28 de outubro de 2019

Plaza Shopping realiza semana de troca de livros

Desta segunda-feira (28) à próxima sexta-feira (1º), o Plaza Shopping, no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife, realiza uma semana de troca de livros. A iniciativa 'Trocando o Saber' marca o Dia Nacional do Livro, comemorado esta terça (29). e a estante de troca - autogerenciável - está montada no piso L4 (em frente à loja C&A).

A semana tem parceria com a Academia Pernambucana de Letras (APL), que doou uma série de exemplares de autores pernambucanos, como Carneiro Vilela, Alfredo Antunes e Fátima Quintas. Também estão na estante livros do acervo interno do Plaza e doações recebidas, como exemplares da literatura nacional e estrangeira, que vão desde romances, passando por ficção e contos.

Para realizar a troca, basta o interessado levar um livro até a estante durante o horário de funcionamento do shopping (9h às 22h no período), escolher a obra desejada e deixar um exemplar.

A data
29 de outubro é Dia Nacional do Livro em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, a Real Biblioteca, no Rio de Janeiro, então capital do país. Nesse dia, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil e se tornou-se a Biblioteca Nacional. Porém, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, em 1808. Além de livros, havia manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

FolhaPe

Ator e diretor Jorge Fernando morre aos 64 anos

Em nota, o hospital onde ele estava informou que o artista morreu devido a uma parada cardíaca "em decorrência de uma dissecção de aorta completa"


O diretor e ator Jorge Fernando, 64, da TV Globo, morreu na noite de domingo (27) no hospital Copa Star, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por plantão do Fantástico, da Globo, no início da madrugada desta segunda-feira (28).
Ele estava internado desde domingo à tarde no Hospital Copa Star, após passar mal. Jorge Fernando se recuperava das sequelas de um acidente vascular cerebral sofrido em janeiro de 2017. Em nota, o hospital informou que Jorge Fernando morreu devido a uma parada cardíaca "em decorrência de uma dissecção de aorta completa".
Nascido no Rio, ele começou a carreira artística aos 17 anos, ao adaptar para um monólogo a peça "Zoo Story", de Edward Albee. Na Globo a estreia, como ator, ocorreu em 1978, no seriado "Ciranda, Cirandinha", voltado ao público jovem.
Ainda apenas como ator, Jorge Fernando participou das novelas "Pai Herói" e "Água Viva". Começou a trabalhar como diretor em 1980, na novela "Coração Alado", de Janete Clair.
Ao longo de sua trajetória profissional, atuou ao mesmo tempo como ator e diretor em diversas novelas. Também comandou programas da linha de shows da Globo e dirigiu espetáculos teatrais como "Não Fuja da Raia", estrelado por Claudia Raia.
No espetáculo teatral "Boom", estrelado por ele mesmo, Jorge Fernando cantava, dançava e interpretava vários personagens.
Um dos grandes sucessos de sua carreira na TV foi a novela "Guerra dos Sexos", que rendeu o prêmio de melhor diretor pela Associação Paulista de Críticos de Arte, ao lado de Guel Arraes, em 1983.
Na Globo, seu último trabalho como ator e diretor foi este ano, na novela "Verão 90".

Diário do Nordeste

Destaque

Choram porque amam

Padre Geovane Saraiva* Como é bom rezar e colocar em primeiro lugar o mistério da redenção! Nem sempre, porém, sabemos rezar e nem d...