Postagens

Mostrando postagens de Novembro 15, 2018

15 de novembro de 1889

Imagem
15 de novembro de 1889 Para isso, o Marechal Deodoro da Fonseca, militar e político brasileiro naquela época, tomou coragem e proclamou a derrubada da monarquia constitucional parlamentaria do Império do Brasil e proclamou a República Brasileira. Por isso, o dia 15 de novembro é conhecido como o Dia da Proclamação da República. O anúncio feito pelo Marechal aconteceu na Praça da Aclamação, atualmente chamada de Praça da República, na cidade do Rio de Janeiro, capital do país na ocasião. Nesse mesmo dia, o Brasil ganhou um novo governo provisório com Marechal Deodoro como presidente e, como vice, o Marechal Floriano Peixoto. Por que a República foi proclamada? De acordo com especialistas, a Proclamação da República aconteceu 67 anos, dois meses e nove dias depois do 7 de setembro de 1822, quando o Brasil foi declarado independente da Coroa Portuguesa pelo então príncipe Dom Pedro I. Depois disso, ainda tivemos mais 6 décadas de monarquia. Conforme registros históricos, o sistema monár…

Vida e obra de Jorge Amado ganham luzes em nova biografia

Imagem
Jorge Amado era escritor de coragem, afirma Josélia Aguiar em conversa por telefone. Autora da biografia alentada sobre o escritor baiano, a jornalista esclarece: coragem, etimologicamente, é colocar o "coração em ação". E isso o criador de Gabriela, cravo e canela fazia. Muito jovem, por exemplo, partiu da Bahia a fim de estudar e empregar-se no Rio de Janeiro. Jorge Amado - uma biografia esclarece um mal entendido. A viagem não fora imposição do pai, como se acreditava até agora, mas uma decisão pessoal do escritor, que, encabrestado de amores por Mariá Sampaio, uma noiva deixada na cidade natal, pretendia casar-se em breve. Sobre o assunto Vida & Arte leuBrasil tipo exportação
Outro lance impetuoso de Amado. Antes de completar 30 anos, já havia publicado seis romances e circulado pela América Latina por conta própria, oferecendo a um e outro editor as histórias sobre aquele Brasil visto da Bahia. Interessava-lhe principalmente que fosse lido, e nisso exercia, como diz…

A importância de reconciliar-se com os outros

Imagem
Examinando o seu interior talvez você tenha descoberto pessoas com quem você se desentendeu gravemente e que guarde delas mágoa e ressentimento. Isso faz mal a você É preciso reconciliar-se com essas pessoas para que você tenha paz. Esta reconciliação não é um ato sentimental, mas uma decisão que você precisa tomar. Assim você tirará todo sentimento de culpa que possa haver em você. É claro que você não é obrigado a conviver com pessoas que não o compreendam, mas não podemos excluir alguém de ser amado. Somos todos filhos do mesmo Pai; logo, somos irmãos; isto é uma realidade. Então, mesmo as pessoas que não gostamos, as que não gostam de nós, ou até os que nos prejudicaram, são nossos irmãos e filhos de Deus. Não pode haver para você “pessoas descartáveis”, a quem você despreza ou menospreza. Não pode haver “gente importante” ou menos importante. A marca registrada que Deus pôs em cada um é a mesma: um filho amado. Você não poderá estar bem com Deus se não aceitar os seus filhos. Ne…

Padre Ednardo Oliveira Júnior: primeira missa na Parquelândia, Fortaleza-CE

Imagem
Padre Ednardo Oliveira Júnior celebra sua primeira missa na Parquelândia, Fortaleza-CE, na solenidade da Sagrada Família (31/12/2017), concelebrada por Padre Geovane Saraiva. Ele, como membro da Comunidade Católica Shalom, sentiu-se chamado ao ministério sacerdotal, ao rezar e elevar preces a Deus, aqui na nossa Igreja de Santo Afonso. Que outros jovens sigam seu exemplo e respondam com generosidade o chamado do único é eterno sacerdote, Cristo Jesus. Amém! 

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil