Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 27, 2019

"É sempre tempo": Idosos cearenses voltam aos estudos como forma de reinserção social

Por Theyse Viana, 
Educação de mais velhos é primeiro dos cinco temas da série de reportagens “É sempre tempo”, da Rádio Verdes Mares, que retrata as possibilidades da terceira idade em um país com expectativa de vida crescente
“Quando o senhor era mais jovem, parou de estudar por quê?” A resposta não vem de imediato. No lugar dela, ata-se um nó na garganta, que logo se rompe em lágrimas. O silêncio, afinal, também pode dizer muito. As palavras travadas do aposentado Mário de Assis, por exemplo, falam de emoção e de lembrança triste, mas, ao mesmo tempo, de alívio. Aos 62 anos de idade, Mário voltou a estudar, depois de quatro décadas de tentativas frustradas – e ilustra, assim, que é sempre tempo de buscar conhecimento e empoderamento. Nascido e criado em família de baixa renda, o aposentado teve de optar entre o estudo e o sustento: uma escolha que, no fim das contas, se impõe. “Sou filho de pais separados, minha mãe teve 14 filhos. Morava próximo…

Livro de memórias do compositor Evaldo Gouveia será lançado nesta quarta-feira (28)

Por Felipe Gurgel , 
Fã do compositor cearense, Ulysses Gaspar lança a publicação sobre Evaldo, na Livraria Leitura do Shopping RioMar. Hoje aos 91 anos, o artista ganhou relevo na voz de Altemar Dutra, dentre outros intérpretes
Para quem não viveu a era do rádio no Brasil, com seu auge nas décadas de 1940 e 1950, talvez seja difícil compreender o tamanho do cearense Evaldo Gouveia para a música brasileira. Ele é autor de "Sentimental Demais", dentre outras canções que ganharam força na voz de intérpretes como Altemar Dutra, Nelson Gonçalves, Alaíde Costa e Maysa Monjardim. O artista tornou-se um ícone do tempo em que os radialistas faziam questão de mencionar o nome dos compositores das músicas, a cada execução radiofônica. A projeção dos artistas mudou e, na velocidade do esquecimento típico da contemporaneidade, a história de Evaldo Gouveia, hoje aos 91 anos de idade, traz pontos confusos. Um deles é sobre o local de nascimento do comp…

Festival de Cinema Cine Ceará ocorre de 30 de agosto a 6 de setembro

Festival acontece entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, com exibição de mais de 40 filmes no Cineteatro São Luiz e Cinema do DragãoO Cine Ceará Festival Ibero-Americano de Cinema chega à 29ª edição nesta sexta-feira, 30. A programação ocorre até 6 de setembro, com exibição de mais de 40 títulos. Os ingressos de cada dia estarão disponíveis nas bilheterias, gratuitamente, uma hora antes do início de cada sessão. Para a abertura, serão distribuídos 200 ingressos individuais na véspera, dia 29, a partir das 10h30, na bilheteria do Cineteatro São Luiz.
A premiére nacional do longa "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", Karim Aïnouz, marca a abertura do 29º Cine Ceará nesta sexta. O diretor cearense será homenageado antes da exibição e receberá o troféu Eusélio Oliveira. Estarão presentes, também, as atrizes Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte. No sábado, 31, o longa “Maria do Caritó”, de João Paulo Jabur, terá sua première mundial no Cine Teatro São Luiz, à…