Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2020

Vivenciar o silêncio profundo

Mensagem do Presidente da Conferência dos Bispos do Brasil para celebrar a Paixão com Cristo O equilíbrio mundial precisará de nova lógica econômica, de uma política mais cidadã (Arquivo)
Por Dom Walmor Oliveira de Azevedo O mais profundo, misterioso e inquietante silêncio é o da morte. Amedronta e atormenta a existência humana, escancarando a sua finitude, experimentada também nos limites das enfermidades que batem, igualmente, à porta de ricos e pobres. A finitude remete à preciosidade da vida, que é dom. Ao mesmo tempo, ensina que a igualdade pela solidariedade é caminho único para a preservação e o desabrochar do dom da vida. Práticas distantes da solidariedade submetem a humanidade a pandemias muito ameaçadoras, escancarando aos olhos de todos que as riquezas, quando tratadas mesquinhamente, de nada valem, que o poder, se não for exercido como serviço, conduz ao autoextermínio. O silêncio das ruas - embora ainda contracenando com a indisciplina, fruto de ignorantismos - o silênci…

Em busca de humildade: que os nossos olhos se abram!

Para nos salvar e salvar o planeta, precisamos inverter a lógica das relações entre nós e a natureza, e entre nós mesmos Precisamos de humildade para ver o raiar do sol na história (Pablo Heimplatz/ Unsplash)
Alexandre A. Martins*
Se você leu alguma coisa que eu escrevi nas últimas semanas, certamente foi relacionada às questões de bioética que estamos enfrentando devido à pandemia do coronavírus e à Covid-19. Como bioeticista e, principalmente, como teólogo, busco lições que esse micro-organismo pode nos dar. Muito provavelmente, você, leitor deve estar sobrecarregado com tantas informações e notícias sobre o coronavírus e os problemas que a pandemia tem causado. É muita coisa real e muita coisa falsa. As redes sociais potencializaram a velocidade e a quantidade de informações que recebemos. Isso se ampliou ainda mais com o isolamento social, tornando a difusão e o consumo de informação ainda maiores, pois agora muitos estão em casa apenas consumindo e transmitindo as informações que …