Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 10, 2015

Papa Francisco diz que é preciso dar mais valor às mães

Imagem
CNBB Após pausa de final de ano, o papa Francisco retomou na quarta-feira, 7 de janeiro, as catequeses semanais com os peregrinos, no Vaticano. O encontro aconteceu na Sala Paulo VI, com a presença de milhares de fiéis. O papa prosseguiu com o ciclo de catequeses sobre a Família, chamando atenção para a importância da figura da mãe e da vocação materna. "Na Família existe mãe. Toda pessoa humana deve a vida a uma mãe. Ela, por sua vez, é pouco ouvida e pouco ajudada na vida cotidiana, pouco considerada em seu papel central na sociedade", recordou Francisco. Ainda, na reflexão, o papa disse que é preciso dar mais valor às mães, já que mesmo em comunidades cristãs, as mães nem sempre são valorizadas. "Deveríamos compreender melhor sua luta cotidiana em serem eficientes no trabalho, atenciosas e carinhosas com a família; precisaríamos entender suas aspirações para expressar os frutos melhores e mais autênticos de sua emancipação", lembrou o papa. Durante a catequese,…

Missa em S. Marta às vítimas de Paris: o amor é o caminho para conhecer Deus

Imagem
2015-01-09 Rádio Vaticana Quinta-feira, 8 de janeiro, primeira missa em Santa Marta neste ano de 2015. O Santo Padre recordou as vítimas da crueldade do atentado terrorista de Paris de quarta-feira dia 7 de janeiro:  “O atentado de ontem em Paris faz-nos pensar na tamanha crueldade humana; em tanto terrorismo, seja o terrorismo isolado, seja o terrorismo de Estado. A crueldade de que é capaz o homem! Rezemos, nesta Missa, pelas vítimas desta crueldade. Muitas! E peçamos também pelos cruéis, para que o Senhor transforme seus corações”.  Também a Secretaria de Estado do Vaticano, na pessoa do Cardeal Pietro Parolin, se pronunciou através de um telegrama, enviado ao Cardeal-arcebispo de Paris, André Vingt-Trois e nele informa que o Papa está unido na oração e na dor das famílias atingidas pelo luto e a tristeza de todos os franceses. O Santo Padre expressa a sua profunda proximidade às pessoas feridas e às suas famílias  Na homilia da Missa em Santa Marta o Papa Francisco destacou que o …

Morte de italiana: juiz pede informações

Imagem
domtotal.comMíriam França de Mello teve prisão temporária decretada após assassinato de italiana.Míriam França de Mello (à esq.) e Gaia Molinari: suspeitas. O juiz José Arnaldo dos Santos Soares, da comarca de Jijoca, Ceará, pediu na tarde dessa quinta-feira (8) mais informações à polícia sobre a prisão da carioca Míriam França de Mello, suspeita de envolvimento no assassinato da italiana Gaia Molinari. As informações servirão para embasar a decisão sobre o pedido de liberação da farmacêutica, de 31 anos, feito nessa quarta-feira (7).

A polícia tem 48 horas para responder à solicitação do magistrado. A prisão da doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro mobilizou 6,4 mil pessoas no Facebook pedindo sua soltura.

De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, Miriam foi presa porque seu retorno ao Rio de Janeiro “inviabilizaria a continuidade das investigações”. A farmacêutica estava com a volta programada para o dia 29 de dezembro, quando foi presa. Para justificar a prisão, a del…

O papa que afasta a Igreja do poder

Imagem
domtotal.comO Evangelho também não é 'sinal de contradição', 'espada de dois gumes', 'escândalo e loucura'? Por Franco Monaco*

Caro diretor, como modesto leigo cristão, que teve algumas responsabilidades na Igreja ambrosiana guiada pelo inesquecível cardeal Martini, permito-me uma simples observação de método e de costume sobre a disputa entre Vittorio Messori e Leonardo Boff em torno da reviravolta impressa na Igreja pelo Papa Francisco.

Uma reviravolta, aos meus olhos, salutar e necessária. Na qual é difícil não encontrar muitos dos motivos que marcaram o magistério e a pastoral justamente do padre Martini. Uma reviravolta, dizendo com extrema síntese, que reconduz a Igreja ao Concílio ou, ainda mais na raiz, ao Evangelho e ao espírito genuíno da comunidade apostólica original.

Uma reviravolta em conformidade, pelo que entendemos, com o mandato confiado a Francisco por cardeais eleitores lucidamente conscientes do porte da crise em que a Igreja se encontrava, dra…

O significado do batismo

Imagem
domtotal.com Trata-se do momento em que insistimos a revelação de Jesus e da sua missão.Os textos da festa do Batismo do Senhor revelam quem Jesus é verdadeiramente. Por Marcel Domergue*

Quando temos de participar de algum evento importante, à noitinha, após um dia de trabalho, passamos em casa para tomar um banho e vestimos uma roupa adequada à ocasião. Isso nos renova e muda completamente a nossa disposição! Esquecemos então as preocupações com o trabalho e entregamo-nos ao evento com toda a liberdade de espírito.

Pondo de lado qualquer anacronismo, é numa prática deste tipo que o batismo se inspira. Este ritual do banho renovador encontra-se um pouco em toda parte, entre as antigas tradições. Mas, na Bíblia, ele ganha novas dimensões: de fato, conserva a memória de muitos relatos fundadores. A começar pelo capítulo 1 de Gênesis, onde vemos o abismo primordial, a massa d’água sem margem alguma, representando o nada.

Desde já podemos pressentir que o nosso batismo comportará um aspecto de…

SpaceX lança cápsula à Estação Espacial e tenta recuperar foguete

Imagem
Foguete do 1º estágio tentou pouso sobre plataforma flutuante no mar. Cápsula Dragon leva mantimentos para a Estação Internacional. Da France Presse
O lançamento tinha sido abortado na última terça-feira (Foto: REUTERS/Michael Berrigan) A empresa americana Space X lançou com sucesso nas primeiras horas deste sábado (10) sua cápsula Dragon rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para uma missão de abastecimento. A companhia ainda tentou recuperar o 1º estágio do foguete lançador, com um pouso controlado sobre uma plataforma marítima, mas fracassou. "O foguete não conseguiu pousar na plataforma, caiu na água", informou Elon Musk, o presidente da SpaceX, a companhia responsável pela missão. "Não erramos por muito desta vez. É uma boa notícia para o futuro", acrescentou. saiba maisHubble marca 25º aniversário com foto renovada de 'velha conhecida'Sobre cometa, robô Philae deve despertar novamente em marçoSol começa o ano com enorme 'buraco' perto do po…

Cuba mantém récorde de baixa mortalidade

Imagem
|  domtotal.comOs serviços de saúde são gratuitos na ilha, e são um dos trunfos do governo comunista.Enfermeira cuida de bebê no hospital pediátrico William Soler em Havana. Cuba manteve em 2014 a mais baixa taxa de mortalidade infantil, 4,2 por 1.000 nascidos vivos, já obtida no país, a mesma conseguida no ano passado - informou neste sábado o jornal oficial Granma. "Cuba terminou 2014 mantendo em 4,2 por mil nascidos vivos a taxa de mortalidade infantil, alcançada no final de 2013 e até agora a mais baixa de sua história, colocando-se entre as primeiras nações do mundo com menor indicador", disse o jornal. Os serviços de saúde são gratuitos na ilha, e são um dos trunfos do governo comunista - apesar da deterioração das instalações hospitalares nos últimos anos, consequência da crise econômica. O jornal ressalta que o baixo índice é resultado "de ações do Programa Materno Infantil e do Programa do Médico e da Enfermeira da família, conquistas de uma sociedade que prote…

Papa regressa à Ásia para promover diálogo entre crentes

Imagem
Agência Ecclesia09 de Janeiro de 2015, às 17:14News.vaSecretário de Estado projeta viagem do Papa ao «berço das grandes religiões» Cidade do Vaticano, 09 jan 2015 (Ecclesia) - O secretário de Estado do Vaticano afirmou que a próxima viagem do Papa ao Sri Lanka e Filipinas, entre os dias 13 e 19 deste mês, visa a promoção do diálogo entre as religiões, fundamental para a paz no mundo”. “O continente asiático é o berço das grandes religiões do mundo”, recorda o cardeal Pietro Parolin, em entrevista divulgada hoje pelo Centro Televisivo do Vaticano. O responsável diplomático sublinha o facto de a Igreja Católica ser ainda “uma pequena minoria” no continente asiático, elogiando a sua ação “no campo da saúde e da educação”. Em relação ao Sri Lanka, onde se inicia a sétima viagem internacional do atual pontificado, o cardeal italiano realça que a comunidade católica sempre acolheu “fiéis das etnias principais, tâmil e cingalesa”. “Infelizmente, ultimamente, surgiram grupos extremistas que e…

Vida Consagrada: Convento contemplativo de Campo Maior recebe nova religiosa

Imagem
Aência Ecclesia10 de Janeiro de 2015, às 08:00
http://ordemdaimaculadaconceicao.blogspot.pt/«Deus queria ainda algo mais de mim e no meu pensamento já lhe dava tudo», diz Marta Lages Campo Maior, Portalegre, 10 jan 2015 (Ecclesia) – Marta Lages, natural de Évora, vai tomar  hoje o hábito da Ordem da Imaculada Conceição, em Campo Maior, depois de um percurso de reflexão que a levou a escolher o convento de vida religiosa contemplativa. “Neste tempo em que procurava e questionava o que quereria Deus, coloquei-me à disposição da Sua vontade e projeto. Eu sabia que alguma coisa ia mudar e foi no silêncio, na oração e procura que numa visita ao Convento de Campo Maior aceitei fazer uma experiência, inicialmente sem compromisso”, referiu à Agência ECCLESIA, a Sor Marta Lages. A nova religiosa disse que aos 37 anos contar à família a opção pela vida contemplativa foi “um momento forte e difícil”, mas “muito importante para todos”. “A minha mãe pressentiu e perguntou-me o que estava a acontec…

A beatificação de Zilda Arns

Imagem
Antônio Cicero de Oliveira A cidade de Porto Príncipe, no Haiti, recebia em 12 de janeiro de 2010 a equipe Internacional da Pastoral da Criança com a liderança de Zilda Arns. O clero local estava reunido para a implantação da Pastoral da Criança no país. Naquele dia e horário, um terremoto, um abalo muito forte, devastou a cidade, pôs abaixo aquele local de reunião e muitas pessoas morreram, entre elas Zilda Arns.
Mulher de coragem, símbolo dos direitos humanos, viveu para defender a infância. Cidadã honorária do Brasil, merecedora de muitos prêmios nacionais e internacionais, porém nenhum foi maior do que aquele dito pelo apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé, desde já me está reservada a coroa da justiça que me dará o Senhor, justo juiz naquele dia” (2T4,7).
Estudou medicina na Universidade Federal do Paraná, especializou-se em pediatria, saúde pública e sanitarismo. No ano de 1983, aceitou o convite a pedido da Conferência Nacional dos Bispos…

Pe. Geovane Saraiva na Revista digital mais completa do Brasil

Imagem

Mais Visitadas

Morre atriz Doris Day, a namoradinha da América

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip

Paraty e Ilha Grande vão se tornar patrimônio da humanidade

Biblioteca Itinerante visita escolas e CMEIs com “Literatura e Cinema”