Postagens

Mostrando postagens de Março 6, 2018

Gabriel García Márquez, o malabarista das palavras com o dom de escrever

Imagem
Gabriel García Márquez, o criador de obras clássicas e imprescindíveis como Cem Anos de SolidãoO Amor nos Tempos do CóleraNinguém Escreve ao CoronelO Outono do Patriarca e Crônica de uma Morte Anunciadase encontra no Olimpo da literatura universal por seu uso das palavras e sua capacidade descritiva, a meio caminho entre a fantasia, a realidade, o sonho, o mito e o desejo. Em um dia como hoje, em 6 de março de 1927, nasceu Gabriel José García Márquez, que depois se transformaria em Gabo para os amigos e admiradores. É a ele a homenagem desta terça-feira feita pelo Google, que se tornou um Doodle pelas mãos do desenhista gráfico Matthew Cruickshank. Esse autor universal, protagonista e maior expoente do interesse do mundo pela literatura hispano-americana, contribuiu decisivamente à projeção de numerosos escritores de grande qualidade, mas desconhecidos até então na América Hispânica. Foi marcado pelas palavras desde seu nascimento, já que seu nome deveria ter sido Olegario guian…

Museu da Fotografia de Fortaleza abre visitação gratuita no mês de aniversário

Imagem
Prestes a completar um ano de funcionamento, o Museu da Fotografia de Fortaleza recebe a partir do próximo dia 10 a exposição “Luz e Sombra”, do baiano Cristian Cravo. A mostra traz 29 imagens que retratam uma África monumental. Além da exposição, outras ações estão previstas para comemorar o primeiro aniversário do equipamento. Uma delas teve início neste fim de semana, com a gratuidade do acesso ao Museu nos sábados e domingos de março. A coordenadora do local, Fernanda Oliveira, também destaca as ações sociais desenvolvidas ao longo desse ano. Por mês, o Museu da Fotografia recebe cerca de 3 mil visitantes. Com 5 pavimentos, sendo 3 para exposições, o local abriga mais de 1.200 obras. É um verdadeiro tesouro em forma de fotografia, que fez o fortalezense estreitar ainda mais os lanços com o museu.
Serviço: O Museu da Fotografia está aberto para visitação de quarta a domingo, de 12h às 17h. O equipamento está localizado na Rua Frederico Borges, 545, Varjota.
Tribuna do Ceará

Patativa do Assaré segue vivo no artesanato de Juazeiro

Imagem
por Álbum de 1999 do xilógrafo José Lourenço traz 20 gravuras contando a história de Patativa do Assaré. (Fotos: Antonio Rodrigues)Juazeiro do Norte. Cerca de 100Km de Assaré, a figura de Patativa de Assaré também é muito presente na terra do Padre Cícero. O poeta está nos cordéis, xilogravuras e esculturas em dois dos principais pontos de artesanato do Município: o Centro de Cultura Popular Mestre Noza e a Lira Nordestina. Muitos turistas gostam e compram itens com o artista. Na Lira Nordestina, por exemplo, a vida dele foi tema de um álbum produzido pelo xilógrafo José Lourenço, em 1999. José o conheceu quando era jovem, trabalhando na impressão de cordéis, quando Patativa do Assaré visitava a Tipografia São Francisco, que depois, ele mesmo rebatizou de Lira Nordestina. Coleção ‘Os grandes nomes do Nordeste’ traz o poeta ao lado de Padre Cícero, Frei Damião, Luiz Gonzaga, Lampião e Antônio Conselheiro. Em 1998, voltou a conversar com o poeta em sua casa e pediu autori…

Saiba a verdadeira história da garota síria que sorri em foto compartilhada nas redes sociais

A foto de uma criança suja de poeira e aparentemente sozinha foi compartilhada por pessoas na internet com a informação de que ela estaria em um local de guerra na Síria e perdida. Na maioria dos posts, os usuários afirmavam que a menina era órfã e que estava abandonada, mas o que chamava atenção era o sorriso inocente da criança. Entretanto, a história compartilhada foi distorcida. Apesar de realmente estar na Síria, um país em guerra, o autor da foto Ahmad Al-Sabouni afirmou que a menina está bem e com a família.
De setembro de 2017, as fotos repercutiram e foram postadas atualmente fora de contexto. Na época, o fotógrafo compartilhou as fotos com um texto que falava de Deus e esperança, sem nunca ter informado sobre o estado da garota ou da família. Depois que as imagens viralizaram, Al-Sabouni publicou mais fotos da menina e confirmou que ela mora em uma parte segura a região com seus pais. “O nome da garota é Sidra, ela mora na cidade de Homs, que está sob o controle do governo …

Candidatos ao Fies já podem consultar resultados da seleção

Imagem
Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil O resultado da seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2018 já está disponível. A lista de pré-selecionados na chamada regular pode ser consultada no site do programa. De hoje (6) até quarta-feira (8), os candidatos pré-selecionados devem fazer a complementação da inscrição. Os estudantes que não forem pré-selecionados serão incluídos na lista de espera e poderão manifestar interesse até 30 de março. No caso dos estudantes inscritos pela modalidade P-Fies, a relação de selecionados sairá em 12 de março. Para esta edição, há 155 mil vagas disponíveis, das 310 mil previstas para serem abertas pelo Fies em 2018. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. O programa oferece uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. A primeira contempla alunos com renda familiar bruta, por pessoa, de até t…

Brasil lidera preparação da Declaração sobre Direito dos Afrodescendentes

Imagem
Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil Liderados pelo Brasil, representantes de países africanos, da América Latina e do Caribe estão preparando a Declaração das Nações Unidas sobre Direito dos Afrodescendentes. De acordo com o secretário nacional de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo, a inciativa faz parte da implementação da Década Internacional de Afrodescendentes. “Estamos dialogando para que essa declaração possa ser promulgada pelas Nações Unidas o mais breve possível”, disse.
O grupo deve se reunir em setembro para discutir os pontos da declaração. Com a Década Internacional de Afrodescendentes, entre 2015 e 2024, as Nações Unidas querem destacar a importante contribuição dada pelos afrodescendentes para a sociedade e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância.
Outra ação do Brasil, dentro dos compromissos da Década Internacional, será a 4ª Conferência Nacional de Promo…

“Papo de Mulher” fala sobre violência e transforma dor em cor

Imagem
Foto: Divulgação / Evento Mulheres sofrem com a violência todos os dias durante toda uma vida. Para compreender um pouco desse universo tão silencioso como maléfico, o Papo de Mulher – e todas as coisas que homens precisam saber – fala sobre os diversos tipos de violência contra a mulher! Porém, não basta apenas alertar sobre os inúmeros casos já existentes e as medidas a serem tomadas, é preciso olhar para ‘o depois’: o depois da agressão, o depois do abuso, o depois do estupro. É preciso reforçar que, apesar delas terem sido vítimas, elas não podem continuar sendo vítimas de si mesmas. Assim, há a necessidade de trabalhar as crenças de identidade, capacidade e merecimento, buscando romper as barreiras do preconceito, da vitimização, da culpa, da exclusão e do não merecimento, passando a se reconhecer como mulher, com sua história, com todas as suas potencialidades, com toda a sua força e a capacidade de contribuir de forma positiva para a mudança na vida de outras mulheres. Com esse…

Mais Visitadas

Babel: Primavera Literária Brasileira anuncia programação – agora também com autores estrangeiros

Um continente e sua escrita

Filme sobre Marighella é resposta artística a cenário político brasileiro, diz Wagner Moura

Nova edição de 'Grande Sertão: Veredas' deve atrair e formar novos leitores