Postagens

Mostrando postagens de Março 22, 2019

Tino Freitas celebra 10 anos na literatura infantil e lança 'A Tromba'

Imagem
O livro, em forma de lenga-lenga, é, também, uma carta enigmática. Lançamento ocorre neste sábado (23/3), no Gentil Café, na 410 Sul
Em comemoração aos seus 10 anos de literatura infantil, o escritor Tino Freitas lança A Tromba (Ed. Casa Baba Yaga), parceria com Débora Barbieri. O livro mistura poesia, lenga-lenga e carta enigmática num projeto gráfico que brinca e dá ritmo à narrativa. No evento, o autor apresentará um pocket show com músicas e histórias para pais e filhos, no próximo sábado (23/3), a partir das 16h, no Gentil Café.
O lançamento do livro-brinquedo oferecerá atrações que envolvem toda a família, com músicas e a leitura interativa de A Tromba.
A obra narra o surgimento de uma misteriosa tromba na cara do Tio Zé, personagem brincante dessa história. A leitura propõe um jogo em que a linha do texto reúne palavras e imagens que, juntas, formam a frase (características da Carta enigmática) tendo como base uma lenga-lenga - um texto construído com frases curtas, que geralm…

Qual o caminho?

Imagem
Por Gonzaga Mota - Professor aposentado da UFC
No momento atual, fatores como a globalização perversa; a busca do poder pelo poder, não respeitando os princípios éticos; o fundamentalismo religioso; o corporativismo autoritário; o capitalismo selvagem; os estelionatos eleitorais e administrativos; dentre outros, estão conduzindo nações ricas, emergentes e pobres para uma crise que abrange aspectos morais, de desesperança, de injustiça, de violência, etc. Para onde vamos? O que queremos? Eis as grandes questões.  Se o avanço científico e tecnológico, para certos segmentos da humanidade proporciona melhores condições de vida, para outros não acontece o mesmo. Não somos contra o progresso, todavia não concordamos quando, em consequência, ocorre uma expansão no número de pessoas excluídas e oprimidas. Tais inquietações nos lembram Santo Tomás de Aquino: “Há homens cuja fraqueza de inteligência não lhes permite ir além das coisas corpóreas”. Precisamos pensar no futuro. A crise mundial é c…

O valor da honestidade

Imagem
A honestidade tornou-se um requisito desejado e desejável em todas as áreas vitais À primeira vista, o conceito de honestidade parece bastante simples. Tudo o que você precisa fazer é dizer a verdade e agir com retidão em todas as situações. Então, por que pessoas sinceras justificam a distorção da verdade em certas situações? Existem inúmeras situações que muito rapidamente testarão nossa determinação de ser completamente honestos. Podemos nos recordar da nossa infância quando queríamos evitar ser punidosO medo leva as crianças a mentir em um esforço para evitar consequências que sejam consideradas negativas. Desta forma, a mentira é apresentada como menos dolorosa do que a honestidade, pelo menos aparentemente. “Justificativas” da falta de honestidade Além de evitar as consequências de nossas ações, existem mais razões pelas quais supostamente “valeria a pena” não ser inteiramente honesto: Não prejudicar os sentimentos de alguém ou seu orgulho.Evitar que outros pensem mal de nós.Me…

Mais Visitadas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

O Natal em Natal (RN), a capital potiguar fundada em 25 de dezembro de 1599

Espírito Santo: Dom Pascal

Escritora portuguesa constrói alegoria sobre passado e presente do Brasil