Postagens

Mostrando postagens de Julho 2, 2016

FRANCISCO E AS DORES DO MUNDO

Imagem
Padre Geovane Saraiva* A redenção é a grande obra salvífica de Deus, que, em sua indescritível bondade, ternura e mistério de amor, fazendo-se homem, quis e quer eternizar a criatura humana, restaurando-a e reconciliando-a consigo. É dentro desse contexto que a Igreja comemora São Pedro e São Paulo, duas pessoas profundamente marcadas pela graça de Deus, que, para os seguidores de Jesus de Nazaré, no decorrer dos séculos, foram imprescindíveis, ao marcar e personificar a Igreja, de um modo ininterrupto, em toda a sua história. De imediato, compreenderam que o Reino de Deus, anunciado por seu Mestre e Senhor, tem características bem definidas e próprias: o serviço da justiça e a caridade para com os irmãos. A ilusão de um poder messiânico, de um Messias triunfalista, conquistador e guerreiro, que logo iria restaurar o poder temporal em Israel, com certeza, compreendida como fora de cogitações.
Olhamos, com carinho, para Pedro e Paulo, homens da Igreja iniciante, tendo por base o resto,…

ÓLEO DE PEROBA

Imagem
Grecianny Carvalho Cordeiro* Óleo de Peroba. Item em falta nos supermercados de Brasília. Item que já começa a faltar nos demais supermercados do país.  Brasília. Capital federal. Capital política do país. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados e Senado Federal. Representantes eleitos democraticamente pelo povo, encarregados de legislar a favor do Brasil e dos interesses do povo brasileiro. Essa última parte foi totalmente suprimida. Aliás, há muito tempo, somente agora podendo ser nitidamente comprovada de forma clara como a luz do sol.
O papel do Congresso Nacional agora é criar uma legislação capaz de blindá-los e protegê-los da operação Lava Jato e de tantas outras em que seus membros estão envolvidos. A pressa é grande. O recesso de aproxima. É preciso desengavetar os projetos de lei capazes de proteger os corruptos e corruptores, escondendo tudo debaixo dos tapetes verde e azul. É hora de todos os partidos se unirem, da esquerda, da direita, do centro. Essa união é imprescindí…

Tipos de inflação

Imagem
Gonzaga Mota*
A literatura econômica brasileira, talvez em virtude da convivência da economia nacional com o problema, tem sido relativamente pródiga no que diz respeito a determinadas situações inflacionárias(custo, demanda, setorial, importada, reprimida, corretiva, etc). Vale comentar, resumidamente, as chamadas inflação reprimida e corretiva. A primeira pode ser entendida quando fatores artificiais no mercado, como tabelamentos ou subsídios, força a fixação de preços abaixo daqueles que seriam praticados, considerando-se a interação da oferta e da procura. Fenômenos dessa natureza podem ser observados quando o Governo pretendeu, em última análise, ampliar seus benefícios à população, via redução de preços, mesmo ocorrendo o risco de favorecer o surgimento de efeitos colaterais negativos, tais como o desestímulo à produção, em consequência de um tabelamento inadequado, ou então a execução da atividade em níveis de baixa produtividade, decorrente de uma política inadequada de subsíd…

Mais Visitadas

As dores da humanidade

Tudo começa com o caderno de caligrafia

14 etnias não têm seu idioma original preservado no Estado do Ceará

Adjetivando a vida

Intolerância: arma dos preconceituosos