Postagens

Mostrando postagens de Junho 3, 2016

O FAZEDOR DE ESTRELAS

Imagem
Marcus Fernandes* Eu colocava as estrelas No céu, quando descobri No firmamento entre elas O que muito antes não vi.
Quatro astros, somente quatro Entre astros ofuscantes Me deixaram estupefato Diante u´ a estrela radiante.
Era, portanto mais uma,  Uma estrela que surgia... Disse: pai, também sou tua Fiquei morrendo de alegria
5 astros na escuridão Brilhavam que os demais  Como uma constelação  Pro céu iluminarem mais.
*Professor, escritor, músico e membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

NOITE TENEBROSA NA SERRA GRANDE

Imagem
Marcus Fernandes*                                                        
A serra dorme tranquila. Sapos coaxam no açude, Tetéus acordam o silêncio Nas margens da lagoa.
A serra grande dorme. Nas matas frondosas escuras A seriema corre medrosa. Chove a cântaros na serra.
Ruem samambaias seculares Solapadas pelas avalanchas. Na serra grande chove. O ruído domina inclemente.
Na cidade uma tênue luz Trêmula morrendo na casa Do poeta que escreve O último verso taciturno.
*Professor, escritor, músico e membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza

O AMOR

Imagem
Marcus Fernandes*
O amor amigo, não é uma ilusão! Principalmente o amor que com amor É doado e provido de razão. E provém do íntimo, sem causar dor.
O amor neste mundo é uma realidade Quando ele vem da mulher amada Pois o amor do qual eu falo é verdade, Assim, como sinfonia inacabada...
E se este amor com o tempo envelhece É como o vinho: quanto mais velho melhor Nem a alma combalida se entristece Nem o amor que se amam fica pior.
O verdadeiro amor até que enfim encontrei Amor que mais que amor é paixão É o amor que a ti mulher, dediquei Você abriu as portas do meu coração.
*Professor, escritor, músico e membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza






ESTE É IMORTAL

Imagem
José Olímpio de Sousa Araújo*

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Imagem
ARTIGOS 2 DE JUNHO DE 2016 Há 44 anos, o Dia do Meio Ambiente era criado, com o objetivo de promover uma conscientização global sobre o tema. Por Marcelo Chaves* O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e surgiu com o objetivo de promover uma conscientização global sobre o tema, proporcionando formação e incentivando atitudes ambientais importantes para o futuro do planeta. Nesses 44 anos, desde a criação da data, muitos foram os avanços e as contribuições em prol da natureza, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma questão que ultrapassa o ponto de vista apenas preservacionista, pois precisa ser entendida também como algo necessário para as presentes e futuras gerações. O Papa Francisco, um apaixonado pela Obra da Criação, lançou em 2015 a sua Encíclica “Louvado Seja”, que nos convida a um diálogo acerca do que ele chama de “nossa Casa Comum”. O documento apresenta a temática ambiental considerando inseparáveis a preocupação com a natureza que nos abraça, a prátic…

CHARGES SOCIEDADE MACHISTA

Imagem

TEOLOGIAS LGBTIS

Imagem
domtotal.com As teologias da libertação trouxeram para as discussões as vozes de muitos excluídos. Trata-se, portanto, de uma teologia dialógica. Por Tânia da Silva Mayer* Na América Latina, desde os anos sessenta, percebeu-se a necessidade de se fazer teologia a partir da dinâmica da história da vida humana e enraizada na Palavra de Deus. Trata-se, portanto, de uma teologia dialógica que, servindo-se dos métodos de análise das ciências sociais, escuta os clamores de grupos oprimidos para melhor elaborar perguntas e possíveis soluções e respostas às questões propostas. As assim chamadas “teologias da libertação” enraizaram-se, historicamente, como teologias latino-americanas, mas não somente. Constituíram-se como discursos da fé vivida em contextos de ditadura, opressão e violentas injustiças sociais. Os primeiros anos das teologias da libertação marcaram-se pela ênfase na libertação sócio-política-econômica, que propunham a libertação das estruturas históricas de opressão que furtam a d…

ALEMANHA RECONHECE «GENOCÍDIO» DE CRISTÃOS ARMÉNIOS DURANTE A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Imagem
Agência Ecclesia 03 de Junho de 2016, às 12:20       Foto: Reuters/David Mdzinarishvili - Mulheres arménias rezam junto de memorial das vítimas do massacre ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial 
Mais de um milhão de pessoas terão sido perseguidas e mortas pelo Império Otomano, a atual Turquia
Lisboa, 03 jun 2016 (Ecclesia) – A Alemanha aprovou por unanimidade uma resolução que classifica como "genocídio" o massacre de cristãos arménios pelo Império Otomano, durante a Primeira Guerra Mundial.
De acordo com a Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS), o documento teve “voto favorável de todas as bancadas do parlamento alemão, com exceção de um voto contra e de uma abstenção”.
“Refere explicitamente o genocídio de arménios e outras minorias cristãs entre os anos 1915 e 1916”, realça a AIS.
Em causa estão “entre 800 mil a 1,5 milhões de arménios” que terão sido “aniquilados e perseguidos durante a primeira Grande Guerra”, pelo Império Otomano.
Os otomanos eram então aliados …

FAMÍLIA: DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Imagem

HOJE A IGREJA CELEBRA O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Imagem
Por Abel Camasca
REDAÇÃO CENTRAL, 03 Jun. 16 / 05:00 am (ACI).- A Igreja universal celebra hoje a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por pedido explícito pelo próprio Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. São João Paulo II disse que “esta festa lembra o mistério do amor que Deus tem pelos homens de todos os tempos”.
“Peço que na primeira sexta-feira depois da oitava de Corpus Christi, se celebre uma Festa especial para honrar meu Coração, e que se comungue nesse dia para pedir perdão e reparar os ultrajes por ele recebidos durante o tempo que permaneceu exposto nos altares”, disse o Senhor a Santa Margarida, em junho 1675.
“Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada”, acrescentou.
Mais tarde, Santa Margarita com o jesuíta São Cláudio La Colombière, seu diretor espiritual, propagariam as mensagens do Sagrado Coração de Jesus.
Posteriormen…

LAUDATO SI - FRANCISCO E O IRMÃO SOL

Imagem
2016-06-03 Rádio Vaticana


IRMÃO SOL


FRANCISCO  Que a paz esteja com vocês que me ouvem. Paz e bênçãos. Como sabem, eu, Francisco de Assis, estou conhecendo alguns países da parte do mundo por onde se põe o Sol. Em todos eles há problemas graves e o Papa de Roma está falando deles. Por isso, vim ver de perto o que está acontecendo... apesar de, agora mesmo, não saber onde estou. O que me chamou a atenção neste lugar é que, quando chega o meio-dia, não há sombras. Os raios do Sol caem como facas verticais. 
SOL Francisco... Francisco! 
FRANCISCO  Estou reconhecendo a sua voz, irmão Sol. Para ti fiz um cântico, o cântico das criaturas, e o primeiro que nomeei foi você, irmão Sol. 
SOL Obrigado, Francisco. 
FRANCISCO  Antes de agradecer-me, diga-me onde estou. Que terra é esta?
SOL Se chama Equador, porque está na metade do mundo. Como se a Mãe Terra tivesse um cinto. Aí, no meio, é onde agora você se encontra. 
FRANCISCO No meu tempo pensávamos que você, irmão Sol, girava em torno da Mãe…

Mais Visitadas

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”