Postagens

Mostrando postagens de Outubro 1, 2018

Autor escreve 1º livro com mulher protagonista

Imagem
Por Rodrigo Garcia Lopes - Folhapress O começo do mais recente romance de Dennis Lehane é promissor: "Numa terça-feira de maio, no trigésimo quinto ano da sua vida, Rachel matou o marido com um tiro. Ele cambaleou para trás com uma estranha expressão de confirmação no rosto, como se alguma parte dele sempre tivesse desconfiado que iria morrer pelas mãos de sua mulher". "Depois da Queda" é um "noir doméstico" pretensamente hitchcockiano. É o primeiro livro do autor em que a protagonista é uma mulher. Estragada psicologicamente pela mãe, uma escritora de autoajuda, a jornalista Rachel Childs passa a vida procurando a identidade do seu pai biológico. Com a recusa da mãe em revelar a verdade e com sua morte súbita, cabe à Rachel buscar seu paradeiro. Contrata os serviços de um tal Brian Delacroix, que a ajuda na investigação por um tempo. Quando ela descobre a identidade do pai é um anticlímax total. A motivação para tanto segredo parece pouco convincente. Asc…

III Feira da Livraria Dummar acontece de 3 a 6 de outubro

Imagem
Uma programação com debates, shows, food trucks e literatura está na agenda da III Feira da Livraria Dummar, que acontece de 3 a 6 de outubro no Espaço O POVO de Cultura e Arte (sede do O POVO).  O primeiro impulso do evento será dado às 16 horas do dia 3, com debate em torno do tema Livro e cidade: mediações possíveis”, conduzido pela jornalista Isabel Costa, com a presença dos mediadores de leitura Talles Azigon, Anitta Moura e Alessandra Jarreta.   No mesmo dia, às 18h30min, os arquitetos Romeu Duarte e Laura Rios conversam sobre o tema “Um giro pela memória e arquitetura do Ceará”, seguido de sessão de autógrafos do livro “Breve História da Arquitetura Cearense”, de Romeu Duarte, lançado pela Editora Dummar. Confira programação completa da feiraO segundo dia de Feira terá como foco os públicos infantil e infanto-juvenil. Marília Lovatel, autora de livros deste universo, participará de bate-papo sobre criação artística para o público infantil. Depois do encontro, haverá sessão de au…

Uso de celulares por crianças causa distúrbios do sono e mau desempenho escolar

Imagem
Médica aconselha que os responsáveis retirem os eletrônicos das mãos deles uma hora antes de colocá-los para dormir.
Um problema para o sono infantil é o uso frequente de eletrônicos. (Pixabay)
O sono é uma atividade essencial durante a infância para prevenir problemas como déficit de atenção e dificuldades de aprendizado, mas nem todos os pais se atentam a isso ao pensar em seus filhos. A pequena Anna Vitória é um exemplo disso.

A menina, de seis anos, volta da escola no fim da tarde e se concentra em seu tablet, que ganhou da mãe, Vanessa Andrade, aos quatro anos. "Ela costuma ficar na internet até umas onze horas da noite e depois dorme. Eu fico tranquila, porque minha filha não precisa acordar cedo e ela é bastante esperta", relata.

No entanto, a mestre em Pediatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Denise Katz, explica que esse hábito não pode ser naturalizado pela família. "Não é dormindo tarde que as crianças vão acordar mais tarde. Qua…

Rio terá 1ª edição na América Latina do Festival Mulheres do Mundo

Imagem
O Rio de Janeiro vai receber - entre os dias 16 e 18 de novembro - o Festival Mulheres do Mundo – WOW, da sigla em inglês para Women of the World e também uma brincadeira com a expressão linguística que representa entusiasmo e admiração, como uau em português.

O WOW começou em 2010 no centro cultural Southbank Centre, em Londres, idealizado pela produtora britânica Jude Kelly, e atualmente é replicado em 17 cidades de cinco continentes. Museu do Amanhã sediará parte da programação do Festival Mulheres do Mundo  (Arquivo/Tomaz Silva/Agência Brasil)
Pela primeira vez ocorre na América Latina e foi um dos temas debatidos no II Diálogo Mulheres em Movimento – Alianças e Ações Coletiva, na semana passada no Rio.

Segundo uma das organizadoras do festival no Rio, Shirley Villela, que é coordenadora da Casa Mulheres da Maré, o WOW sempre é proposto e liderado por uma organização social da cidade que vai receber o evento. No caso do Rio, foi a Organização Não Governamental (ONG) Redes da Maré, …

ESPANHA/CINEMA: "Entre dos aguas" leva principal prêmio do Festival San Sebastián

Imagem
EFE San Sebastián (Espanha) O filme "Entre dos aguas", do cineasta espanhol Isaki Lacuesta, recebeu neste sábado a Concha de Ouro, o maior prêmio do Festival de Cinema de San Sebastián, pela combinação de realidade e ficção, em um relato com os mesmos protagonistas do filme que ele fez em 2006. É a segunda vez que Lacuesta leva o prêmio de melhor filme neste festival, a primeira foi em 2011. O júri, presidido pelo diretor americano Alexander Payne, escolheu "um filme que incita o espectador a experimentar de maneira íntima e verossímil as vidas de seus protagonistas". O diretor e o roteirista, Isa Campo, se reencontram 12 anos depois de "La leyenda del tiempo" com Isra e Cheíto, seus protagonistas, dois irmãos ciganos marcados pela morte do pai e pelas dificuldades de fazerem suas vidas em um entorno triste.

Americano e japonês ganham Nobel de Medicina

Imagem
EFECopenhague EFE/ Fredrik Sandberg
O americano James P. Allison e o japonês Tasuku Honjo ganharam este ano o Nobel de Medicina por seus estudos de tratamentos contra o câncer, informou nesta segunda-feira o Instituto Karolinska de Estocolmo. Ambos os cientistas receberão o prêmio por tratamentos desenvolvidos contra o câncer, caraterizados pela inibição da regulação negativa do sistema imunológico, segundo a explicação do Instituto. Allison, nascido no Texas em 1948, estudou uma proteína que funciona como um freio no sistema imunológico e se deu conta do potencial de liberar células que atacam tumores, após o que desenvolveu um novo enfoque para tratar os pacientes. Honjo, nascido em Kioto em 1942, descobriu uma proteína nas células imunológicas e revelou que também funciona como um freio, mas com um mecanismo de ação diferente, o que possibilitou o desenvolvimento de tratamentos de grande efetividade contra o câncer. O de Medicina abre a rodada de anúncios destes famosos prêmios, ao…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

VIVENDO E APRENDENDO