Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 6, 2016

Maria

Julio Joege Lossio*

Maria Certa vez em Nova York, andava distraído pela 5a Avenida, quando de repente esbarrei numa jovem e os pacotes que ela levava caíram, se espalhando pela calçada. Imediatamente, comecei a ajudá-la a apanhar suas compras. Antes de balbuciar meu pedido de desculpas, nossos olhares se cruzaram e fiquei petrificado ao perceber, que a jovem era Maria. De pé, só nos olhávamos, pois não conseguíamos articular as palavras. O mesmo corpo escultural, vestido de forma elegante, simples e sem a ostentação que podia dar ao seu vestuário. As visões do passado começaram a passar na minha mente, projetadas por ”seus olhos castanhos de encantos tamanhos”, que nunca pude esquecer. Nosso primeiro encontro, e o nascer de uma empatia, que logo pela convivência de trabalho se transformou em paixão avassaladora e crepitante. Vivíamos como podíamos o presente e já falávamos de futuro, entre beijos e carícias que nos excitava, mas sabíamos conter nossos impulsos carnais, por respeito ao…

LIVRO - AO ENTARDECER: VICENTE LEAL DE ARAÚJO, MINISTRO APOSENTADO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Na manhã deste (05/07/2016), das mãos do amigo, ministro Vivente Leal, ganhei o belo livro, com o seguinte autógrafo: "Ao meu nobre amigo Geovane Saraiva, com a expressão maior da minha admiração e da minha estima". Ângelo Leal disse: Sentimentos de um homem que palmilhou os caminhos da sua vida profissional com grande sucesso, sintonizado, também, com as coisas simples do cotidiano, manifestação de afeto à sua terra natal e a sua gente. Fico feliz por ele ter presenteado o nosso querido padre Geovane Saraiva com um exemplar de O Entardecer.  Um abraço meu irmão Vicente Leal. Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Vicente Leal de Araújo.
O livro editado pela Le Calmon possui 225 páginas é um trabalho que ele qualifica como “gritos da alma”. “Enquanto ligado às obrigações dos cargos públicos, seja como militar, seja como juiz, não me sobrava tempo para o diletantismo do espírito. Livre dos deveres do ofício judicial, pensei em elaborar, sem prévio planejamento,…

ONG faz campanha sobre crianças desaparecidas inspirada em 'Procurando Dory'

O filme Procurando Dory estreou nos cinemas brasileiros no dia 30 de junho e retrata a história de Dory, que se perdeu de sua família e tenta reencontrá-la. Infelizmente, esse triste fato não existe só na ficção: Já são mais de 9 mil crianças desaparecidas no Brasil.
Por conta disso, a ONG Mães da Sé, em parceria com 20 salas de cinema em diversas cidades do País, realizou uma campanha para conscientizar os espectadores sobre esse problema. Num vídeo intitulado 'Procurando Nossos Filhos', que está sendo exibido antes do filme, o nome de Dory é substituído pelo nome das crianças desaparecidas, com fotos e informações sobre elas. Além disso, a dubladora de Dory, Maíra Góes, narra o vídeo. 
Além da campanha nos cinemas, a página do Facebook da instituição divulgou uma campanha aproveitando o recurso 360º da rede social, em que o usuário pode arrastar o vídeo e visualizar informações sobre os desaparecidos. A ONG foi criada em 1996 e já ajudou a encontrar mais de 4 mil pessoas.
Ag…

APLICATIVO DE ORAÇÕES DO PAPA SERÁ LANÇADO NO BRASIL

Foto: Click to Pray

SÃO PAULO, 05 Jul. 16 / 05:00 pm (ACI).- O aplicativo de orações Click to Pray será apresentado oficialmente no Brasil no dia 14 de julho, em São Paulo. Lançado em 2014 em Portugal pela Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração), o app já é utilizado por 440 mil pessoas no mundo e a expectativa é que este número aumente nos próximos anos.
O lançamento do Click to Pray no Brasil acontecerá no Salão da Igreja do Pateo do Collegio, às 9h, e contará com a presença do Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, Padre Frédéric Fornos.
Conforme declarou à Rádio Vaticano, o sacerdote virá ao Brasil “para ajudar a fazer conhecer este aplicativo oficial de oração do Papa Francisco e ajudar a rezar pelas grandes intenções que nos dá a cada mês”.
O aplicativo Click to Pray oferece três momentos breves de oração por dia, ajudando “a recordar, mesmo se por um pequeno momento, o essencial: a relação com o Senhor, a abertura do coração ao mundo de hoje”. Pe…

PAPA FRANCISCO RECEBE 200 POBRES E DOENTES: VOCÊS SÃO O TESOURO DA IGREJA!

Por Alvaro de Juana Papa saúda um casal que participou do encontro. Foto: Daniel Ibáñez / ACI Prensa
VATICANO, 06 Jul. 16 / 12:00 pm (ACI).- Na manhã desta quarta-feira, o Papa Francisco não celebrou a tradicional audiência pois serão retomadas em agosto depois de umas semanas de descanso. Mas, teve um comovedor encontro com 200 pobres, deficientes e doentes na Sala Paulo VI, e assegurou-lhes que eles são o tesouro da Igreja.
“A Igreja quis compartilhar a vossa condição e se fez, por amor, um de vocês, desprezado pelos homens, esquecidos, alguém que não conta”, disse.
Os doentes chegaram da França junto com o Cardeal Philippe Barbarin, Arcebispo de Lyon. Pertencem ao Movimento Quarto Mundo, que tem como objetivo principal ajudar estas pessoas e foi inspirado pelo sacerdote Joseph Wresinski, de quem o Pontífice falou durante o seu discurso.
No começo, algumas pessoas que estavam presentes deram seu testemunho e pediram a Francisco que a Igreja abra as portas aos pobres.
O Papa assinal…

DOM ALDO PAGOTTO: PERDÃO ÀS PESSOAS A QUEM EU TENHA FEITO SOFRER...

Papa aceita renúncia do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto 6 JULHO 2016 IGREJA E RELIGIÃO
Dom Aldo. Foto: ArqParaíba O Santo Padre Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da arquidiocese da Paraíba, apresentada por S. E. Mons. Aldo di Cillo Pagotto, S.S.S., em conformidade com o can. 401 § 2 do Código de Direito Canônico. De acordo com este número “Roga-se instantemente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia.”. Ao mesmo tempo, foi nomeado como administrador apostólico da Igreja particular o bispo emérito de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França. O arcebispo da Paraíba esteve sob investigações da Santa Sé que o tinha proibido de ordenar sacerdotes e novos seminaristas expulsos de outras dioceses acusados de abusos sexuais. No mesmo período, alguns sites e blogs brasileiros publicaram uma carta com graves acusações contra mons. Pagotto.…

Alimentos: lei obriga informar presença de lactose

A medida ainda aguarda regulamentação para detalhamento da norma.

O prazo para vigência da lei é de 180 dias a partir da publicação. Fabricantes de alimentos terão de indicar nos rótulos quando houver a presença de lactose nos produtos. A determinação está prevista na Lei 13.305, publicada nesta terça-feira (5) e que ainda precisa de regulamentação.
A lactose é um tipo de açúcar presente no leite e que muitas pessoas não conseguem digerir, o que causa mal-estar.
O dispositivo legal estabelece que os rótulos de alimentos que contenham lactose deverão indicar a presença da substância e ainda que alimentos cujo teor original de lactose tenha sido alterado deverão informar o teor de lactose remanescente. A medida ainda aguarda regulamentação para detalhamento da norma. O prazo para vigência da lei é de 180 dias a partir da publicação.
Alergênicos
Desde domingo (3) está em vigor norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê informações nos rótulos sobre a presença de s…

