Postagens

Mostrando postagens de Abril 1, 2017

Rede contra o tráfico humano completa 10 anos no Brasil

Imagem
Manaus (RV) - A Rede “Um Grito Pela Vida”, que atua no enfrentamento ao tráfico de pessoas, completou 10 anos de existência esta semana, no dia 30 de março. Neste período, foram promovidas diversas ações de prevenção e assistência e intervenção política, buscando instruir a sociedade a fim de coibir o crescimento da inserção de vítimas neste mercado do crime.Constituída por religiosas e religiosos de diversos Regionais e Congregações, a Rede é um espaço de “articulação e ação profético-solidária da Vida Religiosa Consagrada do Brasil”. A iniciativa surgiu a partir de uma solicitação da União Internacional de Superioras Gerais à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) de que fosse realizado um curso sobre o tráfico de pessoas. Após o encontro, 28 religiosas, de 20 congregações, sentiram o clamor das vítimas deste crime e decidiram atuar nesta realidade, buscando ser “presença solidária entre os empobrecidos e excluídos”. Com o tempo, de acordo com a Rede, diferentes congregações mas…

Exibição em Londres eleva "selfies" a uma forma de arte

Imagem
Por Marine HassLONDRES - Desde os autorretratos dos Antigos Mestres até os selfies contemporâneos feitos com telefones, uma exposição de Londres explora o potencial criativo de um modo de expressão cuja forma moderna é frequentemente ridicularizada como fútil.A Saatchi Gallery, na capital britânica, lança nesta sexta-feira (31) a "From Selfie to Self-Expression", que será a primeira exposição do mundo a analisar a história dos selfies.Começa com Rembrandt, o artista holandês do século 17 cujas dezenas de autorretratos criaram uma autobiografia íntima com pinceladas confiantes. Suas pinturas são representadas em telas digitais que se pode "curtir", resultando em um coração vermelho que aparece sobre a imagem - assim como nas mídias sociais.Os selfies modernos são diferentes porque mostram "como gostaríamos que o mundo nos visse, ao invés de como somos e quem somos", disse o diretor-executivo da Saatchi Gallery, Nigel Hurst."Não é coincidência ... que …

Jogar videogames pode reforçar atitudes sexistas em adolescentes

Imagem
Quanto mais tempo um adolescente passa jogando videogames, mais propenso a mostrar atitudes sexistas e estereótipos de gênero ele fica, segundo um estudo com milhares de usuários franceses.O estudo, realizado por uma equipe de pesquisadores franceses e americanos, comparou o tempo gasto por 13.520 jovens jogando videogames com as suas atitudes em relação às mulheres e aos papéis de gênero.Os resultados, publicados na sexta-feira na revista Frontiers in Psychology, sugerem que o aumento da exposição aos videogames está associado a níveis mais altos de estereotipagem e sexismo entre os adolescentes, principalmente entre os meninos."As representações sexistas saturam a publicidade, a televisão e o cinema, e os videogames não são exceção", disse à AFP o coautor do estudo Laurent Begue, da Universidade de Grenoble."A análise de conteúdo mostrou que as mulheres estão sub-representadas em videogames populares. Elas têm papéis passivos, são princesas que precisam ser salvas ou …

Instituto Tomie Ohtake recebe exposição sobre Yoko Ono

Imagem
A partir deste sábado (1), o Instituto Tomie Ohtake recebe a exposição “O céu ainda é azul, você sabe...”, que pretende mostrar o que define a carreira de Yoko Ono. Com curadoria do islandês Gunner B. Kvaran, a intenção da mostra que vai até o dia 28 de maio é propor uma viagem pela noção da própria arte, com engajamento político e social.A exposição é formada por 65 peças de “Instruções”, que evocam a participação do espectador para sua realização. São trabalhos criados a partir de 1955, quando ela compôs a sua primeira obra instrução, Lighting Piece / Peça de Acender (1955), "acenda um fósforo e assista até que se apague".Na exposição constam, dentro outros, dois filmes que contam com a participação de John Lennon. O ex-Beatle foi codiretor em “Estupro” (1969) e assina a trilha de “Liberdade” (1970). A performance icônica da artista em 1964, no Carnegie Hall (Nova York), na qual o público teve a oportunidade de cortar um pedaço de sua roupa e levar consigo também está pres…

Projeto Tempo de Despertar chega à capital paulista

Elaine Patrícia Cruz - Repórter da Agência BrasilCriado em 2015 em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, o projeto Tempo de Despertar, um trabalho de combate à violência contra a mulher por meio da reeducação de homens agressores, chegou a São Paulo nessa sexta-feira (31).  Idealizado pela promotora Maria Gabriela Prado Mansur, o programa será implantado no Fórum Regional da Penha, na zona leste da capital paulista."Um dos grandes problemas de lidar com a Lei Maria da Penha ou com os homens que agridem as mulheres é o sentimento de impunidade. A impunidade é uma grande vilã, legitima e multiplica a violência contra a mulher. Mas, a partir desse projeto, acaba ou diminui essa impunidade, forçando os homens a participar do trabalho. Esse trabalho não é uma terapia, é uma medida socioeducativa que provoca mudanças, crises e uma reflexão muito profunda sobre o comportamento desses homens”, explicou Sergio Barbosa, gestor técnico do Tempo de Despertar.O projeto consiste em oito encont…

Livro resgata a última versão do texto de Benjamin, de 1939

Imagem
Um dos textos mais representativos do século XX, tanto para os estudos de comunicação - em especial o capítulo que trata sobre a indústria da cultura - quanto para a estética, "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica", lançado em 1936, traduz a inquietação do filósofo alemão Walter Benjamin (1892-1940), um dos primeiros pensadores a se preocupar com a relação entre arte e mídia.Em tom profético ou premonitório, o autor lançava, há mais de 80 anos, questionamentos que continuam pertinentes até hoje, ao analisar a obra de arte no contexto da modernidade e da cultura da massa. Assim, investiga aspectos subjetivos, como aura, conceito referente à originalidade e autenticidade da obra, antecipando questões como o embate entre pintura e fotografia, abrindo caminho para as vanguardas e, mais recentemente, discussões em torno das novas tecnologias da informação.Demonstração da atualidade do estudo é apontada no artigo "Comentário sobre Benjamin e A obra de arte&q…

IBGE define banca para concurso de 26.440 vagas

Imagem
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou, por meio de publicação em Diário Oficial, no último dia 30 de março, o nome da banca organizadora do seu concurso público para o preenchimento de 26.440 vagas temporárias, autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) no último dia 17 de março. A escolhida, por meio de dispensa de licitação, é a Fundação Getúlio Vargas (FGV).Com isto, a expectativa é de que o edital de abertura de inscrições seja publicado já no decorrer da primeira semana de abril.Cargos contempladosDo total de oportunidades, 19.013 são para o cargo de recenseador, que pede apenas ensino fundamental, 7.161 para cargos de ensino médio e 266 para nível superior.Para ensino médio, as opções são para as carreiras de agente censitário regional (375), agente censitário administrativo (381), agente censitário municipal (1.285), agente censitário supervisor (4.946) e agente censitário de informática (174).Por fim, para nível superior,…

No Dia da Mentira, conheça as farsas que fazem vítimas no ambiente virtual

Imagem
Os golpes virtuais atingem cada vez mais pessoas – só no ano passado, 42 milhões de brasileiros foram vítimas do cibercrime. Porém, diferente do que é difundido, os grupos criminosos muitas vezes utilizam uma técnica muito simples para atingir seus objetivos: a mentira. Com o Dia da Mentira, a Norton alerta para os principais golpes que buscam enganar as vítimas, além de dicas para não cair na lábia de um mentiroso virtual:E-commerce e propagandas falsas: desconfie caso o preço de algum produto online estiver muito baixo. Pesquise a reputação da empresa e procure a opinião de pessoas que já compraram na loja. Evite comprar em lojas que não têm avaliações de consumidores e evite pagar em débito ou boleto, já que é mais difícil resgatar o pagamento. Caso suspeite que tenha sido vítima de um golpe, colete todas as informações da empresa, como endereço, CNPJ, informações de contato e abra um boletim de ocorrência.Cavalo de Tróia: é um malware que, disfarçado de programa legítimo, faz com …

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”