Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 17, 2016

PAIXÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Padre Geovane Saraiva*

O belíssimo hino do apóstolo Paulo, na sua carta aos Filipenses, exorta-nos, em tônica expressiva, forte e ao mesmo tempo sintética, sobre a vida e a missão de Jesus de Nazaré: “Cristo Jesus, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte e morte de cruz” (cf. Fl 2, 6-7).
Na Semana Santa, os sacerdotes, ministros da Igreja, ficam cingidos com uma toalha na liturgia da quinta-feira, para lavar os pés de pessoas de suas comunidades. É claro que pode surgir a pergunta, que vale para todos: “Estamos dispostos a ser Cirineus, a ajudar alguém a carregar a Cruz? Queremos diminuir o preconceito e a intransigência diante da fraqueza do irmão?”.

O Papa Francisco, por ocasião da oração mariana do Angelus (13/03/2016), no aniversário do seu terceiro ano de pontificado, com os fiéis e peregrino…

PARIS É PARA TODOS

domtotal.com O turista para Theroux é antes de tudo um mala que arrasta outras malas. São muitas Paris em uma só com o perdão do óbvio gritante. E todas cabem na bagagem dos nossos sonhos. Por Ricardo Soares* Sempre acho curioso nas redes sociais algumas pessoas que escrevem sobre a capital da França como se proprietário dela fossem. Gente que por ter vivido, passado a juventude ou estudado por aqui considera-se mais "conhecedor"de Paris que os outros. Como se as dicas deles valessem mais, como se a apreciação de suas papilas gustativas fossem mais "gourmets" que a de outros. Geralmente as dicas que dão são caras, manjadas, enderaçadas aos tais turistas chatos que fazem turismo de consumo. Ou dicas com a presunção de serem "discoladas", capice? Preguiça maior do que essa só sinto daqueles que vêm a Paris ver e viver em torno dos desfiles de alta costura. Para esses dá-lhe Paul Theroux na veia, autor que nunca se portou como turista mas como arguto observado…

A TEOLOGIA DO OLHAR

domtotal.com O gesto sublime de observar é o responsável por impulsionar e moldar as nossas atitudes. Se procurarmos na história alguém que optou por humanizar o mundo com o olhar, vamos nos deparar com Jesus. Por Vinícius Figueira e Fernanda Vantil É notório, nos dias de hoje, a progressividade de um imediatismo. Logo, há milhares de pessoas que, no corre-corre do cotidiano, se abstêm de conversas, preocupações alheias, saudações e compaixão para com o próximo. Tal realidade tem desencadeado uma sociedade mais individualista e, diga-se de passagem, mais egoísta, trazendo à tona pessoas depressivas, esquecidas, marginalizadas. Neste âmbito é importante salientar a mais simples das abstinências, mas talvez a mais importante: O olhar. Todavia, ao nos depararmos com a dinâmica do olhar, encontramos várias formas de exercê-lo, as quais podem ser citadas o olhar distraído, o desconfiado, o pretensioso, o invejoso, entre outros. Porém, o mais necessário e raramente exercido é o olhar amoroso,…

LISBOA: DOM MANUEL CLEMENTE RECEBEU DOCUMENTO SÍNTESE, «ESCUTAR A CIDADE»

Lisboa: Uma Igreja ativa na justiça, na participação e na luta contra a pobreza Agência Ecclesia 17 de Março de 2016, às 11:55         D. Manuel Clemente recebeu documento síntese das seis sessões da dinâmica «Escutar a Cidade» Lisboa, 17 mar 2016 (Ecclesia) – A erradicação da pobreza, a promoção da justiça e da participação e o fomento da arte como caminho de expressão da fé são alguns dos desafios que constam num documento entregue esta quarta-feira ao cardeal-patriarca de Lisboa.
Os movimentos associados à dinâmica «Escutar a Cidade» sintetizaram as propostas dos intervenientes nas seis sessões, que decorrem na capital com o objetivo de escutar contributos para o Sínodo de Lisboa, de quem “vivendo no mesmo tecido social” não partilha “a pertença eclesial”.
O documento, enviado à Agência ECCLESIA, assinala a pobreza como uma de três áreas preferencialmente “prioritárias” na ação da Igreja diocesana relembrando a “urgência de voltar a colocar a pessoa no centro da sociedade e da cid…

PAPA: ESPERANÇA, VIRTUDE HUMILDE E FORTE QUE NOS SUSTENTA

Cidade do Vaticano (RV) - “A esperança cristã é uma virtude humilde e forte que nos sustenta e não nos faz anegar nas muitas dificuldades da vida.” Foi o que disse o Papa Francisco na missa matutina desta quinta-feira (17/03), na Casa Santa Marta.  O Pontífice reiterou que a esperança nunca desilude. É fonte de alegria e dá paz ao nosso coração. 
Jesus fala com os doutores da lei e afirma que Abraão “exultou na esperança” de ver o seu dia. O Papa Francisco se inspirou na passagem do Evangelho do dia para sublinhar que a esperança é fundamental na vida do cristão. “Abraão teve as suas tentações no caminho da esperança, mas acreditou, obedeceu ao Senhor e se colocou a caminho rumo à terra prometida”, disse o Pontífice. 
A esperança nos dá alegria “Existe um fio de esperança que une toda a história da salvação e é fonte de alegria”, disse Francisco que acrescentou:  “Hoje, a Igreja nos fala da alegria da esperança. Na primeira oração da missa pedimos a graça de Deus para que proteja a e…

