Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 31, 2018

A voz de Deus

Padre Geovane Saraiva* O absoluto de Deus é mistério e comunhão indizíveis, a partir de uma fé firme e segura. Como parte da família dos filhos de Deus, totalmente aberta e voltada ao mistério a nos envolver, lembro-me das palavras de Dom Helder: “Quando as palavras somem, quando os cuidados adormecem, quando nos entregamos, de verdade, nas mãos do Senhor, o grande silêncio nos mergulha na paz, na confiança, na alegria… E a voz de Deus se faz ouvir”. É a voz de Deus que nos leva a acreditar na Sua palavra, sempre criadora e vivificadora, caso a acolhamos com humildade, na certeza de contarmos com sua misteriosa presença. Sua voz clama aos cristãos de hoje, dentro da comunidade dos batizados, assim como clamou e penetrou no coração do mundo no decorrer dos séculos em toda a sua plenitude. Voz de Deus muitas vezes no silêncio da noite, exemplo concreto de Deus falando a Samuel, numa profunda paz e sossego (cf. 1Sm 3, 3-10). Só mesmo a partir de um espírito aberto, tranquilo e calmo é poss…

Igreja de 'O Pagador de Promessas' será reaberta após 16 anos fechada

JOÃO PEDRO PITOMBO
DE SALVADOR Cercada por vitrais quebrados, a imagem do menino Jesus foi resgatada sob espessa crosta de fezes de morcego. A cúpula do altar-mor, destroçada, estava guardada aos pedaços em baús de madeira. Com quatro grandes rachaduras nas paredes, a igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Centro Histórico de Salvador, desmantelava-se rumo ao precipício. Mas o templo fez jus à saga de seu mais ilustre e improvável personagem. Assim como Zé do Burro, protagonista de o "Pagador de Promessas", peça do dramaturgo baiano Dias Gomes, resistiu, persistiu e manteve-se de pé. Depois de 16 anos de portas fechadas e 3 anos de uma restauração que custou R$ 11,3 milhões, a igreja do Passo será reaberta aos fiéis nesta segunda-feira (5). Construído no século 18 numa colina entre Pelourinho ao Santo Antônio Além do Carmo, o Passo é considerado um dos templos católicos mais importantes da Bahia. Com arquitetura que transita entre o barroco e o neoclássico, a igr…

Como usar o Twitter na sala de aula

Por: Débora Garofalo Twitter: plataforma pode ser usada para desenvolver textos e incentivar interação em sala de aula    Foto: Getty Images Adotar ferramentas de comunicação não é fácil. Inúmeras vezes, após tentativas frustradas, ficamos com a impressão que não vamos dominar essas plataformas e nem fazer uso delas em sala de aula. Ainda assim, acredito que é fundamental incorporá-las ao processo de educação. Hoje quero compartilhar com você o uso do Twitter em sala de aula. Em tempos em que vemos uma grande disseminação de ódio nas redes sociais, temos uma oportunidade de explicar aos alunos e refletir sobre o seu uso no dia a dia. O Twitter é uma ferramenta que pode ser aproveitada para dinamizar o ensino. Se fizermos um uso personalizado, podemos estreitar laços entre professores e estudantes. Os docentes ganham um espaço para colaboração, verificar aspectos do ensino que muitas vezes é difícil fazer em sala de aula – como o desenvolvimento e produção de texto, melhoria do desenvo…

O fotógrafo paulista Leonil Júnior levará imagens do sagrado e do profano brasileiro para a Europa

por Roberta Souza - Repórter Leonil tinha por volta de 13 anos quando fotografou a primeira festa popular da qual tem lembrança. Ele já estava ambientado com tudo aquilo, afinal, desde criança presenciava, no bairro da zona rural paulista onde reside até hoje, na cidade de Joanópolis, essa festa de Nossa Senhora do Rosário. Na ocasião, seus registros deram conta dos devotos arrancando punhados de terra dos barrancos, dando a volta pela igreja e jogando a terra atrás dela, no processo que denominam de "Carpição". Aquele material seria, portanto, o começo da caminhada profissional do garoto que hoje, aos 21 anos, leva o projeto "Brasil, do Sagrado ao Profano" - resultado de sua incessante busca em revelar a fé do povo brasileiro e seus ritos - para a Europa. A turnê começa no dia 1º de março, por Londres, e segue em abril para Bélgica e Bruxelas. A exposição vai apresentar as mais diversas manifestações de fé, como o Círio de Nazaré em Belém do Pará; os Congados em M…

