Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 15, 2016

PENSAMENTOS DE DOM HELDER CÂMARA

Imagem

CHARGE DO CHARLIE HEBDO CAUSA REVOLTA

Imagem
domtotal.com O material sobre o garoto sírio afogado em praia turca, símbolo dos refugiados, gerou polêmica. A tia do pequeno publicou no Twitter: "é nojento, mas vamos ignorar". A tia de Aylan Kurdi, o pequeno menino sírio morto afogado em setembro passado em uma praia turca, manifestou sua indignação com uma charge de seu sobrinho nas páginas da revista satírica francesa Charlie Hebdo.
A foto de Aylan chocou o mundo e virou símbolo da crise humanitária dos refugiados sírios.
Ocupando metade de uma página dupla do último número da revista, a charge assinada pelo editor Riss mostra um homem correndo atrás de uma mulher sob o seguinte título: "Migrantes: no que teria se transformado o pequeno Aylan se tivesse crescido?".
O próprio Riss responde, com a legenda "Apalpador de bundas na Alemanha" (tradução livre de "Tripoteur de fesses en Allemagne"), em uma referência às agressões sexuais registradas neste país na noite de Ano Novo. Segundo as denúncias…

PAPA NA MISSA: "A FÉ NÃO SE COMPRA, É DOM QUE MUDA NOSSA VIDA"

Imagem
Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) - “Como é a minha fé em Jesus Cristo?”. É a pergunta formulada pelo Papa na homilia da missa matutina na Casa Sata Marta, na manhã de sexta-feira (15/01). O Pontífice se baseou no Evangelho para reafirmar que para compreender realmente Jesus, não devemos ter o “coração fechado”, mas segui-lo no caminho do perdão e da humilhação. “A fé – advertiu – não pode ser comprada por ninguém; é um dom que muda nossa vida”.
As pessoas fazem de tudo para se aproximar de Jesus e não pensam nos riscos que podem correr para escutá-lo ou simplesmente tocá-lo. Foi o que sublinhou Francico, inspirando-se no Evangelho de Marcos que narra a cura do paralítico em Cafarnaum. 
Havia tanta gente na frente da casa aonde estava Jesus que tiveram que tirar o teto e passar por ali a maca aonde se encontrava o doente. “Tinham fé – comentou o Papa – a mesma fé daquela senhora que, em meio à multidão, quando Jesus foi à casa de Jairo, conseguiu tocar um pedaço do manto de Jesus…

MENSAGEM DO PAPA PARA O JUBILEU DOS ADOLESCENTES

Imagem
Rádio Vaticana

Na sua mensagem para o Jubileu dos Adolescentes neste Ano da Misericórdia divulgada nesta quinta-feira dia 14 de janeiro, o Papa Francisco voltou a reforçar que o Jubileu é para todos, sem distinção, e fez um convite aos jovens que vivem em áreas de conflitos ou de extrema pobreza a construírem amizades indo contra a corrente.
O Jubileu dos Adolescentes será celebrado nos dias 23 e 24 de abril e voltado para a faixa etária dos 13 aos 16 anos de idade.
Para todos
Com o tema “Crescer misericordiosos como o Pai”, em sua mensagem, o Papa Francisco destaca que “não há fronteiras nem distâncias que possam impedir a misericórdia do Pai de nos alcançar, tornando-se presente no meio de nós”. O Santo Padre lembra ainda aos adolescentes que a Porta Santa está aberta em Roma e em todas as dioceses do mundo.
Aos jovens, Francisco explica que o Jubileu é um período santo de reflexão e de descoberta. “Viver como irmãos – diz o Papa - é uma grande festa, a mais bela que se pode sonhar,…

