Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 10, 2017

Cientistas suecos reproduzem teia de aranha em laboratório

Imagem
Flexível, leve e biodegradável, mas mais forte do que o aço: pesquisadores disseram nesta segunda-feira (9) que conseguiram produzir com sucesso teia de aranha sintética, um dos materiais mais fortes da natureza. Refinados através do longo processo de evolução, os fios de seda tecidos por aranhas são 30 vezes mais finos do que um cabelo humano e mais fortes do que Kevlar, uma fibra sintética utilizada na fabricação de coletes à prova de bala. Os cientistas se esforçam há muito tempo para copiar as propriedades únicas desses fios, que são basicamente longas cadeias de moléculas de proteínas ligadas. Ao tecer, a aranha secreta uma solução proteica através de um canal estreito, ao longo do qual a acidez muda e a pressão aumenta, fazendo com que as moléculas se liguem e formem cadeias. Mas as aranhas são particularmente difíceis de se criar - produzem pequenas quantidades de seda e têm uma propensão para comer umas às outras. Agora uma equipe de pesquisadores da Suécia disse que conseguiu copi…

Em "Xica da Silva - a cinderela negra", Ana Miranda percorre os labirintos da história do Brasil escravo

Imagem
À luz da história, aos poucos, o mito da mulata Xica da Silva - filha de pai branco com mãe africana, cuja trajetória de vida se passou no século XVIII - vira personagem histórica. De mulher sensual - estigma carregado inicialmente pelas índias, depois pelas negras - surge uma nova imagem para a ex-escrava, que conseguiu mais do que a própria alforria. Tornou-se milionária, sendo mãe cuidadosa, benemérita e mecenas, conforme descreve a escritora Ana Miranda no livro "Xica da Silva - a cinderela negra" (Editora Record, 529 páginas), previsto para ser lançado em Fortaleza em fevereiro, mas ainda sem data definida. A obra é ilustrada pela autora, que lança mão de desenhos alusivos à cultura negra, com ênfase nas máscaras, além de fotografias históricas. Ana Miranda faz um levantamento da vida de Xica da Silva como um todo, justificando que o adulto não deixa nunca de ser a criança que foi um dia. Por isso, a autora acredita que o mito em torno da escrava forra permanecerá. A a…

Uece oferece cursos gratuitos de especialização a distância

Imagem
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), está com inscrições abertas até o próximo dia 19 de janeiro para seleção de alunos para 1.745 vagas em cursos de Especialização na modalidade Educação à Distância (EaD). Os cursos serão integralmente financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Edital de Chamada Pública pode ser lido aqui. Poderão se candidatar portadores de diploma em qualquer área do conhecimento nas modalidades de licenciatura plena, de bacharelado ou de graduação tecnológica. O preenchimento da ficha de inscrição será feito exclusivamente pela internet, no site http://www.uece.br/sate. As vagas serão distribuídas por cursos e polos nos municípios do Ceará. Os cursos ofertados são: Gestão Pública; Gestão Pública Municipal; Gestão em Saúde; Gestão Pedagógica da Escola Básica; Educação Física na Educação Básica; Tecnologias Digitais para a Educação Básica; Educação à distância: f…

ABL disponibiliza na internet manuscritos de três obras de Machado de Assis

Imagem
Por Paulo Virgílio Os manuscritos originais de dois romances e de um poema de Machado de Assis (1839-1908), um dos mais importantes escritores brasileiros, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), já podem ser consultados na internet, no site www.academia.org.br. Até agora, os originais só podiam ser acessados nos computadores instalados na sede do Arquivo Múcio Leão, da ABL, no centro do Rio de Janeiro. Os romances são Esaú e Jacó e Memorial de Aires, os dois últimos publicados por Machado, e o poema heroico cômico O Almada. Os manuscritos mostram o processo criativo do autor, inclusive as correções nos textos, assim como as mudanças dos nomes de determinados personagens. De acordo com a chefe do Arquivo da ABL, Maria Oliveira, a ideia é disponibilizar todos os manuscritos disponíveis de Machado de Assis. “A equipe de arquivistas do Múcio Leão vem desenvolvendo a alimentação da base de dados, com a inclusão das informações e imagens digitais para o novo …

Freiras brasileiras ajudam haitianos vítimas do furacão

Imagem
Rádio Vaticana
Porto Príncipe (RV) – Depois de três meses da passagem do furacão Matthew pelo Haiti, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e parceiros continuam levando ajuda humanitária para o país. O representante do Fundo no Haiti, Marc Vincent, disse que "já se pode ver um progresso: aumentou a disponibilidade de água potável, a maioria das escolas está funcionando e também clínicas e hospitais". Apelo Segundo Vincent, as áreas de mais difícil acesso atingidas pela tempestade de categoria 4, também estão recebendo assistência. Mas para continuar as operações, o representante do Unicef afirmou que a agência precisa de 36,6 milhões dólares. Mais de 2 milhões de pessoas, incluindo 900 mil crianças, foram afetadas pela tempestade, sendo que 1,4 milhão precisam de ajuda humanitária. Vacinação Além disso, a agência da ONU ajudou na campanha de vacinação contra o cólera que alcançou mais de 800 mil pessoas, sendo 309 mil crianças. Para ficar mais perto da populaçã…

Marido de Gisele Bündchen surpreende uma família desesperada com carta escrita à mão

Imagem
A família de Calvin assassinado por um tiro em um lugar público. A polícia não identificou o atirador e suspeita que o assassino faça parte de um ritual de iniciação de alguma quadrilha. Riley, promissor astro do beisebol universitário americano, ficou destroçada depois de receber a notícia de que seu filho havia sido
Além da comoção imediata da família, a morte de Riley foi um duro golpe para o instituto onde ele se formou em 2015. O instituto católico Junípero Serra High School de San Mateo, Califórnia, recebeu a notícia da repentina morte do seu recém-graduado e lamentou a perda. Um dos alunos, Tom Brady, conhecido jogador da equipe de futebol americano New England Patriots, também soube da fatídica notícia e fez o possível para oferecer suas condolências. –– ADVERTISEMENT ––
Brady decidiu escrever de próprio punho uma carta de duas páginas que foi entregue à família de Riley depois do funeral de Calvin. Segundo informa o Sports Illustrated, “John Rirby, um amigo próximo da famíli…

Fifa aprova Copa do Mundo com 48 seleções

Imagem
Torneio terá 16 grupos de três equipes a partir de 2026 Ansa O Conselho da Fifa decidiu nesta terça-feira, 10, que a Copa do Mundo terá seu número de participantes ampliado de 32 para 48 a partir da edição de 2026, ainda sem sede definida. A mudança foi aprovada pelo comitê em uma votação realizada na sede da entidade, em Zurique, na Suíça, um dia após a premiação que consagrou Cristiano Ronaldo como melhor jogador do planeta em 2016. A ampliação era uma promessa do presidente da Fifa, Gianni Infantino, que na Uefa patrocinou o aumento do número de seleções na Eurocopa de 16 para 24. Segundo o cartola, há um apoio “unânime” para inflar a Copa do Mundo, que desde 1998 é disputada por 32 equipes. A partir de 2026, o torneio terá o formato de 16 grupos com três equipes cada, provavelmente com as duas melhores avançando para o “mata-mata”. Com esse modelo, serão 80 partidas, 25% a mais que as atuais 64. O objetivo da Fifa seria turbinar a arrecadação com direitos televisivos e cotas publi…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

VIVENDO E APRENDENDO

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil