Pular para o conteúdo principal

Itália: Feira de literatura infantil homenageia talentos brasileiros


É a segunda vez que o Brasil é homenageado na feira de livros infantis mais importante do mundo.


Uma feira de literatura infantil, na Itália, está prestando homenagem aos maiores talentos brasileiros. A correspondente Ilze Scamparini esteve lá.
O livro infantil, ou juvenil, é uma produção que cresce em muitos países, e o Brasil vem conquistando novos públicos.
É a segunda vez que o Brasil é homenageado na feira de livros infantis mais importante do mundo. Os nossos escritores e ilustradores, e a nossa cultura tão diversificada, são destaque em Bologna, entre 1,2 mil expositores de 74 países. Faz mais de 40 anos que o Brasil frequenta esta feira, mas agora o interesse pelo país é muito maior.
Ana Maria Machado, que escreve para crianças e adultos, é um exemplo disso.
"Então, eu estou aqui hoje, acabo de fechar um contrato com a China para um livro infantil e estou indo, na semana que vem, para Roma lançar a tradução de um livro para adultos em italiano”, revela a escritora Ana Maria Machado.
No livro infantil, palavra e desenhos são naturalmente unidos. A exposição de 60 ilustradores brasileiros traz estórias que contam as nossas raízes, nossas qualidades e defeitos.
Roger Mello venceu o maior prêmio mundial da literatura infantil, o Hans Cristhian Andersen, na categoria ilustração.
"Essa inquietude, essa busca, é já, eu acho, a linguagem. O Ziraldo fala que sempre buscou originalidade, então essa busca é já, talvez, essa linguagem”, declara o ilustrador premiado Roger Mello.
Ziraldo ganhou um espaço só para os seus desenhos. "Imagina, eu sou o autor brasileiro homenageado pelos brasileiros, então estou muito feliz de estar aqui e muito feliz que o país tome conhecimento da importância que nós temos no mundo"”, afirma Ziraldo, escritor.

Comentários