Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2018

Festival literário Flink Sampa abre espaço para o diálogo

Na véspera do Dia da Consciência Negra, evento abre sua 6ª edição em homenagem a Conceição Evaristo e reúne autores brasileiros e estrangeiros Quando o Brasil foi homenageado na Feira de Frankfurt, em 2013, Paulo Lins era o único autor negro na comitiva oficial. À época, a então ministra Marta Suplicy justificou dizendo que não havia muitos autores negros no Brasil. A história é relembrada agora pelo escritor e crítico Tom Farias para explicar o contexto da criação da Flink Sampa, um festival literário que surge como resposta à fala da ministra e também para dar voz a uma vasta e rica produção. Com a presença de autores afrodescendentes e de escritores africanos, a Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra abre nesta segunda, 19, sua 6.ª edição. Este ano, ela será realizada na Faculdade Zumbi dos Palmares até quarta, 21, e contará com atrações para todas as idades – de debates literários e contação de histórias a shows, exibição de filmes e venda de livros. A es…

"Pai, por que você é marrom?"

Não há, neste mundo, consciência de cor sem choque de realidade Por Melquíades Júnior,

Qualquer pergunta que os nossos filhos façam será uma surpresa, mesmo quando acreditamos prevê-la. Toda pergunta inocente é, por isso mesmo, carregada de sentido. Após reconhecer as cores, e me encontrar nelas, Lis revela em palavras uma percepção de mundo e, então, aos quatro anos de idade, abre questão. Uma que muitos anos antes abri.
Algumas questões torcemos que os filhos não façam, e pensarmos assim pode revelar do que tentamos fugir. Mas aqui foi o contrário. Responder sobre o que já me perguntei traz alívio - momentâneo, já que conhecer-se é infinito.
Porque na epopeia pelo autoconhecimento não basta que eu saiba quem sou, mas que cor sou. A indagação de Lis veio com a constatação do diferente - afinal, não perguntou por que ela própria não era marrom. Naturalmente.
Na adolescência, portanto com mais idade que minha filha, perguntei-me do marrom, ou me…

Dia da consciência negra: quando o luto é luta

As estatísticas seguem duras e nada animadoras. Somente na última década, a taxa de homicídios de negros - pretos e pardos - cresceu 23%, de acordo com dados do Atlas da Violência. "Histórias, registros/ Escritos/ Não é conto/ Nem fábula/ Lenda ou mito" já sentenciavam, em 2002, os versos de Negro Drama (Racionais MCs). Por outro lado, "a carne mais barata do mercado" é a mesma que tem demonstrado força ímpar no combate ao racismo e à intolerância, sobretudo religiosa, e ao tornar-se pauta em diversas áreas, especialmente relacionadas à arte. 2018 foi, sim, um ano de perdas - como a da deputada carioca Marielle Franco -, mas também de produções como Pantera Negra, de Childish Gambino (do clipe This is America), de Rincon Sapiência, Iza, Luedji Luna, Elza Soares (Deus é mulher) e quem mais soube ser a própria história.
"Tenho acreditado cada vez mais que estamos nos fortalecendo e caminhando de forma mais articulada. É perceptível que movimentos e ações estão s…

Unesco: quanto mais pobre é o país, maior gasto familiar com educação

Em alguns países, particularmente os mais pobres, como El Salvador, os gastos das famílias chegam a 50% do total do custo da educação. Na medida em que se torna necessário contar com o orçamento das famílias para pagar a conta da educação, a chance de que pessoas sejam excluídas do sistema educacional aumenta. (Pixabay)
Relatório de Monitoramento Global da Educação 2019 (GEM 2019), divulgado nessa terça-feira (19) na Alemanha pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostra que quanto mais pobre é o país, geralmente maior é a contribuição das famílias na educação.
Na média global, as famílias ficam com um quinto da conta dos gastos em educação. Mas, em alguns países, particularmente os mais pobres, como El Salvador, os gastos das famílias chegam a 50% do total do custo da educação.
Segundo o GEM 2019, os governos respondem por 79% do total de gastos com educação no mundo, enquanto as famílias contribuem com 21%, em média. Dados do Instituto …