Postagens

Mostrando postagens de Maio 16, 2017

Último livro publicado por Clarice Lispector, "A Hora da Estrela" ganha edição comemorativa

Imagem
Ainda que discordem em alguns pontos, na escolha e na interpretação de determinados fatos, os biógrafos Benjamin Moser e Nádia Battela Gotlib reconstituíram vida de Clarice Lispector (1920-1977) como uma existência, em si, meio literária, com lances dramáticos, quase romanescos; e dores e mistérios, que lembram aqueles que figuram em sua obra. O tecido da vida parece contaminado pelo da literatura.
O "final" da história de Clarice Lispector, visto assim, como a conclusão de um romance ou de um filme, tem como limite sua morte, em dezembro de 1977. O capítulo começa um pouco antes disto e tem por clímax a publicação de seu último livro, "A hora da estrela", dois meses antes.
A morte ronda a trama, as desventuras da personagem Macabéa, e pareceu antecipar a derradeira desventura de Clarice. Como a personagem, que descobriu que o futuro não seria tão ensolarado como haviam previsto para ela, a escritora foi diagnosticada com um câncer terminal e morreu um dia antes d…

Farol do Mucuripe recebe shows, exibição de filme e cortejo neste fim de semana

Imagem
O entorno do Farol do Mucuripe, no bairro Serviluz, será endereço de uma série de atividades neste fim de semana. O coletivo Servilost realizará, juntamente com a Associação dos Moradores do Titanzinho, do Teatro Dito&Feito e do Coletivo AudioVisual do Titanzinho, o Sarau Farol Rock. Será sábado, 20, e domingo, 21, reunindo diversas linguagens artísticas, como teatro, música e cinema. No sábado, haverá a exibição do documentário "Negro Cá, Negro Lá", do diretor Eduardo Cunha. Já no domingo, a agenda de música ganhará corpo, com a banda Água de Quartinha, que irá lançar o clipe “Casa Labirintica”. Eduardo Lenda, Quedão Farol Rap, Roni Flow, Banda Renegados, Mona Gadelha e a Banda Éter na Mente também estão na programaçã musical. Ainda no domingo, o teatro ganha espaço com o Cortejo Teatro Dito e Feito, saindo do Titanzinho. Confira a programação: Serviço Sarau Farol Rock Quando: 20 e 21 de maio, sábado e domingo Onde: Farol do Mucuripe Sábado (20 de maio) 18h30min: Exibição do…

Nova Miss Estados Unidos é negra e cientista nuclear

Imagem
Kara tem licenciatura em química e trabalha na Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. Nas redes sociais, as respostas da nova Miss EUA dividiram opiniões. (Reprodução)
Vencendo 50 candidatas, a cientista nuclear Kara McCullough foi coroada Miss Estados Unidos na noite de domingo, 14, em Las Vegas. A bela de 25 anos, que representou o Distrito de Columbia nasceu em Veneza, na Itália, e cresceu em Virginia Beach, na Virgínia, estado americano.  Kara tem licenciatura em química, trabalha na Comissão Reguladora Nuclear dos EUA e disse que quer incentivar jovens a seguir carreira na ciência. Respondendo às perguntas do concurso ela mostrou que tem opiniões polêmicas. Para a Miss EUA 2017, saúde pública é um privilégio que deve ser restrito apenas às pessoas que trabalham.  A jovem também afirmou que não se considera feminista, 'já que não é intransigente’, e disse que prefere falar em igualdade. "Mulheres são iguais aos homens no mercado do trabalho", justificou. Porém, dados da As…