PAPA FRANCISCO: ESTUDANTES DE HAWARD WORLD MODEL UNITED NATIONS

2016-03-17 Rádio Vaticana

 As 12 horas de Roma, o Papa Francisco recebeu em audiência na Aula Paulo VI, no Vaticano, os 3000 participantes ao encontro promovido pela Haward World Model United Nations.
<>. Como estudantes universitários, prosseguiu o Papa, dedicais, de modo particular, na busca da verdade e da compreensão, do crescimento na sabedoria, não só para o vosso benefício mas também para o bem das vossas comunidades locais e da sociedade na sua globalidade.
 Neste sentido, reiterou o Papa, “faço votos para que esta vossa experiência vos leve a saber apreciar a necessidade e a importância de estruturas de cooperação e de solidariedade, que foram forjadas pela comunidade internacional ao longo dos anos. Estas estruturas, alertou ainda Francisco, são particularmente eficazes quando são orientadas ao serviço de todos aqueles que no mundo, são os mais vulneráveis e marginalizados. Rezo para as Nações Unidas, e para cada um dos Estados Membros, seja sempre disponível a tal ser…

A SITUAÇÃO DO BRASIL OBJETIVAMENTE É GRAVE, AFIRMOU PE. JOÃZINHO, SCJ

ZENIT entrevista o Pe. Joãozinho, SCJ, a respeito da tremenda crise política que assola o país nesse momento 17 MARÇO 2016 NOTÍCIAS DO MUNDO A presidente do Brasil, Dilma Rousseff nomeou ministro o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, investigado na operação lava jato. Na tarde de ontem o juiz encarregado pela maior operação anti-corrupção do país, Sergio Moro, derrubou o sigilo e divulgou grampo de ligação entre Lula e Dilma, que trouxe para conhecimento de todos os cidadãos revelações sobre as possíveis intenções dessa nomeação feita às pressas: fugir das investigações e buscar foro privilegiado. Tais fatos unidos à  insatisfação geral do povo levou novamente a população brasileira, de forma espontânea, às ruas de todo o país, pedindo a prisão do ex-presidente, apoiando a operação lava-jato e pedindo a renúncia da presidente Dilma Roussef. Qual a posição da Igreja católica diante dessa situação de tremenda crise política? O sacerdote Padre Joãzinho, SCJ, acaba de …

LIVRO QUE PERTENCEU A ANNE FRANK SERÁ LEILOADO

domtotal.com A edição dos contos dos irmãos Grimm é avaliada entre 20.000 e 30.000 dólares. O livro com contos de fadas que pertencia à famosa adolescente judia. Um livro com contos de fadas que pertencia à famosa adolescente judia morta no Holocausto Anne Frank e traz sua assinatura irá a leilão em maio em Nova York - informou nesta quarta-feira (16) a casa de leilões Swann Auction Galleries. A edição no original em alemão dos contos dos irmãos Grimm, que inclui clássicos como "Branca de Neve" e "João e Maria" - propriedade de Anne e sua irmã, Margot, até serem forçadas a fugir dos nazistas em 1942 - é avaliada entre 20.000 e 30.000 dólares. Anne Frank escreveu seu nome e o de sua irmã na primeira página do livro, afirmou a Swann Auction Galleries, que celebrará o leilão em 5 de maio. Segundo a casa de leilões, a caligrafia coincide com outros manuscritos de Frank, famosa pelo diário que escreveu sobre sua vida na clandestinidade entre 1942 e 1944 antes de morrer n…

PORTUGAL: PRESIDENTE «MUITO FELIZ» APÓS CONVIDAR PAPA A VISITAR PORTUGAL

Agência Ecclesia 17 de Março de 2016, às 12:44         Marcelo Rebelou de Sousa deixou convite formal para viagem em maio de 2017 Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano
Cidade do Vaticano, 17 mar 2016 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa mostrou-se hoje “muito feliz” após ter convidado o Papa a visitar o país, em 2017, durante uma audiência privada que decorreu no Vaticano.
“Tive oportunidade de entregar a sua santidade o convite formal do Estado português para a visita em 2017 a Portugal, por ocasião do centenário das aparições de Fátima”, disse aos jornalistas, após o encontro.
O chefe de Estado disse “não estar autorizado” para dizer publicamente qual a resposta do Papa, que “recebe muitos convites”.
“O máximo que posso dizer é que sai muito feliz da audiência. Com isto, penso que respeito exatamente o teor da audiência, nos termos em que ela decorreu”, acrescentou.
A audiência de 30 minutos com o Papa concluiu-se com uma troca de presentes e uma sessã…