Pular para o conteúdo principal

CINEMA: Um doce de gigante

A órfã Sofia viverá uma aventura ao lado de um gigante excluído de sua própria comunidade. Longa é inspirado em obra de Roald Dahl
Roald Dahl não costuma ser um nome muito falado. Apesar do pouco impacto que sua evocação provoca, o autor galês é responsável por obras fundamentais da literatura infanto-juvenil, algumas posteriormente adaptadas para filmes icônicos. Para citar os mais famosos, temos a história do jovem Charlie e seu bilhete dourado em A Fantástica Fábrica de Chocolate; a menina estranha que vira a vida de uma diretora do avesso em Matilda, ou a esperta raposa em busca de salvar seu lar, em As Aventuras do Senhor Raposo.
Mesmo não sendo conhecido como as histórias anteriores, O Bom Gigante Amigo é mais um longa que adapta uma importante obra do autor para as telas. Dirigido por Steven Spielberg, que completa 70 anos de vida em dezembro deste ano, o filme chega às salas brasileiras nesta quinta-feira. Nos Estados Unidos, a estreia ocorreu em junho, onde recebeu críticas mistas por parte dos fãs e da mídia especializada.
Na trama, Sofia vive em um orfanato, quando vê uma sombra enorme passar por sua janela. Assustada, procura se esconder, mas acaba capturada por um gigante, que de assustador possui apenas o tamanho. Com uma mente doce, a criatura é o único dos gigantes a se recusar a comer humanos, colocando-o como um excluído em sua própria comunidade. Juntos, os dois exploram o mundo e descobrem grandes valores na amizade. A criação do gigante foi realizada por meio de captura de movimentos, junto ao ator Mark Rylance, vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por Ponte de Espiões, suspense também dirigido por Spielberg.
A história do livro de Dahl já havia sido adaptada anteriormente, mas como filme de animação, em 1989.
FILMOGRAFIA 
A Fantástica Fábrica de Chocolate - 1971

Em uma promoção de Natal, o pobre Charlie consegue um bilhete dourado para visitar a fábrica de Willy Wonka.


Matilda - 1996

Clássico de reprises na televisão, as travessuras da personagem-título são lembradas com saudosismo por parte dos fãs brasileiros. 


O Fantástico Sr. Raposo - 2009
Com uma primorosa animação em stop-motion, o filme é uma das adaptações mais elogiadas do britânico.

O Povo

Comentários