Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 21, 2016

Bienal do Livro de Brasília começa hoje e homenageia sociólogo português

Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil O diretor da 3ª bienal do Livro e da Leitura de Brasília, Nilson Rodriguesdivulgação/Bienal do Livro e da Literatura














A 3ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura, que começa hoje (21) em Brasília, vai homenagear o cientista social português Boaventura de Sousa Santos e a poetisa brasileira Adélia Prado. Ao longo de dez dias, o evento promoverá atividades com cerca de 120 escritores convidados, 100 sessões de autógrafos e lançamentos de livros, 80 sessões de contação de histórias, 40 apresentações teatrais, além de 10 shows musicais de artistas nacionais e do Distrito Federal. “É um grande movimento de fomento à leitura, um grande movimento de aproximação entre o público e os escritores”, explicou o coordenador geral da Bienal, Pedro Ortale, em entrevista à Rádio Nacional. “É um grande movimento de convergência da literatura em mesas de debates, seminários, palestras”. De acordo com a organização, estão confirmadas presenças de autores como a mexic…

Violência

Gonzaga Mota*
A violência, em todas as suas formas (física, ética, cultural, política, etc) tem se constituído no principal problema da humanidade. "Ahimsa" é um termo sânscrito, língua clássica da Índia, onde se busca a verdade ("Satyagraha") mediante a não violência. O principal ensinamento de Mahatma Gandhi foi o ativismo pacífico; não confundir com passividade. A filosofia gandhiana, além de rejeitar a violência, evidencia respeito total à vida. Ele lutou para combater o mal com o bem, chegando a amar aqueles que o odiavam. Por sua vez, lamentavelmente, muitas vezes, as sociedades organizadas não abrem mão dos seus  pseudo-direitos, motivando o egoísmo e, em consequência, gerando a violência. Alguns estudiosos admitem que o contrário do direito é a justiça. Cícero; político, jurista e filósofo, salientou: Summum jus - summa injuria (o supremo direito é a suprema injustiça). Aquele que reclama todos os seus direitos pessoais pode ser considerado um egoísta, um …

DESGRAÇA CONTINUA DANDO IBOPE

Grecianny Carvalho Cordeiro*
Espantada com a importância dada pela mídia a notícias ruins, escrevi um artigo intitulado “desgraça dá ibope”, onde procurei abordar a ênfase conferida aos dramas e às tragédias pelos noticiários televisivos, tendo por consequência uma excelente audiência.
Há bem pouco tempo, os programas policiais eram vistos com certa reticência por parte de um pequeno grupo de pessoas, a considerá-los de má qualidade, sempre a abordar a desgraça alheia com uma simplicidade quase afrontosa. E o pior, esses programas policiais eram exibidos justamente nos horários das refeições, onde a família costuma se reunir e travar um salutar diálogo, onde os pais procuram saber acerca do dia-a-dia do filho, do trabalho, enfim...
O que hoje se constata é que todos os noticiários televisivos, sem exceção, fazem a cobertura de matérias que relatam tragédias pessoais, crimes bárbaros, praticados em situações inusitadas, assassinatos, mortes, chacinas, estelionato, roubos, sequestros, estu…

Livros didáticos viram papel higiênico em depósito da prefeitura no Piauí

G1 Livros novos, de quase todas as disciplinas, estão abandonados em um depósito, onde também funciona uma oficina mecânica, da prefeitura de Miguel Alves, na região norte do Piauí. O material faz parte do Programa Nacional do Livro Didático e deveria ter sido distribuído e usado para a educação de jovens e adultos e também de estudantes com distorção de série e idade. Segundo secretário de educação, material está no local desde 2014 (Foto: Neyara Pinheiro/TV Clube) O secretário municipal de Educação, Jilton de França, afirmou que quando assumiu, em 2014, já encontrou os livros abandonados e que considerou que o material que estava defasado. “Os livros não são novos, os mesmo livros estão ai aguardando doação, são livros em desuso. Portanto, a prefeitura tomou a providência que é fazer um processo licitatório para ser destinado para instituição, por exemplo, que trabalha sem fins lucrativos para fazer reciclagem”, disse. Os livros estão espalhados pelo depósito, alguns exemplares estão que…

Mulheres que venceram o câncer viram heroínas em ensaio fotográfico

G1 A fotógrafa Mayne Rabello encontrou um jeito alegre e inspirador para falar sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa. Em um ensaio fotográfico em parceria com o Projeto Laços de Amizade, ela transformou 16 mulheres que venceram o câncer em heróinas. Com uniformes coloridos e poses divertidas, elas contam como venceram a doença. As capas - que tradicionalmente completam o uniforme dos heróis - neste caso, são os lenços usados pelas pacientes durante as sessões de quimioterapia. Silvana Zugaib, de Mogi das Cruzes, é uma das mulheres heroínas (Foto: Mayne Rabello/ Divulgação) A ideia surgiu quase que naturalmente, segundo a fotógrafa Mayne Rabello. "Eu já havia fotografado algumas pacientes em eventos no setor oncológico do hospital Luzia de Pinho Melo e depois no Parque Centenário [em Mogi das Cruzes]. Desta vez, quando a Francesca Valenti me chamou, eu sabia que não queria fazer algo muito clichê ou pesado. Meu trabalho sempre foi muito colorido, tenho muito figurino, então pen…

Bob Dylan reconhece Nobel em seu site, mas retira citação em seguida

O cantor e compositor americano Bob Dylan, de 75 anos, finalmente reconheceu o Prêmio Nobel de Literatura. Nesta quinta-feira (20), uma mensagem no site oficial do artista para divulgar do livro "The lyrics: 1961-2012" trazia o seguinte destaque, em letras maiúsculas: "Winner of the Nobel Prize in Literature" ("Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura"). A mensagem, porém, desapareceu horas depois. Sem explicação, foi substituída por um link para comprar a obra, que reúne letras do artista. A exclusão do texto aumentou o mistério em torno da atitude de Dylan diante do prêmio concedido em 13 de outubro. Desde que ele se tornou o primeiro músico a ser reconhecido com o Nobel de Literatura, especula-se que o artista pode recusar a distinção.  A mensagem desta quinta foi a primeira admissão pública do Nobel por parte de Dylan, cujo silêncio inquietou a própria Academia Sueca. O órgãodesistiu depois de várias tentativas de comunicar a distinção pessoalmente.
Essa fa…

Pedra de jade de 174 toneladas descoberta em Mianmar não pode ser extraída

Uma pedra de jade de 174 toneladas avaliada em milhões de dólares deverá permanecer por enquanto no lugar onde foi descoberta, em Mianmar, porque seus proprietários não dispõem do equipamento necessário para extraí-la. A pedra, de quase seis metros de comprimento, foi descoberta na semana passada por mineiros, enterrada a cerca de 60 metros de profundidade no interior de uma montanha no estado de Kachin, uma região do norte de Mianmar rica em jade. "Quando raspamos o canto da pedra vimos que era de muito boa qualidade", declarou o deputado local Tint Soe. "Mas a pedra não pode ser movida neste momento porque não há aqui uma máquina que possa fazê-lo e tampouco há uma estrada" apropriada, acrescentou. Apesar de que alguns chegaram a estimar o preço da pedra em mais de 170 milhões de dólares, Tint Soe considera que o valor é de aproximadamente 5,4 milhões. Mianmar produz a maioria das pedras de jade de boa qualidade do mundo. Trata-se de uma pedra semi-preciosa de cor ve…

Violação de direitos humanos no sistema carcerário é recorrente, aponta CNDH

O sistema prisional brasileiro, um dos maiores do mundo em população carcerária, é um ambiente de frequentes violações de direitos humanos. A avaliação está em levantamento apresentado nesta quinta-feira (20) pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) sobre os tipos de violações de direitos mais recorrentes no país. “O Brasil é o quarto país em população carcerária do mundo, tem um sistema prisional absolutamente violador de direitos, onde tortura e superlotação existem. O Estado admite facções dominando presídios, admite situações insalubres e é um país que ainda quer trancafiar a juventude”, disse a presidente do CNDH, Ivana Farina, referindo-se à tentativa de redução da maioridade penal que tramita no Congresso. Segundo ela, as violações de direitos humanos nos sistemas prisional e socioeducativo têm que ser uma preocupação nacional. Durante reunião ampliada em Brasília, conselheiros de 17 estados e do Distrito Federal levaram informações para compor um mapeamento e propor aç…

Papa Francisco não visitará o Brasil em 2017

(ACI).- Embora fosse muito aguardado pelos brasileiros, o Papa Francisco não poderá viajar ao Brasil em 2017, quando o país celebrará os 300 anos do encontro da imagem deNossa Senhora Aparecidano Rio Paraíba do Sul. A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à equipe da Canção Nova em Roma, após uma audiência com o Santo Padre. “Falamos do Ano Nacional Mariano que começou dia 12 de outubro e ele se interessou. Foi aí que entrou o assunto de Aparecida e ele nos disse que ano que vem não poderá ir a Aparecida, porque indo a Aparecida teria que ir na Argentina, Chile, Uruguai e não há condições porque esse ano suspendeu as visitas ad limina (a visita dos bispos), e ano que vem vai pegar as visitas que seriam deste ano e do próximo ano”, disse o vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger. Entretanto, segundo o secretário-geral da Conferência, Dom Leonardo Steiner, isso não significa que o Pontífice descarte uma segunda…

Anemia é um problema de saúde pública, diz ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde

O ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde, Gilberto Silva, admitiu esta semana que a anemia continua a ser um problema sério de saúde pública no país, depois de ter sido revelado um estudo que estima que 52 por cento das crianças com menos de cinco anos sofrem da doença. 
No documento, é referido que apesar de Cabo Verde ter registado «melhorias enormes», ter conseguido aumentar a produção de alimentos e a sua capacidade em fazer face a oscilações e crises, as vulnerabilidades ao nível da segurança alimentar e nutricional «continuam a ser grandes». 
O estudo revela ainda, que à semelhança de outros países em desenvolvimento, as estruturas alimentares assentam no elevado consumo de cereais, lípidos, leite e pescados. Em contrapartida, a carne continua com consumos muito baixos. 
«Os técnicos desta área são de opinião que Cabo Verde se encontra na face de transição nutricional onde coexistem situações de diminuição de desnutrição e um aumento do excesso de peso. Consequentement…

Simulados na internet e videoaulas ajudam estudantes que farão o Enem

Yara Aquino - Repórter da Agência Brasil Faltando 15 dias para o início do Enem, estudantes se preparam em casa ou em salas de aulaWILSON DIAS-ABR



















A duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes que se preparam em casa para a prova relatam ansiedade com a proximidade das provas e seguem rotinas de estudos que incluem videoaulas e simulados na internet e em projetos gratuitos. O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro e este ano soma 8,6 milhões de inscritos. Igor Ferreira Costa, 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola pública do município de Eusébio (CE) pela manhã, à tarde faz estágio e só tem tempo para estudar para o Enem à noite. Apesar do cansaço, ele consegue estudar entre três e quatro horas diárias para o exame. Igor está investindo no treino das redações. Escreve três por semana e uma corretora da escola onde estuda revisa os textos. Nos dias que não faz redação, se dedica a outras disciplinas. Os fins de semana também são preenchidos pelo …

Mamografia não aumenta o risco de câncer na tireoide, diz especialista

Cristiane de Oliveira - do Portal EBC Todo mês de outubro, o movimento Outubro Rosa chama atenção para a realidade atual do câncer de mama e para a importância do diagnóstico precoce pelo mundo. A campanha divulga a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Neste ano, no entanto, as mulheres foram aterrorizadas por um vídeo enviado via WhatsApp, e que também circula no Facebook, no qual uma mulher não identificada diz que os casos de câncer de tireoide em mulheres estariam aumentando devido à realização de mamografias e radiografias odontológicas. A mesma mulher também critica os profissionais de saúde que fazem esses exames por não oferecerem aos pacientes protetores de chumbo para a garganta, parte do corpo que abriga a glândula tireoide. Diante da polêmica surgida nas redes sociais e das dúvidas das mulheres se deveriam ou não fazer a mamografia preventiva, o Portal EBC conversou com o médico epidemiologista do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Sa…

Multa por farol desligado nas rodovias volta a ser aplicada

Em novembro, multa por farol desligado passará a ser de R$ 130,16Da redação, com agências Os veículos que trafegarem com o farol desligado, nas rodovias onde houver sinalização clara sobre o assunto poderão ser multados, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. O Denatran enviou nesta quarta-feira, 19, um ofício com o novo entendimento aos órgãos de trânsito locais, segundo informações do G1. A justiça havia suspendido a cobrança no dia 2 de setembro, com o argumento de que os motoristas poderiam confundir as rodovias com ruas e avenidas e neste caso, não poderia ser penalizados pela falta de sinalização clara das estradas. Mas, no último dia 7, o desembargador Carlos Moreira Alves, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), permitiu que a multa seja aplicada nos trechos onde houver a devida sinalização e que seja suspensa nos casos de dúvida. Atualmente, o valor da multa é de R$ 85,13, mas com o aumento dos valores, previsto para novembro, passará a ser de R$ 130,16. A lei so…

Escolas católicas realizam peregrinação nacional a Fátima

Sessão cultural «Pela arte até Maria» vai apresentar trabalhos dos alunos sobre as aparições e mensagem marianaFátima, 21 out 2016 (Ecclesia) – As escolas católicas de Portugal vão realizar hoje a terceira peregrinação ao Santuário de Fátima e apresentar na sessão cultural ‘Pela Arte até Maria’ trabalhos de diferentes comunidades educativas sobre o centenário das aparições. Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Serviço de Informação do Santuário de Fátima informa que cada escola católica foi convidada a apresentar até três trabalhos, numa ou mais expressões artísticas, ligadas às artes performativas, da música à dança e do teatro à literatura. Na sessão cultural desta tarde,  a partir das 14h00, no Centro Pastoral de Paulo VI, vão ser apresentados os quatro trabalhos que foram selecionados dos vários apresentados e que foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2015-2016. A moldura temática proposta para a iniciativa ‘Pela arte até Maria’, dirigida às escolas católicas, foram os ac…