Pular para o conteúdo principal

Nevasca histórica afeta quase 30 milhões de pessoas nos EUA

Aos menos sete estados do país decretaram estados de emergência.

Cidade mais populosa, Nova York está 'paralisada' desde esta segunda.

Da EFE

  •  
Pessoa caminha no meio da nevasca na Avenida A em East Village na região de Nova York durante a madrugada desta terça-feira (27) (Foto: Patrick Sison/AP Photo)Pessoa caminha no meio da nevasca na Avenida A em East Village na região de Nova York durante a madrugada desta terça-feira (27) (Foto: Patrick Sison/AP Photo)
A cidade de Nova York está paralisada desde a noite de segunda-feira (26) por uma tempestade de neve que se estende pelo nordeste do país e que forçou as pessoas a permanecerem dentro de casa até o fim do temporal.
Desde as 23h locais de segunda (2h de Brasília desta terça-feira), o trânsito normal nas ruas da cidade foi interditado por determinação do prefeito, Bill de Blasio. Está permitida apenas a circulação de veículos de emergência.
O metrô da cidade, que normalmente funciona 24 horas por dia e transporta diariamente cerca de 6 milhões de passageiros, também foi fechado a partir do mesmo horário, assim como outros meios do transporte público, o que impede que os nova-iorquinos se desloquem pela cidade, a não ser que seja a pé.
As aulas também estão suspensas, até segunda ordem, na cidade de Nova York e em outras localidades da região mais atingida pelo temporal. As medidas são tão drásticas que afetam até as bicicletas para entrega de comida, muito populares em Manhattan.
"Esta será, provavelmente, uma das maiores tempestades de neve na cidade de Nova York", advertiu o prefeito De Blasio.
Nevasca atinge Nova York; prefeito pede para pessoas não saírem de casa (Foto: AP)Nevasca atinge Nova York; prefeito pede para pessoas não saírem de casa (Foto: AP)
No total, a tempestade de neve afeta localidades que somam juntas cerca de 29 milhões de habitantes, incluída a cidade de Nova York, a mais populosa do país. Em sete estados da região, de Nova Jersey até o Maine, na fronteira com o Canadá, foram declarados estados de emergência, totais ou regionais, que incluem, além de Nova York, outras cidades importantes, como Boston.
Na capital do estado de Massachusetts, segundo a determinação das autoridades, também está proibida a circulação de veículos nas ruas, assim como em todo o estado de Connecticut e em vários condados do estado de Nova York.
Previsões
A força da tempestade de neve começou a ser sentida no fim da noite de segunda-feira e acredita-se que a mesma poderá se prolongar até às 10h locais desta terça-feira (14h de Brasília), segundo as previsões meteorológicas.
Haverá ventos de até 40 km/h, com rajadas superiores aos 100 km/h, o que dará uma sensação de frio muito superior à temperatura real, que era de cerca de -3 graus centígrados em Nova York no fim da noite de segunda. A previsão é que o acúmulo de neve nas ruas da cidade chegue a cerca de 50 centímetros.
Atividades interrompidas
Desde ontem, os voos de toda a região começaram a ser cancelados, incluindo os do aeroporto mais importante da área, o JFK, de Nova York, e o de Newark, no estado vizinho de Nova Jersey.
De acordo com a imprensa local, estima-se que entre os dois dias, segunda e terça, serão cancelados cerca de 6,7 mil voos que deveriam chegar ou sair dos terminais aéreos do nordeste dos Estados Unidos.
A tempestade também provocou o adiamento de dois jogos da liga profissional de basquete do país, a NBA, que foram reprogramados. O New York Knicks enfrentaria o Sacramento Kings no Madison Square Garden, enquanto o Brooklyn Nets receberia o Portland Trail Blazers no Barclays Center.
A paralisação de muitas atividades da cidade afetou até a sede das Nações Unidas, que suspendeu reuniões e atos que estavam programados desde a tarde de segunda, incluindo um para lembrar o Holocausto judeu, que iria ocorrer nesta terça.
No entanto, não está previsto que as operações de Wall Street sejam interrompidas e o pregão da Bolsa de Valores de Nova York deverá funcionar normalmente

Comentários