Postagens

Mostrando postagens de Junho 13, 2017

Festas juninas são reflexo da colonização católica que o Brasil teve, analisa padre

Imagem
O mês de junho traz consigo três festas que celebram alguns dos mais populares santos da Igreja Católica: Santo Antônio, em 13 de junho; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29. O padre Fernando Antônio vê nas festas um traço próprio da colonização brasileira, quando as cidades se edificavam em torno de uma igreja. À Rádio Tribuna BandNews FM ele opina, à luz da fé católica, a melhor forma de encarar as festividades. “Nós temos que dialogar com esse fenômeno das massas, das grandes aglomerações de pessoas. Nós temos que perceber que mensagem essas pessoas trazem, que buscas elas estão apresentando e anunciar o Evangelho para essas pessoas”. Tribuna do Ceará

Instituto Itaú Cultural celebra 30 anos

Imagem
Desde 1987, o Instituto Itaú Cultural configura-se como um centro de referência com a missão de inspirar e ser inspirado pela sensibilidade e criatividade das pessoas, a fim de gerar experiências transformadoras nos panoramas da arte e da cultura brasileira. Como parte das celebrações de três décadas promovendo e divulgando as produções brasileiras, no País e no exterior, foi criado o Prêmio Itaú Cultural 30 anos. O resultado foi divulgado na segunda-feira (12). A proposta do prêmio vai além das comemorações e homenagens. Durante seus anos de atuação, o instituto passou por mudanças significativas, tais como a criação de comitês para debater estruturalmente questões de cunho racial e de acessibilidade física, somando-se, mais recentemente, debates sobre questões de gênero e expressões indígenas. Assim, o prêmio tem também como propósito aprofundar e trazer à tona e tais debates. "Ao premiar esses nomes, a gente também está reiniciando esse processo de aprofundar conversas sobre …

Clientes do Banco do Brasil poderão transferir recursos e dividir contas pelo WhatsApp

Imagem
Em breve, nova funcionalidade do Banco do Brasil vai dispensar as informações de dados bancários e adotar a leitura do QR Code e a transmissão de mensagens entre telefones celulares na hora das transferências. Batizada de “Pagar ou Receber”, a nova solução permite compartilhar as informações por SMS e também por aplicativos como WhatsApp ou similares. Funciona assim: ao acessar a solução na home screen (primeira tela) do aplicativo da instituição, o cliente informa o valor, a data para recebimento e um QR Code será gerado já com os dados da agência e conta corrente. A partir daí, o responsável pela transferência pode ler a imagem na tela do smartphone ou receber a mensagem com os dados em seu aparelho celular. Para concluir a transferência, ele será levado ao ambiente seguro do app Banco do Brasil para digitar a senha da sua conta corrente e confirmar a transação. A solução permite que um mesmo evento possa ser compartilhado entre duas pessoas ou mais, o que facilita a divisão de val…

MEC aplicará pela primeira vez videoprovas em libras no Enem

Imagem
O Ministério da Educação aplicará, pela primeira vez, videoprovas traduzidas para Libras (Língua Brasileira de Sinais) no Enem 2017. Para esta edição, foram solicitadas 1.897 utilizações dessa opção de acessibilidade. O recurso foi o mais selecionado entre os participantes surdos ou com deficiência auditiva. As informações são da Agência Brasil. Outras opções de acessibilidade do Enem eram o Tradutor-Intérprete de Libras, que teve 1.489 solicitações, e o recurso de Leitura Labial, escolhido por mil pessoas. Cerca de 52 mil participantes solicitaram Atendimento Especializado para o Enem. Desses, 4.957 são deficientes auditivos e 2.184 são surdos. A videoprova foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com professores, pesquisadores e especialistas da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), entre outros. As universidades federais de Santa Catarina e Santa Mari…

Industrial Edson Queiroz é homenageado com Missa

Imagem
Um ato de fé e cheio de homenagens marcou a celebração Eucarística para o industrial Edson Queiroz, no fim da tarde de ontem, no Centro Cultural e Esportivo Sérgio Moura, localizado no Município de Cascavel, distante 62 km, de Fortaleza. A homenagem fez menção aos 35 anos do falecimento do fundador do Grupo Edson Queiroz. Estiveram presentes representantes do Grupo Edson Queiroz, moradores da cidade, além de estudantes e o Coral da Escolinha Abraço Fraterno, que emocionou o público presente com a apresentação. Para Chico Alves, conselheiro do Grupo Edson Queiroz, a homenagem é fruto do legado deixado pelo industrial, para o Município de Cascavel. "Falar dele é muito fácil, pelo que ele fez e deixou. Era um homem de visão extraordinária e pensava no futuro. Para nós, ele é sinônimo de progresso e empreendedorismo. Toda essa dedicação à nossa cidade de Cascavel da parte dele foi uma forma de retribuir seu povo", destaca. O engenheiro e ex-colaborador do Grupo Edson Queiroz, O…

Casa onde viveu Rachel de Queiroz inspira grupo na Capital

Imagem
A Casa dos Benjamins resiste ao tempo. Ela resiste, principalmente, à ausência de projetos de preservação. Tombada desde 2009 no âmbito municipal, a construção fica na rua Antônio Ivo, número 290, no bairro Henrique Jorge. Foi ali onde a escritora Rachel de Queiroz viveu ao lado dos pais, casou com José Auto e onde escreveu O Quinze, uma de suas grandes obras. O nome carinhoso dado ao espaço é uma referência aos quatro centenários pés de benjamins que moram na frente da casa. Um grupo de pessoas quer resguardar o local e transformá-lo em um espaço de difusão cultural para a Cidade e, principalmente, para a comunidade do entorno. Formado por 15 pessoas, o Grupo Casa dos Benjamins surgiu em março deste ano e realizou o quarto encontro no sábado passado, na Praça dos Leões. O local escolhido não foi à toa. O equipamento é endereço de uma estátua de bronze da escritora desde o ano de 2005. “Ela e o pai construíram a casa, a mãe plantou os quatro benjamins. Lá, ela escreveu três livros, i…

Não o coloque de cabeça para baixo! Superstições e Santo Antônio de Pádua

Imagem
(ACI).- Neste dia 13 de junho é celebrada a festa de Santo Antônio de Pádua, que por tradição é invocado para pedir um bom marido ou esposa. Entretanto, também há pessoas que atribuem à sua imagem poderes que não tem. Se você é dessas pessoas que colocam “de cabeça para baixo” qualquer imagem deste santo como uma maneira de obrigá-lo a arrumar-lhe um noivo ou noiva; se realizar ofertas com 13 moedas no dia de sua festa; se escreve cartas detalhando as qualidades que quer para seu futuro cônjuge ou outros rituais parecidos; deve saber que está caindo na superstição e possivelmente em idolatria. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) no número 2.111 explica que a superstição é “um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias”, como são as orações ou os sacramentais. Santo Tomás de Aquino assinala…

Nobel da Paz lança no Brasil campanha global pelo fim do trabalho infantil

Imagem
Andreia Verdelio – Repórter da Agência Brasil Trabalho infantil em feiras livres em Quipapá (PE)Arquivo/Reprodução/Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos No Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado hoje (12), o indiano Kailash Satyarthi, prêmio Nobel da Paz de 2014, lançou em Brasília a campanha 100 Milhões por 100 Milhões, contra o trabalho infantil e toda forma de exclusão de crianças e adolescentes. O objetivo é mobilizar 100 milhões de pessoas, estimulando especialmente os jovens, a lutar pelos direitos de crianças em situação de vulnerabilidade. “O aspecto mais importante é que a campanha seja dirigida pelos jovens. Queremos engajar no mínimo 100 milhões de crianças e adolescentes que possam ser a voz das que são desfavorecidas. Então, a partir de internet, os jovens podem pedir aos governantes que invistam em educação e no desenvolvimento social. E, também, usar as mídias sociais para desafiar as empresas que usam o trabalho infantil na sua cadeia de produção”…

Mais Visitadas

Alagoano que dirigiu filme que teve cenas gravadas em Penedo toma posse na ABL

Literatura e cinema ajudaram a tornar Notre-Dame conhecida no mundo

Principal nome da literatura feita para crianças no Ceará, Horácio Dídimo, morto em 2018, pode ser homenageado em Dia Estadual da Literatura Infantil

Herança do governo golpista

Catedral de Notre-Dame, em Paris, sofre incêndio na tarde desta segunda-feira