Obras de Sérvulo Esmeraldo serão reinauguradas

Quatro obras do escultor cearense Sérvulo Esmeraldo serão devolvidas à paisagem de Fortaleza nesta quinta-feira (1º), às 8h30. O evento simbolizará uma homenagem, uma vez que a data marca, também, um ano de falecimento do artista.
As peças La Femme Bateau, Infinito, Pulsação e Ballet Gráfico foram submetidas ao projeto Reconstrução, Restauro e Conservação de Esculturas de Sérvulo Esmeraldo, realizado pela Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE). Para efetuar a reconstrução, foi preciso consultar arquivos detalhados de projetos, estudos, maquetes e fotografias deixadas pelo artista. "Esse projeto é de maior importância para a cidade, para a arte brasileira, porque ele vem preservar um grande patrimônio que é esse legado que o Sérvulo nos deixou", explica Dodora Guimarães, curadora de arte e presidente do ISE. Segundo a curadora, que era também esposa de Sérvulo Esmeraldo,…

Superlua, Lua azul e Lua de sangue acontecem nesta quarta-feira (31)

Nesta quarta-feira (31) ocorrerá umaconjunção astronômicapouco comum. Teremos, ao mesmo tempo, as chamadas SuperluaLua azul e Lua de sangue - esta uma consequência de um eclipse lunar total. A Nasa (agência espacial americana) vem chamando essa convergência lunar de "Superlua azul de sangue" (Super Blue Blood Moon, em inglês). Os brasileiros, no entanto, com exceção de quem vive em algumas localidade do extremo Norte, não poderão observar o eclipse. A maioria da população terá de se contentar com a Superlua, fenômeno que ocorre várias vezes ao ano. A Superlua ocorre quando a Lua está cheia e no momento de máxima aproximação de nosso planeta, o chamado perigeu. O efeito é um brilho do nosso satélite natural 14% maior do que o normal. A Lua azul é o nome dado dado à segunda lua cheia que acontece em um mesmo mês. Apesar do nome, não há alteração de sua cor. Já a Lua de sangue ocorre durante um eclipse lunar total, quando a sombra da Terra se projeta sobre a Lua, deixando-a …

RELER UM CLÁSSICO

Grecianny Carvalho Cordeiro* Alguém já leu um livro na adolescência e o releu na maturidade? As impressões da primeira leitura jamais são esquecidas, mas a leitura madura nos faz descortinar um livro completamente diferente.
Alguns clássicos nacionais constituem leitura obrigatória na escola. Nessa época da vida, nem sempre se consegue dar o crédito devido a tais livros. Recentemente, decidi ler Iracema, o romance de José de Alencar, pelo que passei a ver nosso Ceará e a herança cultural deixada pelos índios com outros olhos, deslumbrada por tamanha riqueza e beleza. O Ceará, a terra dos verdes mares bravios é o cenário do romance. Iracema, filha de Araquém, chefe da tribo dos Tabajaras, “a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que as asas da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira”, dispara uma flecha que atinge o guerreiro branco Martim Soares Moreno, perdido nas matas. Arrependida, ela presta-lhe socorro e o acolhe em sua tribo. Martim levantara sua taba na…

Fórum Mundial da Água espera receber quase 7 mil representantes de 150 países

Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil
O consultor de conteúdo do 8º Fórum Mundial da Água, Glauco Kimura; o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, e o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Vanilton TadiniDivulgação/TV BrasilPelo menos 6.700 representantes políticos de mais de 150 países foram convidados a participar do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março. O tema central será debatido com mais de 250 sessões, com a participação da sociedade civil, empresas públicas e privadas, universidades e organizações não governamentais de todo o mundo.
"O fórum é muito importante, porque é a primeira vez que ocorre no Sul do Equador, em um país em desenvolvimento, onde pretendemos ter uma forte mobilização da classe política em torno do tema da água, com discussões que podem ser compartilhadas com participantes dos outros setores. O evento é movimento vivo, com processo de preparação muit…

A professora de Filosofia, Márcia Tiburi lança livro sobre feminismo em Fortaleza

A professora de Filosofia, artista plástica e escritora Márcia Tiburi volta a Fortaleza no fim de janeiro, para apresentar seu mais recente trabalho, o livro “Feminismo em Comum”. O evento é aberto ao público e acontecerá no dia 31, a partir das 19 horas, na Livraria Leitura do Shopping RioMar Fortaleza.
Nesta nova obra, a autora se propõe a levantar as questões em torno do feminismo e das estruturas da sociedade. Este tema cada vez mais atual e urgente é repensado e criticado nas palavras de Tiburi, em uma linguagem que busca incluir, como diz o próprio subtítulo do livro, “todas, todes e todos” no debate. Antes de chegar em Fortaleza, Márcia ainda vai passar por Salvador e Recife, conversando com fãs sobre este novo trabalho. Confira o convite da escritora publicado em vídeo: Márcia Tiburi esteve em Fortaleza recentemente, participando de uma aula aberta no Porto Iracema das Artes em 1º de dezembro. Na ocasião, ela discutiu duas das suas mais de 20 publicações: “Como Conversar com u…