Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 31, 2018

País injusto

Gonzaga Mota* Há algum tempo, no Brasil, estamos falando, debatendo e examinando a possibilidade da realização de algumas reformas. Por isso, impõe-se que se reflita atenciosamente, examine-se com cuidado, para não sermos conduzidos por modismos. É preciso um correto diagnóstico dos problemas, para que se possa avaliar se realmente necessitamos reformar nosso direito positivo. Assim sendo, duas vertentes de análise devem ser observadas. Numa, precisamos saber se as reformas propostas são para ajustes de caixa circunstanciais ou para promoverem o crescimento econômico e a inclusão social e, noutra se são objetivos de governo ou então objetivos de Estado. Em resumo, acreditamos que as verdadeiras reformas, com certeza, são aquelas que oferecem ao povo condições concretas de justiça social. Em relação à primeira vertente referida, vale ressaltar o crescimento com inclusão social, observando pontos como a geração de empregos, a redução da dívida social e a melhoria na distribuição de rend…

Filhos de Michael Jackson participam de homenagem a aniversário de 60 anos do cantor

Paris, de 20 anos, e Prince, de 21, receberam o prêmio Elizabeth Taylor AIDS Foundation Legacy Award em nome do pai.


Paris e Prince Jackson recebem o prêmio Elizabeth Taylor AIDS Foundation Legacy Award em nome do pai. (Lester Cohen /AFP) Nove anos após a morte do 'Rei do Pop', os filhos e outros familiares de Michael Jackson se juntaram para lançar um leilão e homenagear o cantor no que seria seu aniversário de 60 anos. Os filhos Paris e Prince Jackson, os irmãos Tito e Jackie e o cantor Usher se juntaram a cerca de 1.500 convidados em Las Vegas na quarta-feira para uma apresentação do show 'One', do Cirque du Soleil, baseado em músicas do artista. Jackson morreu em junho de 2009 em Los Angeles após uma overdose acidental do poderoso anestésico propofol, que usava para o ajudar a dormir. Seu médico pessoal, Conrad Murray, ficou dois anos preso por causar sua morte por negligência. Paris, de 20 anos, e Prince, de 21, receberam o prêmio Elizabeth Taylor AIDS Foundation L…

Luciano Trigo lança livro e diz que 'sociedade vive conflito permanente'

Por G1 O jornalista e escritor Luciano Trigo, autor de um blog publicado no G1, acaba de lançar o livro "Guerra de narrativas – A crise política e a luta pelo controle do imaginário" (Globo Livros). Sobre o termo "guerra" no título da obra, ele explica: "A sociedade brasileira foi dividida e vive hoje em um estado de conflito permanente. Nos últimos anos, amigos romperam relações e parentes deixaram de se falar, envenenados pela atmosfera de 'nós' contra 'eles' que domina todos os aspectos da vida cotidiana". Em entrevista ao G1, Trigo continua: "Esse processo já ultrapassou os limites do debate político racional e da saudável disputa partidária. Seja qual for o assunto, o debate é contaminado por uma lógica maniqueísta e intolerante: quem pensa de forma diferente é imediatamente identificado como um inimigo a excluir e abater". Leia, abaixo, a entrevista com o escritor:

ABL elege Carlos (Cacá) Diegues para a Cadeira 7, na sucessão do cineasta Nelson Pereira dos Santos

A Academia Brasileira de Letras elegeu, quinta-feira, dia 30 de agosto, o novo ocupante da Cadeira 7, na sucessão do Acadêmico e cineasta Nelson Pereira dos Santos, falecido no dia 21 de abril deste ano. O vencedor foi o também cineasta Cacá Diegues, que recebeu 22 votos. Participaram da eleição 24 Acadêmicos presentes e 11 por cartas (três não votam por motivo de saúde). Os ocupantes anteriores da cadeira 7 são: Valentim Magalhães (fundador) – que escolheu como patrono Castro Alves –, Euclides da Cunha, Afrânio Peixoto, Afonso Pena Júnior, Hermes Lima, Pontes de Miranda, Dinah Silveira de Queiroz e Sergio Corrêa da Costa.
O NOVO ACADÊMICO Carlos (Cacá) Diegues nasceu em Maceió, Alagoas, no dia 19 de maio de 1940, filho do antropólogo Manuel Diegues Jr. e de Zaira Fontes Diegues. Cinéfilo desde a adolescência, também era poeta e trabalhava como jornalista. Em 1958, aos 18 nos de idade, teve seus poemas publicados no Jornal do Brasil pelo ensaísta e crítico Mario Faustino, que o apresen…

Caravana Solidária doa cerca de 9 mil livros para presidiários no Ceará

As edições serão destinadas para ampliar as bibliotecas associadas às unidades prisionais do Estado, bem como viabilizar a criação de novas bibliotecas. Foto: Reprodução / Internet A 2ª Caravana Solidária Educação e Harmonia Social, promovida pelo Grupo Cristão Mãos de Luz (GCML), será encerrada nesta sexta-feira, 31/08, às 14h, na Secretaria de Justiça do Estado (Sejus-CE), à Rua Tenente Benévolo, 1.055 (atrás da Igreja Santa Luzia). A Caravana integra o Projeto Livro Aberto, da Sejus-CE. O presidente do GCML, professor Ricardo Figueiredo, comemora o resultado da Caravana. “A meta era arrecadar 4 mil livros, dobrando a quantidade da primeira Caravana, em 2017, quando arrecadamos 2.028 livros. Mas, na edição deste ano, superamos largamente as nossas expectativas, chegando ao total parcial de 8.910 livros, sendo 226 caixas com 6.780 livros de Literatura, e 71 caixas com 2.130 livros didáticos”, informa ele. As edições serão destinadas para ampliar as bibliotecas associadas às unidades …

Em setembro: seminário sobre educação social e emocional voltado para o público infantil

O evento será no dia 28 de setembro e tem como público-alvo diretores e professores de escolas, psicopedagogos, psicólogos e profissionais interessados no debate. Muitos especialistas em Educação defendem que atividades socioemocionais são fundamentais para que os alunos saibam se relacionar, trabalhar em grupo e controlar as emoções. Nesse sentido, a ideia é combinar o ensino de habilidades tradicionais às socioemocionais, que representam o que as crianças precisam para ter sucesso não só acadêmico, mas na vida.
Para debater esses e outros assuntos ligados ao tema, a Ludis Editora realiza, no dia 28 de setembro, no Hotel Iate Plaza, o seminário de “Educação Emocional e Social – Como desenvolver as habilidades Socioemocionais e na Família”. O evento acontece a partir das 13 horas, e tem como público-alvo diretores e professores de escolas, psicopedagogos, psicólogos e profissionais interessados no debate. Um dos objetivos é sensibilizar a sociedade sobre a importância dos conheciment…

Padre Geovane: Jornal do Parque Araxá - JPA, por Juracy Mendonça, 3 décadas de sacerdócio