Postagens

Mostrando postagens de Março 25, 2016

BANDALHISMO

Imagem
25 de março de 2016 Aldir: canção inspirada em soneto de Augusto dos Anjos.Por Carlos Ávila Aldir Blanc é um artesão da palavra cantada. Trata-se, seguramente, de um dos melhores letristas brasileiros; figura ao lado de outros craques como, por ex., Capinam e Torquato Neto. Entre suas letras encontra-se uma curiosa, divertida e algo punk, paródia de um soneto do simbolista Augusto dos Anjos (1884/1914) – autor do famoso “Eu”, livro muito lido e estudado. Blanc segue de perto a forma original – dois quartetos e dois tercetos – com métrica (versos decassílabos) e rima. Na letra da canção (música de João Bosco) catedrais se tornam botequins; templos viram antros. E por aí vai Blanc tirando um sarro do conhecido soneto do poeta paraibano, num tom bem carioca e malandro, sua marca registrada: observação arguta e irônica do cotidiano; grande agilidade verbal, utilizando o registro da fala popular – incluindo gírias e outros elementos da linguagem das ruas. Leiam abaixo o soneto de Augusto e …

AMEAÇAS A TEORI: JUÍZES PEDEM 'SERENIDADE'

Imagem
domtotal.com "Mostra-se inaceitável que as decisões do Judiciário sejam questionadas por meio de ameaças". As ameaças começaram após a decisão sobre processos contra Lula. Duas das principais entidades da magistratura - Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) - condenaram nessa quinta-feira (24), o que classificam de "graves ameaças" ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), e familiares. Os juízes "conclamam a sociedade brasileira à necessária serenidade propugnando pela maturidade política e absoluto zelo pelas garantias democráticas".
As hostilidades que têm como alvo Teori tiveram início depois que ele determinou ao juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, que enviasse ao STF os autos relativos à investigação sobre o ex-presidente Lula. Manifestantes se concentraram à porta do prédio onde o ministro reside, em Porto Alegre.
"A AMB e a Anamatra reafirma…

CLIMA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Imagem
domtotal.com Primeiro ponto é quanto custa o modelo do agronegócio, se contabilizarmos os prejuízos ambientais. O Brasil enfrenta o desafio de estabelecer novas bases para o desenvolvimento rural. Por Najar Tubino
“- A persistência das crises econômica e ambiental coloca na ordem do dia o repensar dos padrões de produção e consumo e estimula uma retomada em novas bases do debate sobre o desenvolvimento das nações. Questões como o desmatamento, contaminação dos solos, água e alimentos pelo uso de agrotóxicos geram conflitos ambientais e afetam a saúde dos trabalhadores e da população, além dos conflitos abertos com territórios indígenas e quilombolas pela incorporação de novas terras. Os efeitos já visíveis das mudanças climáticas pressionam os países a assumirem novos compromissos internacionais e a criarem as condições para o desenvolvimento sustentável, abarcando suas dimensões econômica, social e ambiental”.
Desafio de estabelecer um novo desenvolvimento rural O trecho faz parte do co…

O SINAL DA PÁSCOA

Imagem
domtotal.com A ressurreição não começa na outra vida, mas nas atitudes realizadas aqui e agora. Hoje fazemos um caminho de fé alimentados pela certeza de que Jesus está vivo e caminha conosco. Por Dom Paulo Mendes Peixoto*
Não podemos esperar por sinais mágicos vindos da Páscoa, mas por aqueles que direcionam a vida das pessoas. Foi o que aconteceu com Jesus Cristo, que além de ser sinal, tornou-se caminho com uma decisão bem precisa, o caminho do amor. Mas é um sinal invisível para quem não tem a dimensão e a experiência da vida de fé, que possibilita a pessoa de enxergar além de seus limites. O primeiro sinal que apareceu, após a Semana Santa e, à primeira vista, causou espanto, foi o sepulcro de Jesus ter sido encontrado vazio. As pedras estavam removidas e pensaram que o corpo do Senhor tinha sido roubado. Certamente houve desconfiança de que as profecias estavam se cumprindo, porque elas diziam que o Senhor iria ressuscitar. Realmente isto foi comprovado depois. Os passos seguintes…

O EMBATE POR JUSTIÇA EM BATMAN VS SUPERMAN

Imagem
domtotal.com Filme que estreia nos cinemas norte-americanos, inicia com o clímax de 'Homem de Aço', de 2013. Heróis terão que lidar com uma realidade dura quando as ramificações de suas ações mostrarem seus resultados. Por Piya Sinha-Roy Os super-heróis passaram muito tempo vivendo em um mundo à parte, mas os dois lendários heróis de capa que se enfrentam em "Batman vs Superman: A Origem da Justiça" terão que lidar com uma realidade dura quando as ramificações de suas ações mostrarem seus resultados. "Batman vs Superman", que estreia nos cinemas norte-americanos esta semana, inicia com o clímax de "Homem de Aço", de 2013, no qual o enfrentamento entre Superman e o alienígena General Zod causa uma destruição em massa na fictícia Metrópolis. Nas ruas da cidade, Bruce Wayne, o alter ego de Batman, vê o edifício de sua empresa desmoronar e culpa o Superman pelas mortes de civis, o que dá ensejo à batalha entre os dois super-heróis. "Sou um grande d…

CHEGOU A HORA DE AGIR E SALVAR O PLANETA

Imagem
domtotal.com Grandes contaminadores devem revisar suas INDC, para reduzir o aquecimento global. O Acordo de Paris é insuficiente inclusive para cumprir até seus próprios compromissos de longo prazo. Por Andreas Sieber, Giselle Bernard e Ivo Bantel* O dia 12 de dezembro de 2015 foi histórico porque, após décadas de negociações, 195 países concordaram em assinar o primeiro acordo global e vinculante para frear a mudança climática. “Todos os governos agora parecem reconhecer que a era dos combustíveis fósseis deve terminar, e logo”, disse Bill Mc Kibben, fundador da organização 350.org. Dois meses depois de se conseguir um acordo na COP 21, é momento de ver em que medida aqueles compromissos se traduzirão em ações concretas. Na 21ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), realizada na capital da França, entre 30 de novembro e 12 de dezembro de 2015, conseguiu-se o histórico Acordo de Paris. Os governantes presentes na COP 21 s…

FILMES RECOMENDADOS PARA A SEMANA SANTA

Imagem

Mais Visitadas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”