Postagens

Mostrando postagens de Abril 18, 2016

PROJETO O CORDEL SEM CORDÃO, UM FOLHETO EM CADA MÃO ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DO CEARÁ

Imagem
Luis Carlos Rolim de Castro - Lucarocas*

Como intuito de melhor difundir a Literatura Popular Brasileira – LITERATURA DE CORDEL - nas escolas públicas do nosso estado, estamos desenvolvendo o Projeto O Cordel sem Cordão, um Folheto em Cada Mão que disponibilizará, GRATUITAMENTE, para a escola um quite com os seguintes itens: Um manual “Introdução à Feitura do Cordel”, Um folheto de Cordel intitulado “O Cordel de A a Z, os Apontares do Fazer” que servirá como apoio para quem se interessar em produzir Cordel, um Cordel intitulado “Eu Sou” que mostra a trajetória poética do Poeta Lucarocas, um cordel sobre Leandro Gomes de Barros, considerado o pai do, e mais sete folhetos de títulos diferentes.
            O material enviado será destinado à biblioteca da escola e servirá de suporte para os professores que queiram desenvolver projetos sobre a Literatura de Cordel.             Este projeto é uma iniciativa do Professor, Poeta e Comunicólogo Lucarocas (ver currículo em anexo).

MANOEL DE BARROS E A ECOTEOLOGIA DAS INSIGNIFICÂNCIAS

Imagem
domtotal.com
É urgente que nos conscientizemos da importância por esta Casa comum. Por Felipe Magalhães Francisco* “Crescei, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a; dominai os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem sobre a terra” (Gn 1,28). Essa bênção dada pelo Criador aos primeiros homem e mulher criados, e narrada pelo Gênesis, foi, por muito tempo, usada pelos defensores de causas ambientais como argumento a criticar a posição cristã de não combate aos abusos humanos contra a natureza. Verdadeira ou não, essa crítica hoje se faria injusta. Há um real esforço pela defesa da criação, por parte das instituições religiosas atualmente. O exemplo mais explícito disso é a figura do Papa Francisco, em consonância com tantos organismos religiosos ou não, trazendo à reflexão a importância da questão ambiental. Importante destacar que essa reflexão ecológica, bem como as ações que dela decorrem, faz justiça ao verdadeiro sentido da bênção dada pelo Criador: o convi…

FOTOS: JÁ SÃO 6 AS IGREJAS CATÓLICAS DESTRUÍDAS NO CHILE EM 2016

Imagem
Por Giselle Vargas e Bárbara Bustamante
Incêndio de igreja no Chile / Arquidiocese Concepção
SANTIAGO, 18 Abr. 16 / 08:00 am (ACI).- Somente durante este ano, seis igrejas católicas e dois templos evangélicos foram destruídos por ocasião do intenso conflito mapuche ocorrido na região sul do Chile.
O último ataque ocorreu na madrugada do dia 12 de abril, na capela da Assunção da Virgem Maria, na cidade de Cañete, onde um grupo de indivíduos ficou completamente queimado.
Nesse mesmo momento, denunciaram o incêndio em uma cabana particular a 43 quilômetros de distância do templo.
O sacerdote encarregado da capela, Pe. Oscar García, comentou à AraucoTV que quando há uma atitude como esta “é o mal o que prevalece na mente”, por isso “temos que continuar procurando o bem e a paz de todos os cidadãos”.
Dom Fernando Chomali, Arcebispo de Concepción – arquidiocese à qual pertence a capela – lamentou o ataque e exortou a “dizer não à violência” para “abrir caminhos de diálogo”.
O Prelado pediu …

PAPA: QUEM SEGUE JESUS NÃO ERRA, NÃO CONFIAR EM VIDENTES E CARTOMANTES

Imagem
2016-04-18 Rádio Vaticana

A porta, o caminho e a voz. O Pontífice se inspirou no Evangelho do dia – quase um “eco” do trecho sobre o Bom Pastor – para comentar três realidades determinantes para a vida do cristão. Antes de tudo, observou, Jesus adverte que “quem não entra no redil das ovelhas pela porta é um ladrão e salteador”. Cristo é a porta. Não existe outra, afirmou Francisco.
“Jesus – prosseguiu ele – sempre falava para as pessoas com imagens simples: toda aquela gente conhecia como era a vida de um pastor, porque a via todos os dias”. E entenderam que “se entra no redil das ovelhas somente pela porta”. Os que querem entrar por outra parte, pelo contrário, são delinquentes:
“O senhor fala tão claro. Não se pode entrar na vida eterna por outra porta que não seja A porta, isto é, Jesus. É a porta da nossa vida e não somente da vida eterna, mas também da nossa vida quotidiana. Esta decisão, por exemplo, eu a tomo em nome de Jesus ou a tomo – digamos numa linguagem simples – de con…

FORTALEZA - PASCOM: DA REGIÃO NOSSA SENHORA DOS PRAZERES REALIZA FORMAÇÃO SOBRE TEOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Imagem
A Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Região Episcopal Nossa Senhora dos Prazeres promoveu uma manhã de formação para os agentes da Pascom de suas Paróquias e Áreas Pastorais neste sábado, dia 16 de abril, na sede da Região no Parque Guadalajara.  Os agentes estudaram o capítulo II do Diretório de Comunicação da Igreja do Brasil – Doc. 99 da CNBB: Sobre a Teologia da Comunicação.  O objetivo  foi proporcionar a vivência e a espiritualidade do comunicador na vida pessoal para que as ações comunicativas sejam coerentes com aquilo em que se acredita e realiza nas comunidades.                O encontro foi orientado pelo comunicador Narieudes Lima, acadêmico em Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza, ex coordenador da Pascom  REM. Nossa Senhora dos Prazeres, Coordenador e Fundador doa Obra Catequizarte, jovem setorial do EJC da REM Nossa Senhora dos Prazeres. No estudo os agentes aprofundaram-se na espiritualidade e na doutrina da Igreja sobre a teologia na comunicação. “A beleza e …

POLÔNIA VIVE ÚLTIMOS DIAS DE PEREGRINAÇÃO DE CRUZ E ÍCONE EM PREPARAÇÃO À JMJ 2016

Imagem
Denise Claro
Da redação Cruz e Ícone de Nossa Senhora peregrinam em toda a Polônia e Leste Europeu./ Foto: Site JMJ2016 A Polônia vive seus últimos dias em preparação à Jornada Mundial da Juventude 2016, que será realizada em Cracóvia. Dentre as atividades, está o final da peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora pela região, símbolos que acompanham os jovens participantes das jornadas. A Cruz e o Ícone foram dados aos jovens por João Paulo II, em diferentes momentos. Desde então, durante a Jornada, permanecem no palco dos atos centrais do evento. A peregrinação dos símbolos da JMJ é um dos elementos mais importantes de preparação do país que acolherá a Jornada Mundial da Juventude. Os símbolos, no período entre jornadas, peregrinam de diocese em diocese do próximo país sede. Visitam Igrejas, penitenciárias, escolas, hospitais, e onde mais se fizer necessário. No dia 13 de abril de 2014, ao final da Missa de Ramos, no Vaticano, jovens do Brasil (país sede da última JMJ) entregaram a…

Mais Visitadas

Jesus não precisava ser batizado

A verdadeira estrela

Filmes se destacam por mostrar a vida de mulheres ligadas à literatura

"Harry Potter" ajuda a salvar histórica Livraria Lello, em Portugal