Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 29, 2016

Praça São Pedro: posto de saúde para pobres

Imagem
29/02/2016 - 10:49 Depois das duchas e da barbearia, a colunata da Praça São Pedro hospeda mais uma estrutura dedicada aos pobres do bairro: um posto de saúde.

“Agradecemos o Papa Francisco, que quis abrir este ambulatório médico, dando mais um sinal concreto às pessoas sem moradia ou com dificuldades”, diz, em nota, Lucia Ercoli, diretora da associação ‘Medicina Solidária’, que com médicos e enfermeiros do Fundo de Assistência do Vaticano e da Clínica Universitária de Tor Vergata, organizou a iniciativa.

“Todos aceitaram com grande paixão este novo desafio, que une o trabalho feito nos últimos anos nas periferias ao coração do cristianismo”, prossegue Lucia.

A Associação já atua nos bairros romanos de Tor Bella Monaca, Tor Marancia, Montagnola e Regina Coeli.

“Acolhemos o convite do Esmoleiro do Papa (Dom Konrad Krajewski, ndr) a atender o desejo do Papa e garantir consultas médicas e terapias para quem não poderia enfrentar seus custos”.

Segundo a Dra. Ercoli, “há ainda muito trabalho a…

MESTRADO: CEMITÉRIOS, EXTRAÇÃO DE AREIA E AGROTÓXICOS SÃO TEMA DE PESQUISAS

Imagem

ALÍVIO NA CONTA DE LUZ NÃO DEVE IMPEDIR ESTOURO DA META DA INFLAÇÃO EM 2016

Imagem
domtotal.com Para 2016, as previsões de IPCA continuam acima do teto da meta, de 6,5%. A redução de 6% a 6,5% estimada pelo governo para a conta de luz em abril, quando deixará de vigorar a cobrança extra na tarifa de energia elétrica, deverá trazer alívio à inflação oficial no mês, segundo analistas consultados pelo Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que estão refazendo suas estimativas para a inflação de abril. No entanto, para 2016, as previsões de IPCA continuam acima do teto da meta, de 6,5%.
Para o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, a atual projeção de inflação do governo, de 7,1%, pode ser reduzida. "O ministro de Minas e Energia colocou um dado importante, que é a expectativa de mudança da bandeira tarifária com redução de preços a partir de abril", disse Barbosa, durante o primeiro dia do encontro financeiro das 20 maiores economias do mundo, o G-20.
Com o fim da cobrança, o sistema tarifário terá cor verde a partir do dia 1º de abril. O fim da cob…

ÁUSTRIA ACUSA GRÉCIA DE 'AGÊNCIA DE VIAGENS'

Imagem
domtotal.com País encaminha os requerentes de asilo para outros destinos europeus, em vez de acolhê-los. Em 2015 alcançaram as costas gregas a partir da Turquia cerca de 851 mil migrantes e refugiados. O chanceler da Áustria, Werner Fayman, acusou neste domingo (28) a Grécia de se comportar "como uma agência de viagens", por encaminhar os requerentes de asilo para outros destinos europeus, em vez de acolhê-los no país.
"Eu não compreendo a política dos gregos. É inaceitável que a Grécia atue como uma agência de viagens", que encaminha os refugiados para outros destinos europeus, criticou Werner Faymann ao jornal diário Österreich. O chanceler acrescentou que a Grécia recebeu no ano passado 11 mil requerentes de asilo e a Áustria, 90 mil.
O desentendimento entre Viena e Atenas intensificou-se depois de a Áustria ter definido, há cerca de uma semana, cotas para imigrantes que pretendam entrar em seu território, imitando os seus vizinhos nos Balcãs, o que criou um garg…

LIÇÕES DE TOLSTÓI

Imagem
domtotal.com Em ‘Guerra e paz’ o escritor nos ensina como a humanidade vai deixando para trás o seu pior Por Mario Vargas Llosa* ‘Guerra e Paz’ é um mural épico sobre como o povo russo rechaçou Bonaparte, “o inimigo da humanidade”. Li Guerra e Paz pela primeira vez há meio século, em um volume único da Pléiade, durante as minhas primeiras férias remuneradas pela Agência France Presse, em Perros-Guirec. Estava escrevendo naquele período o meu primeiro romance, e vivia obcecado com a ideia de que, diferentemente do que ocorre com outros gêneros literários, a quantidade, no romance, era um ingrediente essencial da qualidade; de que os grandes romances costumavam ser também romances grandes –longos— porque abrangiam tantos aspectos da realidade que davam a sensação de expressar a totalidade da experiência humana. O romance de Tolstói parecia confirmar milimetricamente essa teoria. A partir de um começo frívolo e mundano naqueles salões elegantes de São Petersburgo e de Moscou, com aqueles …

CONSUMISMO VORAZ

Imagem
domtotal.com O planeta não suporta mais o padrão de consumo avassalador de 20% da população mundial. Por Marcus Eduardo de Oliveira* O planeta dá sinais de esgotamento, pelos atuais níveis de produção e consumo expansivos. Com um padrão de consumo avassalador, alimentado pela voracidade consumista de 20% da população mundial (1,4 bilhão de pessoas) residente nas sociedades mais abastadas, o Planeta Terra apresenta sinais de completo esgotamento, não suportando os atuais níveis de produção e consumo expansivos. Não por acaso, 10% da terra fértil do planeta já se transformou em deserto. Por ano, são perdidos 7 milhões de hectares. Simplesmente, 60% dos principais serviços ecossistêmicos estão deteriorados. Nos últimos 50 anos houve uma perda de 35% dos manguezais, 40% das florestas, 50% das áreas alagadas. Atualmente, os estoques de peixes estão 80% menores e a área cultivada de todo o Planeta cobriu 25% da superfície da Terra. Para reverter esse quadro é urgentemente necessário (re)orga…

RUMO A UMA ERA DIGITAL OBSCURA

Imagem
domtotal.com Boa parte da informação gerada nesta era será inacessível para as gerações futuras Por Miguel Ángel Criado* O ‘homo digitalis’ joga online, publica selfies no Facebook e compartilha suas paixões no Twitter. Nas poucas décadas que a humanidade leva imersa na era digital ela criou dados suficientes para encher a memória de tantos iPads que, empilhados, quase chegariam à lua. O ritmo de criação de informação é tal que, segundo um estudo da corporação EMC e a consultora IDC, dobra a cada dois anos. Antes que a década acabe, existirão 44 zetabytes de dados (um ZB é igual a um trilhão de gigabytes) e a montanha de tablets terá ido e voltado ao satélite mais de três vezes. O paradoxal é que boa parte dessa informação se perderá para as gerações futuras. O vice-presidente da Google e um dos pais da internet, Vinton Cerf, alertou em uma conferência da Associação Norte-Americana para o Avanço da Ciência dias atrás sobre o perigo de que o criado por esta geração quase não deixe vestí…

Mais Visitadas

Deus eleva os humildes

Reitoria da UECE apoia manifestações em defesa da educação brasileira e das universidades públicas

Campus Party 2018 vendeu 30% a mais de ingressos que edição anterior

VIVENDO E APRENDENDO

Maureen Bisilliat se reencontra com o seu sertão e o de Euclides da Cunha na Flip