Moore, morreu hoje na Suíça após a uma batalha breve, mas corajosa, contra o câncer", afirma a família em uma nota divulgada no Twitter.
"O amor que o cercou em seus últimos dias é tão grande que não pode ser medido em palavras", acrescenta a nota, assinada por seus filhos Deborah, Geoffrey e Christian.
"O afeto que nosso pai sentiu quando entrava no palco ou diante de uma câmera o manteve bem e ocupado", completaram, ao recordar sua última aparição pública, no Royal Festival Hall de Londres, em novembro de 2016.
Um James Bond mordaz e inglês
Moore tornou o agente 0…

Cepal e Unicef pedem proteção à infância na América Latina

Imagem
Segundo os organismos, crianças da América Latina são altamente vulneráveis aos desastres e experimentam os seus efeitos de forma desproporcionada e crescenteDa redação, com Rádio Vaticano A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fizeram nesta segunda-feira, 22, um chamado a reforçar os sistemas de proteção social da infância nos países da América Latina devido à sua vulnerabilidade perante os desastres naturais. As informações são da agência EFE. “Os meninos e as meninas da América Latina e o Caribe, particularmente os que vivem em contextos de pobreza, são altamente vulneráveis aos desastres e experimentam os seus efeitos de forma desproporcionada e crescente”, disseram a Cepal e o Unicef em uma nota conjunta. Desastres na América Latina e no Caribe “A frequência de desastres na América Latina e no Caribe aumentou 3,6 vezes em meio século. Na década de 1960 houve, em média, 19 desastres por ano e na primeira …

Participantes do Enem têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Taxa de inscrição do Enem deve ser paga até esta quarta-feira (24) Reprodução / INEPParticipantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até amanhã (24) para pagar a taxa do exame e, assim, confirmar a inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Os candidatos devem estar atentos aos horários estabelecidos pelas instituições onde realizarão o pagamento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 82. Devem pagar a taxa aqueles que não se enquadraram nos critérios de isenção e, na hora da incrição, tiveram um Guia de Recolhimento da União (GRU) gerado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alerta que não confirmará inscrições cujo pagamento tenha sido efetuado por meio de GRU gerada fora do Sistema de Inscrição, assim como não aceitará inscrições em valores diferentes de R$ 82. As instituições bancárias pedem um prazo de até três dias úteis p…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira