Postagens

Mostrando postagens de Agosto 13, 2018

Exposição reúne 500 peças de Santos Dumont, inclusive réplica de aeronave

Imagem
A trajetória profissional e de vida de Santos Dumont – também conhecido como o pai da aviação – é tema de uma exposição com mais de 500 peças. A vida de Alberto Santos-Dumont é contada entre fotos, documentos, objetos, vídeos e até réplicas. Juntos esses itens detalham a trajetória do pai da aviação. “Detalhes da vida cotidiana dele. As pessoas vão encontrar por exemplo, o imposto de renda do Santos Dumont, recibo de carro, cartas que ele escrevia para a família. Tem coisas muito próximas do homem Santos Dumont”, explica a curadora da exposição, Luciana Garbin. É a primeira vez que o acervo de Santos Dumont chega a Fortaleza. Um dos destaques é a réplica, em tamanho original, da aeronave Demoiselle, considerada sua obra-prima.  “Com a Demoiselle, ele voou todos os dias durante um ano, então é um pai dos ultraleves modernos. Na verdade, a aerodinâmica ali é muito semelhante à dos ultraleves que continuam voando hoje em dia. A gente fez uma réplica em tamanho real. É impressionante, po…

Pesquisador Alexandre Dias encontra obra de Villa-Lobos

Imagem
Heitor Villa-Lobos, cujo manuscrito traz mais clareza à proposta da peça "Concerto Brasileiro para Dois Pianos e Coro" Um manuscrito do compositor Heitor Villa-Lobos considerado perdido foi encontrado depois de décadas em Brasília. A descoberta da parte de piano do "Concerto Brasileiro para Dois Pianos e Coro", estreado no Rio de Janeiro em 1934 pelo próprio compositor e pelo pianista José Vieira Brandão, foi feita pelo pesquisador Alexandre Dias, criador e diretor do Instituto Piano Brasileiro. "É como se perceber diante de um osso de um tiranossauro rex", diz ele. A partitura manuscrita referente às intervenções do coro já pertencia ao acervo do Museu Villa-Lobos, mas, sem o restante da música, o catálogo do compositor a definia como incompleta e perdida. "Na verdade, sem a parte do piano, não dava para entender exatamente o que o compositor buscava alcançar com a partitura. Agora, é possível enxergar com mais clareza o que ele propunha", expl…

Filme luso-brasileiro com índios Krahô vence Festival de Cinema de Lima

Imagem
Longa retrata adolescente indígena Krahô que tem pesadelos desde que perdeu o pai e decide fugir para a cidade, a fim de escapar do processo que o converteria em um xamã.


Filme é dirigido pela brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza. (Divulgação) O filme "Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos", da brasileira Renée Nader Messora e do português João Salaviza, levou na noite deste sábado o prêmio de melhor filme no 22º Festival de Cinema de Lima, anunciaram os organizadores no Twitter. O filme retrata Ihjãc, 15, indígena Krahô que tem pesadelos desde que perdeu o pai. Quando tem que organizar uma cerimônia de fim de luto, decide fugir para a cidade, a fim de escapar do processo que o converteria em um xamã. O prêmio de melhor diretor foi para Ciro Guerra e Cristina Gallego, por "Pájaros de Verano" (Colômbia/Dinamarca/México). A melhor atriz foi Ana Brun, do paraguaio "Las Herederas", e o prêmio de melhor ator ficou com o argentino Sergio …

Dodge Será Convocada Pelo Senado Pra Explicar Ligação Pra Diretor-Geral Da PF

Imagem
FARRA TEM QUE ACABAR
Por Redação Click Política  Em 12 ago, 2018


REVISTA FÓRUM:

A senadora Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, informou através das redes sociais na tarde deste domingo (12) que pleiteará no Senado uma convocação para que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, se explique sobre o episódio em que atuou para manter o ex-presidente Lula preso.
O anúncio da petista veio após a divulgação da entrevista do diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, ao jornal Estadão, em que ele detalha como se deu o descumprimento da ordem judicial de liberar Lula da prisão no dia 8 de julho. O alvará de soltura havia sido expedido pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Rogério Favreto, que naquele dia estava de plantão.
Na entrevista, Galloro relatou que além dos desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores, Dodge também ligou para a Polícia Federal para fazer com que o alvará de soltura não fosse cumprido.
“Concluímos que iríamos cumprir a de…

Saúde mental não deve ser tabu, avaliam pesquisadores

Imagem
Falar sobre saúde mental, depressão, ansiedade e suicídio exigem cuidados, mas não podem ser deixados de lado sobretudo em um cenário de crescimento dos casos de autolesão em todo o mundo. De acordo com pesquisadores, a dificuldade existe porque há estigmas e pouca compreensão da sociedade dando margem, com frequência, a visões que carregam preconceito. Muitas vezes, o tabu interdita a circulação da informação, o que é importante para evitar novas ocorrências de suicídio. "Faltam redes humanas de apoio, as pessoas vivem mudanças na configuração dos relacionamentos e tudo isso pode criar uma sensação de que você vive aquele sofrimento sozinho. Por isso, uma das apostas que fazemos em nosso atendimento preventivo é na expressão. Até para que se possa falar também das coisas ruins. Nas redes sociais, em geral, as pessoas falam das coisas maravilhosas. E é importante falar mais amplamente sobre os sentimentos", diz a psicóloga Laura Quadros, chefe do Serviço de Psicologia Aplic…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza