Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 26, 2018

A inclusão de uma aluna haitiana em uma turma de alfabetização

Alfabetizar também é promover um intercâmbio cultural Por: Mara Mansani Epeline e seu lindo sorriso conquistaram a turma inteira! Crédito: Mara Mansani Vivemos uma época conturbada. O mundo passa por transformações o tempo todo, e infelizmente, parece que estamos retrocedendo em nossos avanços sociais e nas boas relações de convivência. Há intolerâncias de ordem religiosa, racial, política, de gênero, orientação sexual, etc. Ou, talvez, na verdade ainda não conquistamos de fato esses avanços. O fato é que precisamos repensar nossa forma de viver coletivamente, na busca pela paz mundial. Muitos povos não têm condições mínimas de sobrevivência, e por isso está acontecendo, mais uma vez, um grande deslocamento migratório de refugiados, por motivos diversos. A Europa é um dos destinos mais procurados, mas nosso país também vive essa realidade. Antes mesmo da chegada dos nossos irmãos venezuelanos no Acre, já acolhíamos bolivianos, haitianos e outros povos em nosso território. Aliás, essa s…

Escândalo pode deixar 2018 sem Nobel de Literatura

A Academia Sueca, responsável pelo Nobel de Literatura, afirmou nesta quarta-feira (25) que existe o risco de o prêmio não ser entregue em 2018 por causa dos escândalos envolvendo a entidade.   
Em entrevista a uma rádio da Suécia, o secretário permanente da Academia, Anders Olsson, disse que a instituição está no meio de uma "discussão" sobre a questão, porém sem dar mais detalhes.   
Ele acrescentou somente que novos esclarecimentos serão dados "em breve".   
Atualmente, apenas 12 dos 18 assentos do conselho da Academia Sueca continuam ocupados, após uma série de renúncias em meio a um escândalo que abalou a imagem da entidade.   
As divisões no interior da instituição foram evidenciadas após três membros terem entregado seus cargos por conta da não expulsão de Katarina Frostenson, acusada de revelar ao marido, o fotógrafo Jean-Claude Arnault, os nomes de ganhadores do Nobel de Literatura, violando a regra de confidencialidade.   
Ela também é suspeita de corrupç…

69° Salão de Abril inicia hoje, na Casa do Barão de Camocim

por Antonio Laudenir - Repórter Após acirramentos nos bastidores, uma edição pontualmente organizada pelos próprios artistas e indefinições, o Salão de Abril chega finalmente à 69ª edição. Hoje, a partir das 18h, nas salas e corredores da Casa do Barão de Camocim, o tradicional evento das artes plásticas do Ceará ganha um novo capítulo nessa história que completa 75 anos de estrada. A seleção das obras retrata o serviço curatorial do jornalista, fotógrafo e crítico Paulo Klein. Outros três nomes também participaram do processo: o curador e pesquisador Carlos Macêdo, a pesquisadora Paloma Santa Rosa e o educador e produtor Paulo Amoreira. Segundo balanço da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), chegou ao crivo desta equipe o contingente de 482 obras, assinadas por um total de 304 artistas. Os trabalhos ficam expostos até 26 de junho. Os nomes dos quatro vencedores serão conhecidos pelo público somente no dia 17 de maio. Em 2018, os valores destinados à premiação correspondem …

História preservada em sítios, trilhas e casarões no Maciço de Baturité

Situada em Pernambuquinho, Guaramiranga, a Fazenda Floresta mantém preservado o casarão do Século XIX. O local oferece circuito guiado ( Foto: Thiago Gadelha ) Chegando ao Maciço de Baturité, é preciso reservar dois ou três dias para desfrutar todas as atrações que a Rota do Café Verde oferece. Até porque, a prosa dos moradores é boa e o cenário pede tempo para ver detalhes e provar tantos sabores. Entre os meses de julho e agosto dá até para acompanhar a colheita feita como manda a tradição. Em Mulungu, o Sítio São Roque é parada obrigatória. Referência no cultivo do café arábica sombreado, o local oferece aos seus visitantes o contato direto com todo o processo de beneficiamento do grão, desde o plantio até a torragem e degustação. E embora tenha perdido recentemente seu grande idealizador, "Seu" Gerardo Queiroz Farias, as memórias dos tempos áureos continuam inspirando gerações. Ali é possível realizar trilhas ecológicas e conhecer de perto a fábrica de café e o casarão d…

Especialistas discutem necessidade de lei para crimes cibernéticos

Segundo o Centro de Estudos e Tratamento de Segurança do Brasil (CERT.Br), em 2017, foram registrados 833,7 mil incidentes de algum tipo de ameaça cibernética no país. As principais ameaças cibernéticas estão relacionadas a roubo de dados e fraudes. (USP Images)
O Brasil precisa de uma legislação específica para crimes cibernéticos? A pergunta foi o tema central de debate realizado nessa quarta-feira (25) no evento Brazil Cyber Defense Summit e Expo, que ocorre nesta semana em Brasília. Especialistas divergiram sobre a necessidade de normas específicas para este problema, que vem crescendo à medida que a sociedade se torna mais conectada.
Segundo o Centro de Estudos e Tratamento de Segurança do Brasil (CERT.Br), em 2017, foram registrados 833,7 mil incidentes de algum tipo de ameaça cibernética no país. No ano anterior, a soma total dos alertas havia sido de 647,1. Os casos mais comuns notificados ao CERT.Br no ano passado foram a varredura de computadores para identificar vulnerabili…