Postagens

Mostrando postagens de Julho 26, 2017

Hoje, dia 26 de julho comemora-se o dia mundial dos avós. Para que serve um avô?

Imagem
Obrigada a todos os Vovôs e Vovós pela construção da linha de paisagem que possibilita o desenho de nossas vidas! Tenham todos um feliz (presencial ou saudoso) dia dos avós! (Pixabay)
Por Carolina Carneiro Lima*
Hoje, dia 26 de julho comemora-se o dia mundial dos avós e uma indagação me vem a mente: para que serve um avô?
Caso eu questione a um médico a resposta, com certeza, será sobre hereditariedade, cargas genéticas, traços fisionômicos e psicológicos.
Perguntando a um jurista, possivelmente, discorrerá sobre a responsabilidade e o poder familiar; podendo mencionar o legado de identidade e o vínculo de família existente nos sobrenomes (patronímicos).
Interpelando uma criança, provavelmente, a reflexão será aquela de que o ascendente é o único que, juntamente com o infante, infringe a regra capital que veda o consumo de guloseimas antes do almoço, sob pena de se perder o apetite! Ainda poderá completar que a aventura torna-se mais deliciosa porque, quando perpetrada com o avô, fica …

Autores da Flip discutem o legado contemporâneo de Lima Barreto

Imagem
Muitos dos temas de Lima Barreto seguem atuais e urgentes para a sociedade. Debate em 2016 com Gregorio Duvivier, Maria Ribeiro e Xico Sá. (André Conti/Flip)

A Festa Literária Internacional de Paraty abre nesta quarta, 26, sua 15.ª edição, dessa vez celebrando a vida e a obra de Lima Barreto. A mesa inaugural, Lima Barreto: Triste Visionário, leva o mesmo título da cuidadosa biografia que Lilia Moritz Schwarcz lançou recentemente - a historiadora faz a conferência de abertura acompanhada por Lázaro Ramos, que lerá trechos da obra do homenageado, com direção de cena de Felipe Hirsch. A mesa começa às 19h15, com transmissão ao vivo pelo site oficial da Flip. Em seguida, o pianista e compositor André Mehmari apresenta um trabalho inédito, a Suíte Policarpo, inspirado no mais famoso personagem criado por Barreto.
Na quinta-feira, às 12h, um painel debate o lugar do escritor no cânone da literatura brasileira. Na sexta, 28, também ao meio-dia, o caráter "moderno antes dos modernistas&q…

CNH terá versão eletrônica no smartphone a partir de fevereiro de 2018

Imagem
Com a mudança, quem esquecer o documento físico não estará mais sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar a CNH-e. Motoristas poderão portar apenas a versão eletrônica da CNH. (Pixabay)
A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação será realidade para todos os brasileiros condutores de veículos automotivos a partir de fevereiro de 2018. A inovação foi aprovada nesta terça-feira (25/7) pelo Conselho Nacional de Trânsito e funcionará por meio de aplicativo para smartphones que já está sendo testado.Com a mudança, quem esquecer o documento físico não estará mais sujeito a multa e pontos na carteira. Basta apresentar a CNH-e, que terá mesmo valor jurídico da impressa. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quem dirigir sem portar o licenciamento e a carteira de motorista poderá ser multado e ter seu veículo retido até a apresentação dos documentos. O Ministério das Cidades, responsável pelo projeto, informou, porém, que a habilitação impressa continuará sendo emit…

Ato em SP marca Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Imagem
Entre as pautas da mobilização estavam a luta contra o racismo, o feminicídio, o machismo, o ódio à população LGBT e contra a retirada de direitos. Ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra -Marcha das Mulheres Negras e Indígenas de São Paulo. (Paulo Pinto/Fotos Públicas)
Por Camila Maciel
As marcas da ancestralidade africana – no cabelo, na pele, nas cores e desenhos das roupas, no batuque dos tambores e na história de vida – fizeram parte da Marcha de Mulheres Negras e Indígenas que ocorreu nessa terça-feira (25) na capital paulista. O ato, que teve início na Praça Roosevelt, na Região Central, lembra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado nessa terça-feira. Entre as pautas da mobilização, apresentadas em manifesto, está a luta contra o racismo, o feminicídio, o machismo, o ódio à população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e contra a retirada de direitos.
“O racismo, por ser estruturante, nos …

Livro conta a trajetória de agricultor cearense que participou da 2ª Guerra Mundial

Imagem
Um sertanejo nascido em Itapipoca, no interior do Ceará, resolveu lançar uma obra com relatos que vão de 1921 a 2001, uma trajetória de 80 anos de vida. Dentre a sua caminhada, está o momento em que Antônio Simão do Nascimento, dentre outros feitos, “atendeu ao chamado da Pátria” em 1943, e vivenciou a experiência de seguir rumo à Segunda Guerra Mundial, na Itália. Ele é o protagonista da narrativa, contada, em parte, por ele mesmo e, em outra, pelos descendentes. O livro “Memórias do meu passado”, lançado este mês em Fortaleza, traz narrativas simples de um anônimo cearense participante de um dos mais intensos conflitos da história da humanidade. Escrita por ele mesmo, a obra foi repassada aos filhos e netos no ano de 2001, data em que foram comemorados os 80 anos do protagonista. Manuscritos feitos em um caderno e, posteriormente, digitalizados para chegar à família. Antônio Simão faleceu anos depois, em 2013. Para homenageá-lo e, mais ainda, como forma de auxiliar o acesso da soci…

Fortaleza recebe festival com grandes nomes da percussão

Imagem
Toninho Horta, Wagner Tiso e Zé Menezes estão entre as atrações do Festival Fortaleza Instrumental, que será realizado na sexta-feira, 28, e no sábado, 29 de julho, no Sesc Iracema. Em sua quarta edição, o Festival também recebe as apresentações de Marco Lobo, Marcos Suzano, Hoto Júnior, além dos grupos Caravana Cultural e a Orquestra Solar de Tambores. Com curadoria do produtor cultural Arnóbio Santiago, a programação do evento também terá oficinas temáticas, como a de Pandeiro Brasileiro, ministrada por Marcos Suzano; Ritmos Nordestinos, com Hoto Júnior e Ritmos Mineiros, com Marcus Lobo. Também serão ofertadas oficinas de práticas de maracatu e outros ritmos africanos, dirigidas por Marcelo Santos, Descartes Gadelha e pela Doutora em Música, Catherine Furtado, que também protagonizará o seminário que discutirá o ensino da percussão nas escolas públicas do Estado do Ceará. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas até o dia 27 de julho, das 9h30 às 15h30, na sede da Assoc…

27º Cine Ceará realiza curso de Cinema e Literatura, com inscrições gratuitas

Imagem
O curso “Cinema e Literatura - Uma Via de Mão Dupla” acontecerá de 7 a 11 de agosto no Instituto do Ceará e será destinado a estudantes de cinema, comunicação, letras e demais interessadosFoto: Divulgação / AssessoriaO curso será ministrado por José Geraldo Couto, jornalista e crítico de cinema A adaptação da obra literária para o cinema será abordada no curso “Cinema e Literatura - Uma Via de Mão Dupla” que acontece de 7 a 11 de agosto no Instituto do Ceará, como parte da programação do 27º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema. A atividade será conduzida pelo jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto, autor de artigos e ensaios para os livros O cinema dos anos 80 (Brasiliense) e Folha conta 100 anos de cinema (Imago). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, pelo site do festival: www.cineceara.com, até o dia 02 de agosto. O curso é dividido em cinco aulas que exploram temas como as dificuldades de adaptar autores que centram sua literatura na fo…

Projeto cearense representará o Brasil em torneio de empreendedorismo social em Londres

Imagem
Criado por alunos do IFCE-Iguatu, o programa foi o vencedor entre os 68 times participantes do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017 em premiação ocorrida na noite da última sexta-feira, dia 21, no Rio de JaneiroFoto: Divulgação / AssessoriaAlunos do projeto Mudas que irão representar o Brasil na Enactus World Cup, em Londres Ensinar a comunidade cearense a evitar o desperdício de alimentos por meio de palestras sobre a produção de frutas e hortaliças e a fabricação de bolos, polpas e doces é a proposta do Projeto Mudas. Criado por alunos do IFCE-Iguatu (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), o programa foi o vencedor entre os 68 times participantes do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2017 em premiação ocorrida na noite da última sexta-feira, dia 21, no Rio de Janeiro. O grupo será o representante brasileiro na Enactus World Cup, que acontece em setembro em Londres. O time foi um dos quatro brasileiros a receberem, este ano, o incentivo de US$ 5 mil cada d…

Ancine: 2016 registra recorde de público nos cinemas brasileiros

Imagem
Paulo Virgílio – Repórter da Agência Brasil Brasília - Os 142 filmes brasileiros lançados nos cinemas renderam o maior patamar de ingressos vendidos desde a década de 90Marcelo Camargo/Agência Brasil O ano de 2016 foi considerado excelente para os mercados de distribuição e exibição cinematográficas, pela Agência Nacional do Cinema (Ancine). Além do recorde de público de 184,3 milhões de espectadores e renda bruta de R$ 2,6 bilhões, dados da agência revelam também que 99,6% das salas de exibição no país já contavam com tecnologia digital de projeção no ano passado. As informações constam dos informes anuais publicados no site da Ancine e confirmam grande parte dos dados antecipados em janeiro por informe preliminar mostrando que em 2016 houve crescimento no número de bilhetes vendidos, recorde de lançamentos nacionais e conclusão do processo de digitalização das salas. De acordo com o Informe de Mercado de Distribuição em Salas de Exibição, os 142 filmes brasileiros lançados nos cinema…

Festa Literária Internacional de Paraty começa hoje e muda rotina da cidade

Imagem
Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil Há 15 anos a Festa Literária Internacional de Paraty leva cultura à cidadeTomaz Silva/Agência Brasil A cidade de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, sedia, a partir de hoje (26), a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A abertura será às 19h15, no Auditório da Matriz, com a mesa literária Lima Barreto: Triste Visionário. Com direção de cena de Felipe Hirsch, o ator e escritor Lázaro Ramos e a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz debaterão a vida e a obra do escritor carioca Afonso Henriques de Lima Barreto, homenageado deste ano pela Flip. O show de abertura, às 21h30, no Auditório da Praça,  estará a cargo do pianista André Mehmari, que vai executar a Suíte Policarpo, criada para o evento, inspirada no mundo de Policarpo Quaresma, personagem de Lima Barreto. Na avaliação da secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda, a Flip é “extremamente importante. São 15 anos que a cidade tem a festa literária. Nota-se u…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira