Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 11, 2017

Museu da Fotografia abre vagas para oficina na área do jornalismo; saiba como se inscrever

O recém-inaugurado Museu da Fotografiaoferta vagas para o workshop “Como trabalhar fotografia para o jornal”, que acontece no dia 29 de abril, das 9 ao meio-dia. Para participar, os interessados devem se inscrever no local no horário de funcionamento até o dia 23 de abril ou até esgotarem as vagas. A taxa de inscrição custa R$ 100 e deve ser paga à vista.A oficina será realizada pelo fotografo Evandro Teixeira, que trabalha no ramo há 47 anos e já cobriu acontecimentos marcantes no país, como a chegada de Castello Branco ao Forte de Copacabana durante o golpe militar de 64, a repressão ao movimento estudantil no Rio de Janeiro, além de Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.O equipamento tem realizado cursos, palestras e oficinas desde da inauguração com o objetivo de promover as técnicas e os tipos de fotografia para todos os públicos.Serviço
Workshop “Como trabalhar fotografia para o jornal”
Data: 29 de abril
Hora: 9 horas às 12 horas
Local: Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges…

Bienal: programação levará escritores para diálogo em diversos locais da Capital

Uma das grandes atrações da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará, realizada de 14 a 23 deste mês pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, com apresentação do Ministério da Cultura e do Bradesco, é a programação "Bienal Fora da Bienal". Uma das grandes atrações da XII Bienal Internacional do Livro do Ceará,espaço que acolhe a maior parte da programação da Bienal, colocando novos públicos em diálogo direto com autores consagrados.
Dentre os presentes estarão Valter Hugo Mãe, Ignácio de Loyola Brandão, Benita Prieto, Tino Freitas, além de uma roda de conversa literalmente dentro do mar com o escritor Daniel Galera e de convidados como o ator, cantor e escritor cearense Gero Camilo e escritoras como Rosalina Tavares (Cabo Verde), Brígida da Silva (Timor Leste) e Pauline Chiziane (Moçambique). Tudo em espaços tão diversos quanto a Praia do Titanzinho, a Praia da Saquarema, no Pirambu, a Praça do Ferreira, o Mucuripe…

Testes da vacina contra zika em camundongos foram bem-sucedidos

A vacina contra a zika que está sendo desenvolvida por cientistas do Instituto Evandro Chagas, em parceria com a Universidade do Texas em Galveston, nos Estados Unidos, mostrou resultados animadores em testes com camundongos, de acordo com um artigo científico publicado nesta segunda-feira, 10, pelo grupo na revista Nature Medicine.De acordo com o diretor do Instituto Evandro Chagas, o virologista Pedro Vasconcelos, que é um dos coordenadores do estudo, a vacina produzida com o vírus vivo atenuado, com apenas uma dose, foi capaz de induzir o organismo dos camundongos a produzir anticorpos neutralizantes, protegendo-os da infecção."É a primeira vez que se tem uma vacina com vírus vivo atenuado desenvolvida. Os experimentos com camundongos com mosquitos mostraram o que esperávamos: além de proteger os roedores contra uma infecção letal pelo vírus zika selvagem, ela não é capaz de infectar o Aedes aegypti - o que é muito importante para impedir que a doença seja transmitida por via …

Inep libera hoje os espelhos da correção do Enem 2016

Mariana Tokarnia - Repórter da Agência BrasilO Insituto Nacional de Estudos e Pequisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) libera hoje (11) os espelhos da correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Segundo a autarquia, os mais de 6 milhões de participantes terão acesso à correção detalhada da prova a partir das 10h, na Página do Participante.No espelho, os candidatos terão acesso à correção, saberão quanto tiraram em cada uma das competências avaliadas e poderão comparar seu desempenho com o dos demais. As provas recebem nota de 0 a 1.000. Desde o dia 18 de janeiro, os candidatos já têm acesso à nota da prova. Agora, para fins pedagógicos, terão acesso a mais detalhes da correção. Pelas regras do exame, o espelho serve apenas para que os estudantes possam saber como se saíram. Eles não podem recorrer do resultado.Os temas da redação do Enem no ano passado foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” - para quem fez o exame nos dias 5 e 6 …

A arte de rir diante da morte

Kurt Vonnegut não teve uma morte espetacular. O escritor norte-americano tinha 84 anos e faleceu, numa noite de 11 de abril, há exatos 10 anos, vitimado por lesões cerebrais provocadas por uma queda. Um acidente doméstico, infelizmente demasiado comum entre pessoas de idade mais avançada.Sair de cena assim parece mais uma piada, de alguém que não cansou de fazer troça da morte. Um ano antes da queda fatal, Vonnegut disse, em entrevista à revista Rolling Stone, que processaria a Brown & Williamson, fabricante de cigarros que tem, entre suas marcas, a Pall Mall. O escritor era um fumante compulsivo, desde a adolescência. "Bastardos mentirosos! Na embalagem, a Brown & Williamson prometeu me matar", reclamou.Veterano da Segunda Guerra Mundial, Vonnegut disse em outra entrevista, publicada na Paris Review nos anos 1970, que exigiria um funeral com pompa militar. E há ainda sua piada favorita: o desejo que, após sua morte, dissessem que o velho Kurt (um ateu convicto) esta…

Patrimônio histórico do Cedro está abandonado

Dois dias após quatro pilaretes serem quebrados na parede do Açude Cedro, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) ainda não definiu oficialmente qual medida pretende adotar para reparar os danos causados ao patrimônio histórico situado em Quixadá. A única providência foi a remoção para o piso da passarela, dos pedaços pendurados na corrente, para evitar danos às outras 70 peças maciças de pedra-sabão fixadas ao longo dos 254 metros de coroamento da barragem.A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Geovana Cartaxo, informou que hoje técnicos do órgão federal estarão inspecionando os danos ao conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico nacional. Em seguida, discutirão as soluções com representantes do Dnocs e da Prefeitura de Quixadá, como ocorreu em 2011.Funcionários dos estabelecimentos comerciais instalados no entorno da parede do açude relataram que os problemas voltaram a surgir em razão do aumento do número de…