DI SEGNI FALA SOBRE FRANCISCO NA SINAGOGA

Imagem
domtotal.com Roma, 14 jan (RV) - Grande expectativa pela visita do Papa Francisco, no próximo domingo (17), à Sinagoga de Roma. Esta é a terceira visita de um Pontífice ao Templo Maior da capital italiana após a primeira visita histórica de São João Paulo II em 1986 e a do Papa Bento XVI, em 2010. A Rádio Vaticano transmite o evento a partir das 12.55h, horário de Brasília. Sobre as expectativas para esta visita a Rádio Vaticano ouviu o Rabino-chefe da comunidade judaica de Roma, Riccardo Di Segni: R. - É um convite que foi feito apenas Francisco foi eleito, com toda a calma necessária para poder programá-la, me parecia importante que também este Papa ultrapassasse as portas da Sinagoga, após seus dois predecessores. Um convite necessário e feito com simpatia. P. – O senhor pode nos antecipar como se desenvolverá, em termos gerais, a visita? R. - Essencialmente, haverá uma homenagem às memórias da deportação e do ataque à Sinagoga. Em seguida, a cerimônia terá lugar dentro do Tempo com…

VIVER É UMA ARTE, TRANSFORMAR O SOFRIMENTO EM FONTE DE PAZ É SABEDORIA

Imagem
É tanto sofrimento, que é comum ouvirmos pessoas sentenciarem: 'Nascemos pra sofrer'
Por Rosa Clara Franzoi * Olhando ao nosso redor percebemos que há uma constante na vida de todo ser humano: o sofrimento. E este tema pode nos sugerir uma reflexão que nos ajudará a encarar a vida neste sentido. Quanta angústia e dor de todo tipo neste exato momento machucam o coração de cada pessoa? Apenas um ex

VATICANO PARÓQUIAS ESTÃO AGORA CONGRATULANDO-SE COM OS REFUGIADOS

Imagem
Diocese de Roma responde ao convite setembro do Santo Padre para Paróquias para hospedar uma família de refugiados  Um dos mais jovens cristãos no Curdistão Ajuda À Igreja Que Sofre - Ajuda À Igreja Que Sofre
Respondendo ao apelo Papa Francisco neste mês de setembro, as paróquias do Vaticano começaram a acolher famílias de refugiados. Em seu 06 de setembro endereço Angelus, o Santo Padre exortou todas as paróquias e comunidades religiosas europeias para tomar uma família de refugiados, como a Organização das Nações Unidas reconhece o número recorde de pessoas que tentam entrar na Europa, principalmente da Síria, Eritrea, e no Afeganistão. "Cada paróquia, cada comunidade religiosa, cada mosteiro, cada santuário da Europa, tomar em uma família", solicitou Francis, depois de rezar o Angelus do meio-dia com aqueles reunidos na Praça de São Pedro.
Enquanto testemunhamos a "tragédia de dezenas de milhares de refugiados que fogem da morte em conflito e fome e estão em uma jor…

O CAUSO DO COMÍCIO

Imagem
Gonzaga Mota*
Hoje, 15.01.2016, ocorre o 31º aniversário da eleição de Tancredo Neves para Presidente.  Lembrei-me de alguns momentos que tive o privilégio de conviver com o competente, afável e experiente político das Minas Gerais. O fato, ora mencionado, diz respeito ao comício pró-eleições diretas realizado em fevereiro de 1984 em Fortaleza. No início do referido mês fui a Belo Horizonte participar do lançamento da candidatura de Aureliano Chaves para Presidente, na hipótese de aprovação da Emenda Constitucional Dante de Oliveira. Foi uma grande festa cívica. Durante a cerimônia fui procurado pelo chefe da Casa Militar de Tancredo Neves. Em nome do Governador, convidou-me para um almoço a dois no Palácio Mangabeiras. Comuniquei ao Vice-Presidente Aureliano Chaves, e fui estimulado a comparecer ao encontro. Tancredo – companheiro mensal na SUDENE – me deu toda assistência nos dois dias que fiquei em BH. Sabendo da realização, no final do mês, do comício das diretas em Fortaleza, dis…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal