Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2017

O QUE É PÓS-VERDADE?

Imagem
Estou estudando o adjetivo “pós-verdade” (post-truth), considerado pelos Dicionários Oxford, da Universidade de Oxford-Inglaterra, como a palavra do ano de 2016. A expressão pode ter sido criada em 1992 pelo sérvio Steve Tesish, dramaturgo. O que me alerta  é o dístico  da Oxford ser “Dominus illuminatio mea”, a nos remeter ao Salmo 27. Agora, ninguém nos ilumina.  Vejamos  o que o  dicionário  Oxford  diz sobre Pós-Verdade: “Um adjetivo que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm  menos influência em moldar a opinião pública do que o apelo à emoção e as crenças pessoais”.  Desejo historiar – audácia minha- acerca   desse fenômeno que se difundiu de forma exponencial  em camadas cultas, na área filosófica e na política de grandes jornais.  A aceleração  da divulgação da “pós-verdade” decorre das divulgações em todos os modais da Internet (e-mail, whatsaap, facebook, instagram, blog etc) e das mídias convencionais, que se renderam ao uso. Refleti, e resolvi pe…

Livro inspirado em notas inéditas de Mark Twain é lançado

Imagem
As anotações Mark Twain contava para suas filhas inspiram um novo livro infantil, "The Purloining of Prince Oleomargarine", que chega agora às livrarias americanas. inéditas de uma história que o escritor americano
O Museu Casa de Mark Twain, no Estado americano de Connecticut, espera que o lançamento ajude a disseminar a obra do autor entre novos leitores - e também gere recursos para a instituição sediada na residência do escritor, que não tem fins lucrativos. O livro tem como base as anotações que um pesquisador encontrou no arquivo de Twain, guardado na Universidade de Berkeley. Quando a instituição de ensino resolveu publicar a obra, seu reitor decidiu que o museu atuasse como agente literário. "Não é segredo que eles precisam de recursos. Se o livro vai render algo, Mark Twain aprovaria que esse dinheiro fosse para sua casa", disse o reitor. O livro conta a história de um menino que recebe, ao comer uma flor nascida de uma semente mágica, o dom de conversar …

Cantor Beto Barbosa é levado à delegacia após confusão

Imagem
O cantor Beto Barbosa foi preso após se envolver em uma confusão em um supermercado, na manhã desta sexta-feira, 27, na Praia de Iracema. Ele foi levado ao 2º Distrito Policial após suposta agressão contra dois funcionários e desacato a policiais. Um segurança do estabelecimento, que teria discutido com o cantor, também foi prestar depoimento.  Beto disse ao O POVO que na noite dessa quinta-feira, 26, comprou uma lata de leite para uma mulher em situação de rua que estava no entorno do supermercado.  O cantor teria tido uma discussão com o segurança do supermercado e, depois, recebeu um vinho do estabelecimento como "pedido de desculpas".  Nesta sexta, ele foi ao local ''para fazer compras'' e voltou a se envolver em uma discussão com a segurança do estabelecimento. A PM foi acionada para o local, e ele foi conduzido à delegacia algemado.
O procedimento foi feito pela delegada Roberta Bruno Frota, plantonista do 2º Distrito Policial, no Meireles. Ela disse q…

Miami se nega a ser 'cidade santuário' para imigrantes em situação ilegal

Imagem
A prefeitura de Miami-Dade, no estado da Flórida, ordenou nesta quinta-feira (26) às instituições penitenciárias que obedeçam ao presidente Donald Trump para limpar a reputação de "cidade santuário" para imigrantes em situação clandestina e não pôr em risco o ingresso de recursos federais. De acordo com o porta-voz da prefeitura, Michael Hernández, o prefeito republicano Carlos Giménez instruiu o Departamento Correcional "a honrar todas as solicitações de detenção de imigrantes recebidas pelo Departamento de Segurança Interna". Giménez tenta, com isso, angariar a simpatia do presidente Trump, depois que ele determinou, na quarta-feira, o corte de fundos federais para as cerca de 300 "cidades santuário" do país que se negam a prender e a contribuir para a deportação de imigrantes em situação irregular. As maiores "cidades santuário" do país - Nova York, Los Angeles e São Francisco - prometeram resistir e continuar protegendo os imigrantes, mas o…

O vídeo do momento: pai e filha cantam tema de Toy Story e emocionam a internet

Imagem
Ela só tem 4 aninhos e já conquistou milhões de fãs na internet. A menininha americana, Claire Ryann, dá um show de “fofurice” em seu canal no Youtube. Mas esta semana, a garota zerou a rede com seu último vídeo. Ela aparece com o pai interpretando a música You’ve Got a Friend in Me, tema do filme Toy Storyda Disney. O pai toca violão e começa cantando. Mas, quando Claire solta a sua voz doce, aos 55 segundos, é de arrepiar. Além de nos brindar com este momento de felicidade, o vídeo  traz uma mensagem importante: a presença do pai e seu apoio são fundamentais não só para formar cidadãos de bem, mas também para esculpir dons e talentos futuros.
Aleteia

Papa Francisco recebe Arnold Schwazenegger no Vaticano

Imagem
(ACI).- O famoso ator de origem austríaca e ex-governador da Califórnia (Estados Unidos), Arnold Schwarzenegger, encontrou-se no dia 25 de janeiro com o Papa Francisco depois da Audiência Geral realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano. Em sua conta pessoal no Twitter, Schwarzenegger expressou que “foi uma grande honra conhecer Sua Santidade o Papa Francisco. Sou um grande fã: é um grande líder para a Igreja e administrador para todas as criaturas de Deus”. View image on Twitter “Seu trabalho pelo meio ambiente me inspira e espero que possamos trabalhar juntos por uma energia limpa no futuro”, manifestou em outro tuíte. O protagonista da saga ‘O Exterminador do futuro’ e atualmente apresentador do programa ‘The Apprentice’, substituindo Donald Trump, participou da Audiência Geral acompanhado por sua noiva Heather Milligan e conversou brevemente com o Pontífice. O ator presenteou o Papa com um livro sobre a Califórnia, falou sobre seu trabalho pelo meio ambiente e, por sua vez, o Santo Padre …

MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu até domingo

Imagem
Sisu oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicasDa redação, com Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 29. O prazo estava previsto para terminar nesta sexta-feira, 27. O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira, 30. “Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas”, diz o comunicado do ministério. Até as 18h de ontem, foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário. Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O Sisu selecio…

Combate à mortalidade materna e neo-natal

Imagem
Cinquenta parteiras tradicionais, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e médicas participaram esta semana numa formação no município angolano de Viana, em Luanda. Promovida pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, a iniciativa foi um meio para «capacitar as parteiras na prestação dos cuidados aos recém-nascidos e às mulheres».

Na abertura do seminário, Helena Vaz de Almeida, Administradora Municipal Adjunta para a Área Política Social e das Comunidades, salientou que «apesar dos esforços realizados para melhorar a saúde materno-infantil, Angola ainda possui altas taxas de mortalidade materna e neo-natal».

«Perto de metade destas mortes ocorre nas casas e esta situação faz com que seja importante envolver líderes e prestadores de cuidados de saúde, em especial as parteiras tradicionais, em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças», evidenciou e responsável.

Helena de Almeida destacou que as parteiras «devem apoiar o encaminhamento das mul…

Areias Sagradas de Damasco

Imagem
Padre Geovane Saraiva*

Como é maravilhoso recordar o apóstolo Paulo, no dia em que a Igreja celebra sua conversão, em 25 de janeiro. Missionário insuperável, não conviveu pessoalmente com seu Mestre e Senhor. No início, de perseguidor ferrenho da Igreja e dos cristãos, abraçou a fé na viagem para Damasco, que se deu no ápice da luminosidade do Sol, transformando-o por completo, na viagem, encontrando-se nas areias daquele caminho, já perto de Damasco. “Foi pelo meio-dia que, de repente, uma grande luz vinda do céu brilhou ao redor de mim”[1].

Paulo quer nos ensinar que as circunstâncias são as mais diversas para sermos chamados a abraçar a proposta do reino, afastando-nos das trevas do erro, as quais persistem em perseguir a humanidade. Temos como expressão maior o Evangelho vivo, no exemplo claro, terno e generoso que vem do jovem Saulo de Tarso, ao tornar-se seguidor e discípulo fiel de Jesus, o Nazareno, a partir do sinal luminoso, no episódio da queda nas areias, no caminho de Dam…

Mais Visitadas

Espírito Santo: Dom Pascal

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil

PRESIDENTE DE PORTUGAL FELICITA CHICO BUARQUE POR PRÊMIO CAMÕES DE LITERATURA