Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 14, 2017

Criaturas novas de Deus

Padre Geovane Saraiva*
Voltados à contemplação do mistério da encarnação, pensemos na eternidade, no mundo de Deus e com Deus, bem diferente, transfigurado e renovado. É importante que fique claro que não seremos outras criaturas, mas criaturas novas. A Igreja nasceu da fé na ressurreição, ressurreição essa entendida como esperança na verdadeira vida, e não num anestésico, que quer de nós somente isto: superar o absurdo da morte. No definitivo de Deus, a pessoa humana vê-se desvelada, quando se irrompe o absoluto de Deus na história da humanidade, salvando-a e deixando explícito que a salvação não depende apenas das realizações humanas.
É relevante nunca perder de vista que, com a morte, caem por terra todas as máscaras. Passou o tempo de as pessoas se esconderem, por mais que queiram usar de artifícios, fantasias e ficções. A esperança cristã transcende todas as esperanças terrenas, com seu ápice na vinda gloriosa de Cristo no fim dos tempos. Em Jesus de Nazaré a história encontra s…

Poeta Lucarocas marca presença na FESTAP - Festival de Artes de Pocinhos, PB, dia 16 de dezembro.

Festival Geek reúne dubladores e youtubers até domingo em Brasília

Dubladores, youtubers e quadrinistas nacionais e internacionais, além  de jogadores e cosplayers, se reúnem desde essa quarta-feira (13), em  Brasília, no 5º Festival Geek Prime. A convenção vai até domingo (17) na  área externa do Pátio Brasil Shopping, sempre das 10h às 22h. Neste ano, a principal atração é o ator japonês Takumi Tsutsui, que viveu o ninja Jirayan na série Jiraiya: O Incrível Ninja, produzida na década de 1980. Tsutsui se apresenta no sábado (16).  Além do ator, a convenção recebe os dubladores Guilherme Briggs, de Toy Story, e Wendel Bezerra, de Bob Esponja e Dragon Ball Z, e que também interpreta Buddy Valastro, apresentador do Cake Boss.  Briggs se apresenta na quinta-feira (14) e Bezerra no sábado (16).  Wendel Bezerra fará palestra sobre a carreira e o mercado de trabalho  para dublagem. Além das atrações, a convenção contará com palco  da seletiva de World Cosplay Summit (WCS), em que mais de 70 países  competem pelo título de melhor fantasia do mundo. O festi…

Bernardo Kucinski: “No Brasil, trata-se a dependência química como um desvio moral”

Não há, ao menos em português, uma só palavra no dicionário que designe quem perdeu um filho. A ausência do vocábulo, lembrada por Bernardo Kucinski em entrevista ao EL PAÍS, é simbólica da procura literária que o autor iniciou em meados de 2010. Em K– Relato de Uma Busca, seu livro mais aclamado, publicado em 2012, um pai tenta encontrar o paradeiro de sua filha, uma militante política desaparecida pela ditadura civil militar brasileira. Em Pretérito Imperfeito, o romance que o escritor acaba de publicar pela Companhia das Letras, o narrador faz força para primeiro compreender a natureza da adicção narcótica do filho adotivo e, depois, para desvincular sua vida da dele. Caminhos diferentes, até opostos, que tratam dos mesmos temas. Paternidade, ausência, procura. A ficção é algo recente na vida de Kucinski, que tem 80 anos. Seus caminhos profissionais apontaram para diferentes direções. Formado em física pela Universidade São Paulo (USP), foi militante estudantil, preso e exilado. To…

Projeto fotográfico retrata a vida de moradores de rua em pontos turísticos de Fortaleza

Um projeto de um grupo de fotógrafos mostra o outro lado de alguns dos pontos mais famosos de Fortaleza. Denominado Luz Urbana, o projeto foca nos moradores de rua desses lugares, tantas vezes invisíveis aos olhos de quem por lá passa. “O foco é mostrar o contraste social, a diferença social é muito grande”, afirma Diógenes da Silva, um dos fotógrafos integrantes da equipe. Ao lado dele, estão Davi Bergamo e João Lessa. Para ressaltar ainda mais as diferenças, as imagens são carregadas no jogo de luz e sombra. “O projeto irá explorar outros pontos turísticos de Fortaleza para traçar um paralelo entre o que o se vê durante o dia/noite, buscando sentimentalizar através das imagens o espaço urbano de Fortaleza”, diz Davi Bergamo. Junto às fotos, um perfil jornalístico, contando um pouco da história dos moradores de rua. O intuito do projeto é reunir material em uma revista digital. Na “missão Centro” do projeto, os fotógrafos retratam a Praça do Ferreira e seus moradores, em pleno mês d…

Sri Prem Baba lança livro e faz palestra em Fortaleza

Compartilhando palavras de amor e estimulando o autoconhecimento, o mestre espiritual Sri Prem Baba lança na noite de amanhã, 15, seu mais novo livro, Propósito. A obra será publicada em Fortaleza por meio de uma parceria entre as editoras Dummar, do Grupo de Comunicação O POVO, e a Sextante. O lançamento ocorre às 19 horas na Livraria Leitura, do Shopping RioMar, com sessão de autógrafos com acesso máximo de 300 pessoas e somente mediante apresentação de senhas, que serão distribuídas na livraria a partir das 17 horas de amanhã. O mestre segue com programação na Capital no sábado, 16, quando ministrará, nos gramados da Unifor, um Satsang (termo em sânscrito que significa “Encontro com a Verdade”). O evento é aberto ao público. Propósito, nova obra de Prem Baba, suscita reflexões pessoais aos leitores, estimulando jornadas de autoconhecimento. “A principal mensagem (do livro) é que a vida tem um propósito, um significado, um sentido, que é revelado na medida em que você se move em di…

Comissão da Verdade de Minas detalha torturas e reafirma tese de atentado a JK

'Pode-se afirmar que é plausível, provável e possível que as mortes - Juscelino Kubitschek e do motorista Geraldo Ribeiro - tenham ocorrido devido a atentado político'. Segundo as investigações conduzidas pela comissão mineira, a causa da morte de JK não foi apurada de maneira satisfatória na época. (Divulgação) Por Léo Rodrigues
A Comissão da Verdade em Minas Gerais apresentou nessa quarta-feira (13) o seu relatório final após quatro anos de investigação sobre as violações de direitos humanos no estado entre 1946 e 1988. O foco maior recaiu sobre o período em que vigorou o regime militar. Em um dos capítulos do documento de 1.781 páginas, há uma análise das mortes de Juscelino Kubitschek e do motorista Geraldo Ribeiro. A comissão concluiu que, “considerando o contexto da época, as distintas contradições das avaliações periciais, os depoimentos e pareceres jurídicos, pode-se afirmar que é plausível, provável e possível que as mortes tenham ocorrido devido a atentado político”.