"Órfãos digitais": Este é o novo desafio das mães e pais atualmente

Imagem
(ACI).- A psicóloga mexicana alertou mães e pais de família sobre um desafio apresentado pelas novas tecnologias, que apresenta o risco de que os seus filhos se convertam em "órfãos digitais", uma realidade ante a qual propõe algumas orientações. Os "órfãos digitais" ou "órfãos cibernéticos" são aquelas crianças cujos pais lhes permitem submergir na tecnologia sem nenhuma restrição, algo que coloca em perigo a vida familiar. Em diálogo com o semanário da Arquidiocese do México, Desde la Fe, a psicóloga Tania Castro do Centro Cenyeliztli A. C., comentou que esta realidade é cada vez mais comum. As crianças recebem celulares, tablets, videogames, enquanto seus pais comem ou realizam outras atividades: o objetivo é mantê-los "tranquilos" e sem incomodá-los. O uso excessivo dessas tecnologias provoca a perda do vinculo comunicativo entre pais e filhos: "Quando os pais lhes dão um celular, esquecem completamente dos seus filhos, perdem o víncul…

Por ano,uma em cada 100 propostas sobre criança e adolescente conclui tramitação

Imagem
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Um monitoramento feito pela Fundação Abrinq mostra que apenas uma em cada 100 proposições que afetam diretamente a criança e o adolescente conclui a tramitação no Congresso Nacional anualmente.  Atualmente, 3.010 propostas tramitam na Câmara e no Senado. A fundação lançou hoje (16) o Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente, que apresenta os projetos em tramitação no Legislativo que serão prioridade. São propostas que causam impacto direto  na qualidade de vida da população de 0 a 17 anos. Em 2016, 23, ou 0,8%, dos 2.769 projetos de lei (PLs), propostas de emenda constitucional (PECs) e outras proposições tiveram as análises concluídas pelo Legislativo e Executivo, o que significa que 99% dos textos que tratam dos direitos da infância e do adolescente aguardam avaliação do Congresso. A proporção se manteve em anos anteriores. Em 2015, das 1.486 propostas monitoradas, 15 concluíram a tramitação, sendo que uma foi sancionada e 14 arqu…

Prêmio Estácio de Jornalismo recebe inscrições até 12 de junho

Imagem
Serão distribuídos R$ 125 mil para as melhores reportagens veiculadas sobre o ensino superior. Cada concorrente poderá inscrever até cinco trabalhos
A Estácio, instituições de Ensino Superior do Brasil, continua com as inscrições abertas para o Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2017, que irá escolher as melhores reportagens veiculadas no país sobre o tema “Ensino Superior”. Criado em 2011, o Prêmio Estácio de Jornalismo tem o objetivo de fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o ensino superior, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para o desenvolvimento do país.

O prêmio é hoje o único em nível nacional dedicado exclusivamente a esta temática. Jornalistas e profissionais de imprensa de todo o Brasil podem concorrer nas mídias TV, Rádio, Internet e Impresso, tanto na modalidade Nacional, quanto na Regional. São elegíveis reportagens que tenham sido publicadas/veiculadas pela primeira vez entre 11 de junho de 2016 e 10 de junho de 2017…

Jornalismo cultural será tema da VIII Semana de Jornalismo da UFC

Imagem
VIII Semana de Jornalismo abordará variados aspectos relacionados ao jornalismo cultural. O evento resulta de parceria com a coordenação do curso de jornalismo e sua programação é gratuita e aberta ao público O Programa de Educação Tutorial da Comunicação (PETCom) da Universidade Federal do Ceará realiza, de terça (16) a quinta-feira (18), a VIII Semana de Jornalismo, que abordará variados aspectos relacionados ao Jornalismo Cultural. O evento resulta de parceria com a Coordenação do Curso de Jornalismo e sua programação é gratuita e aberta ao público.

Buscando a promoção de um intercâmbio de experiências entre profissionais do mercado, pesquisadores e estudantes, os debates da Semana de Jornalismo são pautados por questões pertinentes à prática jornalística e a análises da profissão. O tema "Jornalismo cultural" será visto sob aspectos diversos, como a relação do jornalismo com os artistas, as políticas públicas culturais e a assessoria de comunicação para eventos culturais…

Mais Visitadas

Papa Francisco sobre os direitos humanos: todos têm o direito de ser felizes

Dom Aloísio em nossos corações

O STF é uma vergonha

Diferenças entre instrução e educação