Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 1, 2020

Sobre Anjos e Demônios

Há muito tempo, o homem vem se debatendo sobre questões religiosas e espirituais. E, movido por tais razões, impérios se ergueram e desabaram; igrejas se fortaleceram, enfraqueceram e se dilaceraram; conflitos armados foram e continuam sendo travados; guerras ideológicas se estenderam e ainda se estendem ao derredor do mundo; as intolerâncias, o fanatismo e as incompreensões acirram ainda mais as diferenças entre as pessoas... Mas o problema nunca foi a religião ou a crença, a fé ou o ceticismo, o ateísmo ou o fervor religioso, Deus ou o diabo. O problema sempre foi o homem em si, a sua essência, pois é ela que, cedo ou tarde, vem à tona e manifesta a sua verdadeira face. É nisso que penso enquanto acompanho pela mídia o caso envolvendo o homicídio do pastor Anderson, esposo da Deputada Flordelis. Também penso nisso ao lembrar do escândalo envolvendo o espírita João de Deus ou os casos de abuso sexual cometidos por membros da Igreja Católica, e tantos outros de que se tem notícia. Va…

Isabel Allende abrirá Feira de Porto Alegre, que terá edição on-line

Detalhes da programação serão divulgados no próximo dia 29 Isabel Allende | © Lori Barra Depois de fechar uma parceria com o Sebrae do Rio Grande do Sul para capacitar livreiros e editores e anunciar que a Feira do Livro de Porto Alegre acontecerá de forma totalmente on-line, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) começou a divulgar as novidades da 66ª edição do tradicional evento literário gaúcho marcado para acontecer de 30 de outubro a 15 de novembro. Como tema Janelas abertas para a praça, a Feira terá todas as suas atividades realizadas gratuitamente, com uma programação focada em discutir temas essenciais como a leitura, literatura, liberdade de expressão, pandemia, sustentabilidade e ciência. A CRL adiantou também que a autora chilena Isabel Allende fará a abertura da Feira, no dia 30 de outubro, às 18h. A programação completa será divulgada no próximo dia 29 em uma coletiva de imprensa. A programação do evento se dará em duas lives diárias, sempre às 18h e às 19h30. A curadori…

Santos do pau oco

O tempo dirá se uma árvore é boa ou má, à medida que formos conhecendo seus frutos A deputada federal Flordelis (PSD) fala sobre a morte de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em 25 de junho de 2019 (Fernando Frazão Ag.Brasil)
Tânia da Silva Mayer*
"Santo do pau oco", essa expressão é conhecida e utilizada por nós desde tempos longínquos. Utilizada, habitualmente, para designar pessoas dissimuladas ou fingidas, ela quer indicar um descompasso existente entre o que é aparente numa pessoas e o que ela realmente é em seu interior, em suas intenções. Conforme retoma a canção brasileira, "as aparências enganam".
No auge do ciclo do ouro, no Brasil do século 18, para fugir da taxação do ouro e de outras pedras preciosas, o que as pesquisas históricas indicam, parece ter havido a prática de contrabando desses artigos entre os senhores e até mesmo entre as pessoas escravizadas. E para que o ouro extraído não fosse taxado e sobre ele não fosse paga a quantia de um quinto…