Maria Bethânia presta tributo aos grandes poetas e compositores

Cantora volta ao Rio Grande do Sul para apresentar, nesta quarta em Pelotas e sábado em Canoas, recital liricomusical "Bethânia e as palavras"  Por: Marcelo Perrone

Foto: Milet Meirelles Poesia é o ar que Maria Bethânia respira e canta. Desde o início da carreira, a ntérprete baiana estreitou no seu repertório a interação entre palavra e música, cantando versos de autores clássicos e contemporâneos com os quais compartilha percepções sobre a vida e os sentimentos. Depois de encerrar 2015 celebrando os 50 anos de uma das mais ricas trajetórias da música popular brasileira, com um espetáculo que percorreu o Brasil, Bethânia está agora focada no projeto literomusical que a traz novamente ao Rio Grande do Sul. Maria Bethânia: "O Brasil não merece outra ditadura"  Gonçalo M. Tavares é atração na 32ª Feira do Livro de Canoas
Nesta quarta em Pelotas e sábado em Canoas (veja mais informações abaixo), a artista apresenta o recital Bethânia e as palavras, desdobramento do proj…

ONG lança aplicativo que ajuda crianças a memorizar telefone dos pais

Da Agência Lusa Um aplicativo móvel - Remumber - que ajuda as crianças a memorizar o número de telefone dos pais, para que possam contactá-los em caso de emergência, está sendo lançado hoje em 15 países, entre eles Portugal. A ideia, desenvolvida pela organização não governamental (ONG) Missing Children Europe - a Federação Europeia para Desaparecidas e Exploradas Sexualmente - é que as crianças aprendam, por meio de “processo muito simples”, o número do telefone dos pais, usando-o como código de desbloqueio do seu smartphone ou tablet, explicou à agência Lusa Patrícia Cipriano, presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (APDC), parceira da federação europeia na divulgação desse aplicativo. Assim que as crianças estiverem habituadas a se lembrar dos seus códigos de bloqueio do dispositivo, por usá-los diariamente, a aplicação muda o código aleatoriamente para o número de telefone dos pais. “Hoje, já não é normal saber os números de telefone de cor, mas todas as cria…

Planos de saúde terão que pagar exames de Zika a partir de hoje

A partir de hoje (6), os planos de saúde terão que cobrir obrigatoriamente três exames de detecção do vírus Zika para públicos específicos. Os procedimentos deverão ser disponibilizados para gestantes, bebês de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus, bem como aos recém-nascidos com malformação congênita sugestivas de infecção pelo Zika. A escolha desses grupos levou em conta o risco de bebês nascerem com microcefalia devido à infecção da grávida pelo vírus durante a gestação. A microcefalia é uma malformação irreversível que pode comprometer o desenvolvimento da criança em diversos aspectos e vir associada, por exemplo, à surdez, a problemas de audição e no coração. A norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece que os planos têm que oferecer o PCR, indicado para a detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG, para verificar se a pessoa teve contato com o Zika em algum momento d…

Estatuto atualiza idade para educação infantil

A atualização do ECA está publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.

Educação infantil é a primeira etapa da educação básica. A idade máxima de cinco anos para o atendimento das crianças na creche e pré-escola foi atualizada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O ECA ainda previa o atendimento na educação infantil para crianças de 0 a 6 anos e estava desatualizado em relação à Constituição que, em 2006, estabeleceu a idade máxima de 5 anos para essa fase do ensino. A atualização do ECA está publicada na edição de hoje (5) do Diário Oficial da União.
A emenda constitucional 53, de dezembro de 2006, limitou a faixa etária para a educação infantil aos cinco anos de idade. A adaptação do ECA ao texto constitucional foi proposta por meio de projeto de lei.
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e abrange a creche e a pré-escola para as crianças de 0 a 5 anos. As outras fases do ensino básico são o ensino fundamental, dos 6 aos 14 anos, e o ensin…