Postagens

Mostrando postagens de Março 2, 2014

É preciso dizer 'não' à idolatria do dinheiro

Imagem
Deus não pode ser Pai de todos sem reclamar justiça para os excluídos de uma vida digna.
"Estamos nos tornando incapazes de nos compadecer dos clamores dos outros", alerta o papa Francisco.
Por José Antonio Pagola*

Portugal: Patriarcado vai criar grupo técnico

Imagem
domtotal.com Lisboa (SIR) – O Departamento da Pastoral Sócio Caritativa (DPSC) do Patriarcado de Lisboa vai criar um “grupo técnico” de apoio às instituições particulares de solidariedade social ligadas à Igreja Católica, para salvaguardar os direitos destes organismos perante o Estado. Em causa, segundo o cônego Francisco Pereira Crespo, estão situações como o não cumprimento das atribuições inerentes ao Estado na canalização de verbas essenciais para a sobrevivência das IPSS e para o desenvolvimento dos seus projetos junto das populações mais carentes. 
“No caso dos centros sociais paroquiais, o Estado deveria colaborar com 75 por cento do custo médio de cada utente, e não chega aos 30 por cento”, afirmou o diretor do DPSC. O grupo técnico que está sendo definido vai “estudar toda a parte legal” que diz respeito ao relacionamento das IPSS com a administração central, desde “protocolos, acordos de cooperação e portarias até ao contrato coletivo de trabalho”. 
A escassez de verbas nas…

Cardeal abençoou a Cidade Maravilhosa

Imagem
domtotal.com Rio de Janeiro (ArqRio) - “Feliz aniversário para a cidade Rio de Janeiro! Devemos orar para que a paz reine em nossas fronteiras, para que a vida aconteça no coração das pessoas e para que possamos conviver na fraternidade”, disse o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, durante a missa em ação de graças pelo aniversário de 449 anos da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. A Sagrada Eucaristia aconteceu na manhã deste sábado, 1º de março, na Paróquia São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, e foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Luiz Henrique da Silva Brito e Dom Roque Costa Souza, pelo vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Cláudio dos Santos, pelo reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, pelo pároco nomeado da Catedral, monsenhor Joel Amado Portella, e pelos sacerdotes presentes. Entre os presentes, o presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero, e autoridades civis. A Eucaristia foi transmitida pela Rede Vida, WebTV …

Angelus: "As riquezas devem ser partilhadas"

Imagem
RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - O Santo Padre rezou, ao meio-dia deste domingo, a oração do Angelus com milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

Na alocução que precedeu a oração dominical, o Papa inspirou-se na liturgia do dia, centralizada na necessidade de partilhar as riquezas com os pobres, evitando a corrida a um acúmulo egoísta dos bens.

Nas saudações após a oração mariana, o Pontífice dirigiu um premente apelo à distensão entre Ucrânia e Rússia, convidando o país do Centro-Leste da Europa a escolher o diálogo.
"Ao tempo em que faço votos de que todos os componentes do país atuem para superar as incompreensões e para construir, juntos, o futuro da nação, dirijo à comunidade internacional um veemente apelo a fim de que apóie toda iniciativa em favor do diálogo e da concórdia."
A figura de Deus, o Pai bondoso que sempre provê seus filhos daquilo de que precisam, assim como proposta pela liturgia dominical, foi para o Papa Francisco uma oportun…

Morre Alain Resnais, o gênio da Nouvelle Vague

Imagem
O diretor de 'Hiroshima mon amour' e 'O ano Passado em Marienbad' morreu aos 91 anos.

Alain Resnais: uma obra unida à literatura. Por Tricia Lambert*
Alain Resnais, decano da Nouvelle Vague, aquele movimento que soltou as amarras autorais do cinema com um emocionante grito de liberdade, morreu em Paris, aos 91 anos. Deixou uma filmografia repleta de títulos memoráveis, como Hiroshima mon amour, A guerra acabou e Amores Parisienses. Homem inclassificável e de contagiosa vitalidade, trabalhou para bem além da aposentadoria: seu último filme, Amar, beber e cantar, é deste ano e ganhou os prêmios Alfred Bauer na Berlinale (Festival Internacional de Berilm) e o da Crítica Internacional FIPRESCI no mesmo festival.
Para os novatos da nova onda, como François Truffaut, Jean-Luc Godard ou Louis Malle, exerceu em verdadeiro papel de pai. Não era apenas que fosse algo maior que eles, mas também que seus primeiros trabalhos, Noite e neblina (1955), sobre os campos de concentração …

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil