Postagens

Mostrando postagens de Maio 21, 2018

Menino que catava lixo para sobreviver completa o doutorado em Santa Catarina

Imagem
Mesmo tendo até passado fome, ele juntou cerca de 3 mil livros achados no lixo, conseguiu bolsas e auxílios e não se rendeu aos obstáculos Dorival Gonçalves Santos Filho, 35 anos, defendeu a sua tese de doutorado em Linguística no último dia 10 de maio, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Além do próprio fato de atingir um alto grau de formação acadêmica, ele tem despertado particular admiração devido à trajetória de grandes desafios sociais e econômicos que precisou enfrentar desde a infância: ainda menino, Dorival ajudava a sustentar a família coletando resíduos em um lixão da cidade de Piedade, no Estado de São Paulo. Obrigado a abandonar os estudos durante 6 anos pela necessidade de trabalhar, ele foi aproveitando centenas e centenas de livros achados no lixo para escrever com a vida a própria história de realização. “Eu contrariei minha mãe, a enfrentei e parei de estudar depois da 8ª série. Não tinha como continuar. Chegava ao fim do dia exausto, …

Frio: temperaturas negativas; Fraiburgo registra -1°C e Urupema tem sensação térmica de -14°C

Imagem
Massa polar deixa tempo seco. Durante a tarde, presença do sol deixa as temperaturas ficam mais agradáveis. Por G1 SC

21/05/2018

Em Urupema, na Serra Catarinense, sensação térmica chegou a -14°C (Foto: Eduarda Demeneck/ NSC TV)
O ar frio influenciado pela massa de ar com origem polar segue trazendo noites e manhãs geladas no início da semana nas cidades de Santa Catarina. A segunda-feira (21) tem sol em todas as áreas com formação de geada nas áreas de baixada do Oeste.
As mínimas entre a madrugada e o amanhecer ficaram entre -1ºC a 0ºC no Oeste e Serra catarinense. Em Fraiburgo, a mínima marcada às 6h foi de -1,3°C.
Já em Urupema, a temperatura chegou a 0°C e a sensação térmica no Morro das Torres (também chamado de Morro das Antenas) foi de até -14°C, em razão do forte vento. O topo do morro fica a 1.750 metros acima do nível do mar e é um dos pontos mais altos do Sul do país.
As temperaturas também ficaram negativas nas áreas altas do Estado, como -0,4°C Caçador, -0,3°C Frei Rogéri…

O crítico

Imagem
O depoimento de um crítico de gastronomia na delegacia, depois de passar no hospital para tratar a queimadura na nuca: “O anonimato, que para tantos é um martírio, delegado, para mim é uma obrigação profissional. Sou crítico de restaurantes. Em mim o paladar e os escrúpulos se mesclam, como a carne e os legumes num bolito misto, e faço questão de não ser reconhecido nos lugares que frequento e depois recomendo ou destruo. Uso disfarces tanto para que o dono do restaurante, descobrindo minha identidade, não tente comprar uma boa cotação com favores e porções maiores quanto para que não tente revidar alguma crítica mais rigorosa derramando sopa fervendo sobre minha cabeça ou me expulsando do lugar. Minha integridade repele o suborno e meu amor-próprio refuta substâncias muito quentes na nuca. Os disfarces podem trazer inconvenientes, como a vez em que meu bigode postiço caiu numa blanquette de veau e tive que ingeri-lo, pois a alternativa seria chamar o garçom e perguntar se o chef não…

Estudantes do Ceará disputam vaga nas Olimpíadas de Astronomia, na Índia

Imagem
Encher de orgulho não apenas a família, mas todo o Brasil. Isso é o que buscam 33 estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares de oito estados, que disputam vagas para representar o Brasil em duas das mais importantes olimpíadas científicas no exterior. A Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA), sigla em inglês) e a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) de 2018. A primeira etapa do processo seletivo aconteceu depois da prova nacional da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em 2017, e foi online, com mais de 3.000 mil participantes. Já na segunda fase, as provas foram presenciais, reunindo 100 alunos em março na cidade de Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. A novidade para esse ano fica por conta da regulamentação de equipe mista para competir na 12ª Olimpíada, que acontecerá na Índia. Dentre os 100 alunos, ficaram 33, e cinco deles representarão o Brasil na 12ª IOAA, cinco irão para a 10ª …

Publicado pela Venetta, "Todos os Santos" traça um panorama da produção de genial Marcello Quintanilha

Imagem
por Guilherme Sobota - Agência estado Marcello Quintanilha tinha só 16 anos quando decidiu tomar um ônibus em Niterói em direção ao Rio. Numa pasta, alguns desenhos que ele fazia em casa, depois da escola: o destino era a editora Bloch, que publicava a Manchete, mas também vários títulos de quadrinhos. Ao mostrar o portfólio para o editor responsável, Quintanilha recebeu na mesma hora um roteiro para começar a trabalhar. Era o início de uma carreira vigorosa que ganha uma revisão (mas não só) com a publicação agora de "Todos os Santos", álbum que reúne desde páginas desses primeiros trabalhos na Bloch até algumas de suas produções mais recentes, entre diversas histórias inéditas. Além das tiras que ele publicou no jornal O Estado de S. Paulo, em 2010. Nuances "A vontade de desenhar sempre existiu", diz Quintanilha numa entrevista em São Paulo nesta semana - o autor está vivendo entre Barcelona e Paris, com visitas frequentes ao Brasil; ele veio agora divulgar o lanç…

Cannes: Filmes de qualidade, mas sem ousadia

Imagem
Poucos astros e estrelas, excessiva proximidade do Oscar. Cannes é considerada uma plataforma de filmes de arte.
Quem vai querer lançar seus filmes de Oscar em maio, quando os blockbuster do verão ocupam as salas e fazem todo o ruído? (AFP Photo)
Thierry Frémaux e Pierre Lescure estão tendo de administrar uma crise, e das grandes. Para muita gente, é a própria sobrevivência do Festival de Cannes que está em jogo. A imprensa francesa reagiu mal à premiação do júri presidido pela atriz Cate Blanchett - nenhum filme francês no Palmarès. OK, teve Jean-Luc Godard, mas ele não conta. O mais incrível - Godard vai estrear na TV, não nos cinemas. As mais duras críticas vêm dos EUA. The Hollywood Reporter, mais até que a rival Variety, decretou que o festival está decadente.

Poucos astros e estrelas, excessiva proximidade do Oscar. Cannes é considerada uma plataforma de filmes de arte. Quem vai querer lançar seus filmes de Oscar em maio, quando os blockbuster do verão ocupam as salas e fazem tod…

Mais Visitadas

Amigos e familiares relembram Patativa do Assaré em especial na TV Verdes Mares

Ednardo deve ser atração no Réveillon de Fortaleza

Campanha "Eu Te Dedico", lançada pelo Verso, incentiva declaração de amor aos livros