Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 4, 2020

Anúncios Parceiro Magalu - Erigleissonevoce

Aniversários culturais de 2020

Imagem
Beethoven, Rafael, Fellini e Gustav Mahler são os destaques da cultura neste ano Neste ano, o mundo comemora os 250 anos do nascimento do grande músico Ludwig van Beethoven (Wikimedia) Lev Chaim* Ao escrever o seguinte nome: Ludwig van Beethoven, que reações e pensamentos estarei provocando nos meus leitores? Provavelmente, alguns sorrirão, relembrando suas memórias musicais, e outros reajam pensando: “Ah! Não. Esse aí não, eu não gosto de música clássica, não gosto de piano, não gosto de orquestra”. A minha proposta para os que não apreciam Beethoven é que experimentem algo novo, algo que talvez não tenham aprendido a apreciar. Para os que gostam, melhor ainda. Ao meu ver, Beethoven é uma caixinha de surpresas. Neste ano, o mundo comemora os 250 anos de nascimento deste, que para mim é um fabuloso compositor clássico, nascido na Alemanha, que nos deu de presente suas belas sonatas e outras composições de arrepiar o corpo inteiro. Em Bonn, cidade em que ele nasceu em 1770, será inaugura…

George Steiner, crítico literário, morre aos 90 anos

Imagem
O crítico literário francês George Steiner morreu nesta segunda-feira, 3, em sua casa em Cambridge, Inglaterra, aos 90 anos. As informações são do "New York Times" e foram confirmadas pelo filho de Steiner.
As críticas de Steiner, que também era ensaísta, escritor de ficção e professor, frequentemente lidam com o paradoxo do poder moral da literatura e sua impotência diante de um evento como o Holocausto. Ao lado de Harold Bloom, morto em outubro, ele argumentou em nome do cânone da arte ocidental e contra uma procissão de movimentos críticos, desde a Nova Crítica dos anos 50 até o pós-estruturalismo e a desconstrução da década de 1960, cujo advento ele previa em um ensaio inicial, "O Retiro da Palavra". A visão quase religiosa da literatura formou seu primeiro livro, o estudo comparativo Tolstoi ou Dostoiévski (1959), que leva o subtítulo "Um Ensaio na Antiga Crítica". "A velha crítica é gerada pela admiração", escreveu ele no primeiro capítulo…