Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 27, 2017

O QUE É PÓS-VERDADE?

Estou estudando o adjetivo “pós-verdade” (post-truth), considerado pelos Dicionários Oxford, da Universidade de Oxford-Inglaterra, como a palavra do ano de 2016. A expressão pode ter sido criada em 1992 pelo sérvio Steve Tesish, dramaturgo. O que me alerta  é o dístico  da Oxford ser “Dominus illuminatio mea”, a nos remeter ao Salmo 27. Agora, ninguém nos ilumina.  Vejamos  o que o  dicionário  Oxford  diz sobre Pós-Verdade: “Um adjetivo que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm  menos influência em moldar a opinião pública do que o apelo à emoção e as crenças pessoais”.  Desejo historiar – audácia minha- acerca   desse fenômeno que se difundiu de forma exponencial  em camadas cultas, na área filosófica e na política de grandes jornais.  A aceleração  da divulgação da “pós-verdade” decorre das divulgações em todos os modais da Internet (e-mail, whatsaap, facebook, instagram, blog etc) e das mídias convencionais, que se renderam ao uso. Refleti, e resolvi pe…

Livro inspirado em notas inéditas de Mark Twain é lançado

As anotações Mark Twain contava para suas filhas inspiram um novo livro infantil, "The Purloining of Prince Oleomargarine", que chega agora às livrarias americanas. inéditas de uma história que o escritor americano
O Museu Casa de Mark Twain, no Estado americano de Connecticut, espera que o lançamento ajude a disseminar a obra do autor entre novos leitores - e também gere recursos para a instituição sediada na residência do escritor, que não tem fins lucrativos. O livro tem como base as anotações que um pesquisador encontrou no arquivo de Twain, guardado na Universidade de Berkeley. Quando a instituição de ensino resolveu publicar a obra, seu reitor decidiu que o museu atuasse como agente literário. "Não é segredo que eles precisam de recursos. Se o livro vai render algo, Mark Twain aprovaria que esse dinheiro fosse para sua casa", disse o reitor. O livro conta a história de um menino que recebe, ao comer uma flor nascida de uma semente mágica, o dom de conversar …

Cantor Beto Barbosa é levado à delegacia após confusão

O cantor Beto Barbosa foi preso após se envolver em uma confusão em um supermercado, na manhã desta sexta-feira, 27, na Praia de Iracema. Ele foi levado ao 2º Distrito Policial após suposta agressão contra dois funcionários e desacato a policiais. Um segurança do estabelecimento, que teria discutido com o cantor, também foi prestar depoimento.  Beto disse ao O POVO que na noite dessa quinta-feira, 26, comprou uma lata de leite para uma mulher em situação de rua que estava no entorno do supermercado.  O cantor teria tido uma discussão com o segurança do supermercado e, depois, recebeu um vinho do estabelecimento como "pedido de desculpas".  Nesta sexta, ele foi ao local ''para fazer compras'' e voltou a se envolver em uma discussão com a segurança do estabelecimento. A PM foi acionada para o local, e ele foi conduzido à delegacia algemado.
O procedimento foi feito pela delegada Roberta Bruno Frota, plantonista do 2º Distrito Policial, no Meireles. Ela disse q…

Miami se nega a ser 'cidade santuário' para imigrantes em situação ilegal

A prefeitura de Miami-Dade, no estado da Flórida, ordenou nesta quinta-feira (26) às instituições penitenciárias que obedeçam ao presidente Donald Trump para limpar a reputação de "cidade santuário" para imigrantes em situação clandestina e não pôr em risco o ingresso de recursos federais. De acordo com o porta-voz da prefeitura, Michael Hernández, o prefeito republicano Carlos Giménez instruiu o Departamento Correcional "a honrar todas as solicitações de detenção de imigrantes recebidas pelo Departamento de Segurança Interna". Giménez tenta, com isso, angariar a simpatia do presidente Trump, depois que ele determinou, na quarta-feira, o corte de fundos federais para as cerca de 300 "cidades santuário" do país que se negam a prender e a contribuir para a deportação de imigrantes em situação irregular. As maiores "cidades santuário" do país - Nova York, Los Angeles e São Francisco - prometeram resistir e continuar protegendo os imigrantes, mas o…

O vídeo do momento: pai e filha cantam tema de Toy Story e emocionam a internet

Ela só tem 4 aninhos e já conquistou milhões de fãs na internet. A menininha americana, Claire Ryann, dá um show de “fofurice” em seu canal no Youtube. Mas esta semana, a garota zerou a rede com seu último vídeo. Ela aparece com o pai interpretando a música You’ve Got a Friend in Me, tema do filme Toy Storyda Disney. O pai toca violão e começa cantando. Mas, quando Claire solta a sua voz doce, aos 55 segundos, é de arrepiar. Além de nos brindar com este momento de felicidade, o vídeo  traz uma mensagem importante: a presença do pai e seu apoio são fundamentais não só para formar cidadãos de bem, mas também para esculpir dons e talentos futuros.
Aleteia

Papa Francisco recebe Arnold Schwazenegger no Vaticano

(ACI).- O famoso ator de origem austríaca e ex-governador da Califórnia (Estados Unidos), Arnold Schwarzenegger, encontrou-se no dia 25 de janeiro com o Papa Francisco depois da Audiência Geral realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano. Em sua conta pessoal no Twitter, Schwarzenegger expressou que “foi uma grande honra conhecer Sua Santidade o Papa Francisco. Sou um grande fã: é um grande líder para a Igreja e administrador para todas as criaturas de Deus”. View image on Twitter “Seu trabalho pelo meio ambiente me inspira e espero que possamos trabalhar juntos por uma energia limpa no futuro”, manifestou em outro tuíte. O protagonista da saga ‘O Exterminador do futuro’ e atualmente apresentador do programa ‘The Apprentice’, substituindo Donald Trump, participou da Audiência Geral acompanhado por sua noiva Heather Milligan e conversou brevemente com o Pontífice. O ator presenteou o Papa com um livro sobre a Califórnia, falou sobre seu trabalho pelo meio ambiente e, por sua vez, o Santo Padre …

MEC prorroga prazo de inscrição do Sisu até domingo

Sisu oferece 238.397 vagas em 131 instituições públicasDa redação, com Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) prorrogou as inscrições dos estudantes no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até as 23h59 do próximo domingo, 29. O prazo estava previsto para terminar nesta sexta-feira, 27. O ministério decidiu prorrogar após estudantes terem relatado dificuldades para acessar o sistema. O resultado está mantido para segunda-feira, 30. “Em atenção aos estudantes, que manifestaram o pedido, e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas”, diz o comunicado do ministério. Até as 18h de ontem, foram registrados 2.090.451 inscritos e 4.033.178 inscrições. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso universitário. Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais. O Sisu selecio…

Combate à mortalidade materna e neo-natal

Cinquenta parteiras tradicionais, representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e médicas participaram esta semana numa formação no município angolano de Viana, em Luanda. Promovida pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, a iniciativa foi um meio para «capacitar as parteiras na prestação dos cuidados aos recém-nascidos e às mulheres».

Na abertura do seminário, Helena Vaz de Almeida, Administradora Municipal Adjunta para a Área Política Social e das Comunidades, salientou que «apesar dos esforços realizados para melhorar a saúde materno-infantil, Angola ainda possui altas taxas de mortalidade materna e neo-natal».

«Perto de metade destas mortes ocorre nas casas e esta situação faz com que seja importante envolver líderes e prestadores de cuidados de saúde, em especial as parteiras tradicionais, em ações de promoção da saúde e prevenção de doenças», evidenciou e responsável.

Helena de Almeida destacou que as parteiras «devem apoiar o encaminhamento das mul…

Areias Sagradas de Damasco

Padre Geovane Saraiva*

Como é maravilhoso recordar o apóstolo Paulo, no dia em que a Igreja celebra sua conversão, em 25 de janeiro. Missionário insuperável, não conviveu pessoalmente com seu Mestre e Senhor. No início, de perseguidor ferrenho da Igreja e dos cristãos, abraçou a fé na viagem para Damasco, que se deu no ápice da luminosidade do Sol, transformando-o por completo, na viagem, encontrando-se nas areias daquele caminho, já perto de Damasco. “Foi pelo meio-dia que, de repente, uma grande luz vinda do céu brilhou ao redor de mim”[1].

Paulo quer nos ensinar que as circunstâncias são as mais diversas para sermos chamados a abraçar a proposta do reino, afastando-nos das trevas do erro, as quais persistem em perseguir a humanidade. Temos como expressão maior o Evangelho vivo, no exemplo claro, terno e generoso que vem do jovem Saulo de Tarso, ao tornar-se seguidor e discípulo fiel de Jesus, o Nazareno, a partir do sinal luminoso, no episódio da queda nas areias, no caminho de Dam…